28/02/2013

Concurso Nacional de Leitura – Fase Distrital na Casa de Espetáculos e da Cultura da Sertã



Os alunos apurados, entre os 97 participantes na fase escola do Concurso Nacional de Leitura foram : Maria Fiadeiro Machado do 8º C; Raquel Guerra do 9ºC  e José Pedro Simões do 9B.
A fase distrital de Castelo Branco do Concurso Nacional de Leitura decorre este ano na Sertã, na Casa de Espetáculos e da Cultura, no dia 12 de abril, a partir das 14.30.
As obras selecionadas  para esta fase do concurso foram:
·  3.º ciclo – Os sonhadores, de António Mota
·  Secundário – Jesus Cristo bebia cerveja, de Afonso Cruz
Como neste dia decorrem os testes intermédios de Matemática para o 9º ano e dois dos nossos alunos apurados frequentam este ano de escolaridade só partiremos da escola após o término desta prova!

"ACHIMPA" - Melhor Livro de Literatura Infantil 2013


Parabéns à Catarina Sobral e ao seu livro Achimpa bem como à Orfeu Mini pelo Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) na categoria de Melhor Livro de Literatura Infanto-Juvenil 2013!

Aqui fica o Book Trailer do Livro que contamos ter em breve!
Destacamos também os Autores José Luís Peixoto, MELHOR LIVRO DE POESIA, "A CRIANÇA EM RUÍNA"  e Miguel Real, MELHOR LIVRO DE FICÇÃO NARRATIVA,"O FEITIÇO DA ÍNDIA". 








22/02/2013

Concurso Covilhã a Ler+





No dia 21 de fevereiro de 2013, as alunas Ana Margarida e Júlia Britto do 6ºC e Ana Patrícia Colaço do 6ºD , após terem sido as vencedoras, na fase escola, entre todos os alunos do 5º e 6ºano da EB 2/3 do Tortosendo, participaram na final da 1ª edição do Concurso de Leitura Concelhio Covilhã aLeR+, que decorreu na Biblioteca Municipal da Covilhã.
Este concurso, organizado pelo Agrupamento de Escolas Lã e Neve/ Biblioteca Escolar e Câmara Municipal/ Biblioteca Municipal, consistia numa prova escrita que tinha por base as obras "Rusty, a raposinha ferida" de Tina Nolan e "O planeta branco" de Miguel Sousa Tavares.
Nesta final, participaram 15 alunos do concelho da Covilhã de 5º e 6º anos, dos quais cinco (três do Agrupamento organizador e duas alunas do nosso Agrupamento) realizaram a prova oral, perante um júri, composto por 3 elementos, Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Chefe da Divisão de Cultura da Câmara Municipal  e responsavel pela Biblioteca Municipal. 
Apesar das nossas alunas terem tentado dar o seu melhor, foram nesta fase traídas pelos nervos causados por uma prova oral e pública. Os justos vencedores foram os alunos do Agrupamento de Escolas Lã e Neve.

17/02/2013

ONE BILLION RISING no TORTOSENDO


Atividade Mundial de sensibilização sobre a Violência nas Mulheres. Com a participação de Alunos, Professores, Assistentes Operacionais da EB 2/3 do Tortosendo e Alunos e Educadora e Assistente Operacional do JI "Os Loureiros". Tivemos ainda a participação especial dos  Idosos e da Animadora do Centro de Apoio à 3ª Idade do Tortosendo! Fomos treinados pelo professor Filipe Ferreira!

15/02/2013

Final Concelhia Covilhã aLer+


As provas finais que irão determinar quais os vencedores do Concurso de Leitura Concelhio "Covilhã aLeR+" aproximam-se!

No próximo dia 21 de fevereiro, na Biblioteca Municipal da Covilhã decorrerá, durante a manhã, a semi-final, com realização da prova escrita. À tarde, os candidatos apurados na semi-final prestarão prova oral, em sessão pública, aberta à comunidade.

Em breve divulgaremos, neste blogue, o Programa das atividades.

07/02/2013

Atividade - Dia Contra a Violência nas Mulheres


A nossa escola e o resto do mundo, vai participar numa dança global, cujo objetivo é juntar um bilião de pessoas assinalando o Dia de Luta Contra a Violência nas Mulheres e Raparigas (mutilação genital praticada por algumas tribos africanas, violações em grupo na India, ...)

A atividade vai decorrer no próximo dia 14 de fevereiro, quinta-feira, pelas 10:10 no espaço exterior da nossa escola.

Os nossos PTs (Filipe, Paulina, Pedro, Conceição e Paiva), vão ajudar-nos a ensaiar, podes começar a treinar, basta ver este vídeo e treinar. Vamos fazer a diferença!

Obrigada

A coordenadora de projetos

Amélia Vaz

06/02/2013

E chegaram os Crepes...

As professores e os elementos do Clube Galiamania preparam a "loja" para a oferta dos crepes!

E a procura é muita...

Concretização da atividade " Le Chandeleur", divulgada na postagem anterior!

04/02/2013

Pinta tu España





No âmbito do Concurso intitulado "Pinta a tua Espanha", promovido pela "Consejería de Educación" da Embaixada de Espanha em Portugal, alguns alunos de Espanhol desta escola do 7 e 8º ano, Inês Gomes, Rui Matos, Luís Ferreira, Sabrina Pontífice, Andreia Ferreira, Margarida Soares, Alexandra Serra e Érica Ferreira, criaram cartazes alusivos ao tema "Uma viagem cultural a Espanha", respeitando as regras requeridas: papel A3, utilizando diversas técnicas a cores: guache, aguarela, lápis ou imagens recorrendo às novas tecnologias. Os alunos que participam neste concurso já entregaram à professora de espanhol, o seu cartaz, pois a data limite de entrega na Embaixada de Espanha, em Lisboa, é dia 6 de Fevereiro. Aguardamos ansiosos pelo resultado do concurso!
Os prémios a atribuir contemplarão os alunos e a escola, cabendo essa decisão ao júri designado pelo Departamento de Educação da Embaixada de Espanha em Lisboa, podendo ser consultado o seu Regulamento em   www.educacion.es/portugal.





A professora de Espanhol

Gabriela Baptista





02/02/2013

LA CHANDELEUR

Festeja-se hoje, 2 de Fevereiro, em França a festa das candeias, la Chandeleur. A tradição, de origem religiosa, transformou-se hoje num alegre convívio familiar à vota do famoso crepe francês. Os Franceses têm centenas de histórias ligadas aos crepes, que surgiram no tempo dos romanos, passaram pela época dos primeiros cristãos e resistiram inalterados na sua forma e composição até os tempos modernos. Em torno deles existem engraçadas superstições. Uma delas é tentar jogá-lo para o ar, segurando a frigideira apenas com uma das mãos, mantendo a outra ocupada com uma moeda de ouro. Se cair certinho, serão garantidas ao felizardo equilibrista melhores oportunidades e riqueza. Em muitas regiões os camponeses tinham o costume de deixar um crepe aberto na cozinha para atrair sorte e afastar o fantasma da fome. É que os crepes, pelo seu formato e cor, lembravam as moedas de ouro usadas na época, os famosos "luíses", cuja denominação se referia aos diversos reis com o nome "Luís" que a França conheceu. Não tendo um "luís" real, tinham o crepe. Também há quem diga que o formato e a cor do crepe lembram o sol e a luz que se festeja nesse dia. Nas igrejas, as tochas são substituidas por círios benzidos que são mantidos acesos para afastar o mal, as trovoadas, a morte... e proteger as sementeiras.
A Responsavel pelo clube Galiamania, professora Rogélia Proença,  informa: 
Na próxima semana, dia 5, faremos os crepes e na 4a feira, dia 6, vamos, no intervalo da manhã às 10.10 oferecer/ vender os crepes feitos e recheados com chocolate, mel, compotas... Os alunos estarão vestidos de acordo com as personagens da aldeia gaulesa, pois também se aproxima o Carnaval... Montaremos uma espécie de mercado entre os pavilhões A e B... Esta é uma atividade do clube Gáliamania e dos alunos de Francês de 8ºA, 7º B e C. Eis o link da notícia em francês no blogue... 
 http://galiamania.blogspot.pt/
Licença Creative Commons
O trabalho Blogue das Bibliotecas de Tortosendo foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Portugal.