30/11/2012

Dia internacional da Pessoa com Deficiência - 3 de dezembro

2ª feira celebra-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência...e porque  "Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças" (Mantoan), a equipa das Bibliotecas do Agrupamento de Escolas do Tortosendo, em parceria com os Serviços Especializados de Educação especial, resolveram chamar a atenção para o simbolismo deste dia entregando um singelo marcador de livros, com uma frase sobre "a diferença" a todas as turmas da EB 2/3...
Aproveitamos também para aqui divulgar um livro "O Som das Cores",que contamos ter em breve nas nossas bibliotecas e o trailer de um  filme brasileiro "Colegas" sobre as aventuras de três jovens com Trissomia 21, lembramos também um célebre cantor invisual!
Para saberes mais sobre este dia e alguns famosos portadores de deficiência visita AQUI, o Blogue da Educação Especial do nosso Agrupamento!



O Som das Cores




ANDREA BOCELLI



" COLEGAS"



27/11/2012

Atividade - Atelier Contos de Natal!


Clube Leitores Vivos
Vem divertir-te! 
O Clube Leitores Vivos está a organizar um Atelier de Contos de Natal, vem ter connosco às quintas-feiras pela 13:10 até à 13:55, a partir do dia 22 de novembro. Contamos contigo!

26/11/2012

Lembrar o Thanksgiving...

Embora atrasados, queremos lembrar esta data tão importante para os Americanos, devíamos ter disponibilizado este trabalho, realizado pela nossa colaboradora de Inglês, a professora Fátima Ribeiro,  a semana passada...mas por problemas "técnicos" não foi possível, apenas o enviámos por correio eletrónico!

23/11/2012

Dia Mundial da Bolota - Vamos Florestar Portugal!

 

















Os alunos do 8º ano, na disciplina de Ciências, estão hoje a entregar bolotas a todos os professores, alunos e funcionários da EB 2/3, celebrando deste modo o Dia Mundial da Bolota. Este dia serve para lembrarmos a necessidade da preservação da Floresta Autóctone!Se queres saber mais sobre o projeto... CLICA NA BOLOTA!



22/11/2012

FEIRA DE MINERAIS PROMOVIDA PELO GRUPO DE CIÊNCIAS



Temos mais uma edição da Feira de Minerais: 22 e 23 de novembro, hoje (5ªf) e 6ª feira ...na Biblioteca da nossa escola.

Apareçam para ver as novidades!!
 O Grupo de Ciências

Dia da Padroeira da Música



Aconteceu  hoje, Dia da Padroeira da Música, Santa Cecília, durante o intervalo da manhã, a primeira atuação, deste ano, do Clube da Voz do Tortosendo. Este clube, que não para de nos surpreender, brindou-nos com a apresentação do tema “ We are the World” que foi composta por Michael Jackson e Lionel Richie. Este tema foi gravado, por primeira vez, em janeiro de 1985 por 45 dos maiores nomes da música norte-americana e se-se tornou célebre no projeto de solidariedade conhecido como USA for Africa. Ficámos com vontade de ouvir mais vezes este clube a atuar!


21/11/2012

Sessão de Apresentação do Windows 8





















Decorreu ontem, na sala de convívio dos alunos, da EB 2/3, uma sessão de apresentação do Windows 8, cujo formador foi o colega João Pires. Participaram nesta sessão 25 pessoas.

20/11/2012

Aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança...


A 20 de Novembro de 1989 foi adotada a Convenção sobre os Direitos da Criança pela Assembleia Geral das Nações Unidas. A editora OQO assinalou a data chamando a atenção para um dos títulos por eles publicados em 2009, que nos fazem "hesitar" na classificação cabal de “livro infantil”: Fumo, de Antón Fortes e Joana Concejo, "sobre o horror dos campos de concentração nazis. Para lembrar e não deixar que palavras bonitas se esvaiam em fumo..."
Disponível na nossa Biblioteca!

15/11/2012

O Hastear da Bandeira do Eco-Escolas


 
Hasteámos a bandeira Eco-Escolas no dia do Magusto, dia 12 deste mês!
Tivemos a presença do Sr Vereador da cultura da CM da Covilhã - que é nossa parceira neste projeto.
Ouvimos também cantar o nosso hino Eco-Escolas!


As coordenadoras do Projeto Eco-Escolas:

Marina Calheiros e Cristina Alves Pereira

14/11/2012

Novembro - Mês do Não Fumador/ Mês do Cancro do Pulmão



PULMONALE

DIRIGE-TE À BIBLIOTECA PARA PARTICIPARES...
ou responde a este post!


Atividades da responsabilidade da Professora Colaboradora Cristina Caria









08/11/2012

Aniversário de Bram Stoker




Nesta quinta-feira, dia 08 de novembro, o Google resolveu lançar um doodle para homenagear o nascimento,há  165 anos, de Bram Stoker.
Bram Stoker, foi um escritor irlandês bastante conhecido por ter escrito o livro “Drácula”. O escritor nasceu na cidade de Dublin, no dia 8 de novembro de 1847.
Bram Stoker mostrou talento para a literatura desde a adolescência. Com apenas 16 anos, ele escreveu o seu primeiro ensaio. Em 1870 o escritor formou -se no curso de Matemática e cinco anos mais tarde obteve o mestrado. No ano de 1878 Bram Stoker casou-se com Florence Balcombe e  mudou-se para Londres, onde trabalhou durante 27 anos na Companhia Teatral Irving Lyceum.
Durante o período que permaneceu na Companhia Teatral, Bram Stoker começou a escrever romances. Pouco antes de escrever o seu famoso livro “Drácula”, o escritor passou vários anos pesquisando sobre o folclore europeu  e sobre histórias mitológicas de vampiros.
O romance Drácula foi publicado no dia 26 de maio de 1897.
Após sofrer vários derrames cerebrais, Bram Stoker acabou por falecer em Londres, aos 64 anos. Após o falecimento, o escritor foi cremado e suas cinzas estão numa urna no Crematório Golders Green, em Londres.
No ano de 1992 foi lançado o filme Drácula de Bram Stoker. O filme teve como estelas  Gary Oldman, Winona Ryder, Keanu Reeves e Anthony Hopkins. No ano de 1993 o filme conquistou 3 Oscars (de Melhor Efeito Sonoro, Melhor Figurino e Melhor Maquilhagem).
(Texto adaptado do google)