27/06/2012

Leitura para as Férias...


Embora as vossas férias tenham chegado não vos queremos deixar...sem algumas sugestões de leitura. Aqui fica a primeira. Escolhemos um livro acabadinho de ser publicado pela  Editora, da nossa amiga Isabel Minhós Martins, A Planeta Tangerina.
Em breve daremos outras sugestões...está atento!
 
O Caderno Vermelho da Rapariga Karateca é a estreia de uma nova autora, Ana Pessoa, 29 anos, tradutora em Bruxelas e vencedora — precisamente com este texto — da última edição do Prémio Branquinho da Fonseca – Expresso/ Gulbenkian, na Modalidade Juvenil.
 
N não é uma menina, é karateca.
(N é a segunda letra do seu nome.)
N tem 14 anos, quase 15, e o seu maior sonho é ser cinturão negro e beijar o Raul.
N gosta de escrever, mas prefere lutar com o Raul.
(Escrever é uma seca.)
Isto não é um diário. Não tem chave, não tem segredos.
(Sim, tem segredos.) Também tem vontade própria, páginas movediças, palavras como «diarreia» e «romântico» e personagens como a bruxa má que quer aprender a ser boa e a mosca que não sabia quem era.
Isto é o Caderno Vermelho da Rapariga Karateca. O objeto preferido de N, um animal de estimação, uma personagem, uma pessoa de verdade.
(O que é a verdade?)
 
Breve Biografia sobre a  jovem escritora Ana Pessoa:
 
 Nasceu em Lisboa em 1982 e começou a escrever histórias aos 10 anos. Os seus textos eram fotocopiados e distribuídos pela turma. Publicou o seu primeiro conto aos 13 na revista do Clube Juvenil Verbo. Quando era adolescente, era muito mais alta do que os rapazes e as raparigas da sua turma, porque comia muitos cornetos de morango e jogava vólei na praia de Carcavelos. Também fazia Karaté e escrevia diários. Nessa época, prometeu a si mesma que nunca iria ser como as pessoas adultas, mas não cumpriu essa promessa. Estudou Línguas e Literaturas Modernas (Estudos Portugueses e Alemães) na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Saiu de Portugal aos 22 anos para fazer um estágio de 6 meses e nunca mais voltou, para desgosto dos seus pais. Trabalhou como professora na Alemanha e depois como tradutora no Luxemburgo e em Bruxelas, onde ainda vive com o Henrique, seu marido e primeiro leitor. Publica regularmente no blogue Belgavista (clicar aqui com força: www.belgavista.blogspot.com).
in: http://planeta-tangerina.blogspot.pt/

13/06/2012

Venha ao nosso Arraial!




Agrupamento de Escolas de Tortosendo
ARRAIAL – 15 de junho

Se puder compre previamente, ou peça para comprar, junto à professora (Amélia Vaz) as suas senhas!
No entanto as senhas serão também vendidas no próprio dia durante o arraial!
Se comprar antecipadamente, evita estar na fila das senhas e facilita a vida de todos …E se possível traga o dinheiro certo por favor!

1 Dose – 5 Euros
 
Menu Carne
Pão/Caldo verde/Porco no espeto/arroz de feijão ou batata cozida/salada
ou
Menu Peixe
Pão/Caldo verde/Sardinhas /arroz de feijão ou batata cozida/salada


CONTAMOS CONSIGO!
Obrigada

A Organização


Nota: O Arraial está aberto para todas as pessoas da COMUNIDADE

Abelha para concurso!!!


 BEE POWER!! 
MAKE HONEY NOT WAR!!
Abelha que foi integrar o jardim do mel de Proença-a-Nova!!Decorada pelas professoras Graça Morão e Cristina Paulo Rato!

VISITA A EXPOSIÇÃO...VULCANISMO E SISMOLOGIA

Exposição de Ciências Naturais de 7ºano! Parabéns aos alunos que elaboraram estes trabalhos!
 Visita o Facebook da Biblioteca para veres todas as fotos!!!
Licença Creative Commons
O trabalho Blogue das Bibliotecas de Tortosendo foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Portugal.