20/02/2014

Convite para a Semana da Leitura

Convite aos Pais e Encarregados de Educação

O Plano Nacional de Leitura propôs a todas as escolas que organizassem actividades educativas para comemorar a Semana da Leitura 2014 que irá decorrer de 10 a 14 de Março nas nossas escolas.

A nossa escola aderiu uma vez mais a esta iniciativa, destinada a celebrar e incentivar o prazer de ler entre crianças e jovens.

Iremos realizar várias actividades e gostaríamos de poder contar com a participação das famílias e de amigos que tenham disponibilidade para vir à escola. As atividades genéricas são as seguintes:

• Encontros com escritores/ilustradores
• Dramatizações de episódios/histórias
• Exposições de trabalhos
• Apresentação de leituras pelos alunos/membros da comunidade

   Mais perto da data consulte os nossos Blogues e Facebook para saber o programa:


Sugerimos desde já que no dia 14, pelas 18 horas venha tomar um chá connosco, à Biblioteca da EB 2/3 e assistir à apresentação da trilogia poética da professora Rogélia Proença e às leituras feitas pelos alunos do Clube dos Leitores Vivos.

Gostaríamos também de poder contar convosco para:
• Lerem com o vosso filho uma pequena história, um poema ou um trecho de um livro clássico de que ambos gostem (durante 5 a 10 minutos)
ou
• Apresentarem às crianças um livro que achem apropriado ou contarem uma história com o apoio de um livro (durante 5 a 10 minutos)
• Lerem um texto fornecido por nós com sotaque/dialeto de alguma região Portuguesa ou de algum país de Língua portuguesa
• Ler numa língua estrangeira

Caso algum elemento da família ou amigo possa participar, gostaríamos que preenchessem a ficha e a devolvessem ao professor de LPO ou ao Diretor de Turma, até ao dia 6 de Março.



18/02/2014

Fase Distrital do CNL dia 23 de abril de 2014 na Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova


Obra escolhida para o 3º Ciclo - "A Bibliotecária de Auschwitz" 
O autor de "A Bibliotecária de Auschwitz", António Iturbe, disse à Lusa que este romance, assente numa história verdadeira, "ajuda a relativizar os problemas do quotidiano" e a enfrentar "a falta de ânimo que se abateu sobre a Europa".
     O romance conta a história de uma menina de 14 anos, Dita Kraus, que, no campo de concentração nazi de Auschwitz, velou por oito livros como “o maior dos tesouros”, disse o escritor à Lusa.
     Na segunda-feira, Dia Internacional da Memória do Holocausto, celebra-se o 68.º aniversário da libertação, pelas tropas aliadas, deste campo de extermínio, na Polónia, um dia “particularmente saudado” por Dita Kraus, atualmente com 84 anos, e que “arriscou a vida para manter viva a magia dos livros, tendo conseguido esconder dos nazis durante anos aquela pequena biblioteca”.
     "Gente como Dita, no sítio mais horroroso do mundo, manteve sempre alta a esperança e o ânimo, não se deixando abater, apesar de os nazis, como criminosos inteligentes, antes de liquidarem os corpos, matavam as almas, tentavam torná-los gado humano".
     "A bibliotecária de Auschwitz", por outro lado, segundo o seu autor, salienta-nos "a importância de investir nas escolas e esta gente fez um esforço para ter uma escola e uma biblioteca [no campo], que permitiu que aquelas crianças acreditassem num mundo melhor".
"A história, sendo triste, ajuda-nos a relativizar problemas que enfrentamos no dia-a-dia, e a enfrentar a crise que atravessamos e a falta de ânimo que se abateu sobre a Europa, nomeadamente em Espanha e Portugal", destacou o autor, em declarações à Lusa.
     Dita sobreviveu, casou com o escritor Otto Kraus, em 1947, dois anos depois de ter sido libertada do campo de concentração de Bergen-Belsem, para onde fora transferida em 1944, “vive atualmente em Israel, onde passou a residir desde 1950, e tem uma memória fresca”, contou o escritor.
     Antonio Iturbe fazia uma investigação sobre o campo de extermínio Auschwitz-Birkenau, quando descobriu que existia o campo familiar, onde eram mantidos alguns agregados, "BIIb", de Auschwitz II-Birkenau, no qual havia um barracão com 500 crianças, dirigido pelo instrutor judeu Fredy Hirsh, que era “um homem atlético, perfeito, muito limpo, cuidado, dentro da pobreza, sempre elegante”, e do qual se perdeu o rasto.
     “Provavelmente não sobreviveu, foi um das dezenas de milhar mortas naquele campo de chacina e de horrores. Compilei vários dados sobre ele. Dita explicou algumas coisas e reconstrui a personagem de forma literária, tendo-me servido para encarar certos valores. Mas foi real e há fotos dele”, disse.
     “Fredy Hirsh era alemão e os nazis, de certa forma, 'respeitavam-no’, foi uma personagem peculiar, um visionário e, lamentavelmente, não sobreviveu ao holocausto. Poderia ter sido alguém importante no moderno Israel”.
     Antonio G. Iturbe encontrou Dita quando procurava na Internet o livro “The painted wall”, de Otto Kraus, cuja narrativa se ambienta naquele barracão familiar de Auschwitz, e o encontrou à venda “numa página doméstica", que era gerida pela própria Dita Kraus.
     "Dita Dorachova, de seu nome de solteira, e a sua história, como todas as coisas mais importantes da vida, surgiu-me por acaso, quando me contaram que em Auschwitz-Birkenau havia um 'Bloco 31', e, neste lugar, escondia todas as noites os frágeis oito volumes. Mas nem pensei que a ‘bibliotecária’ Dita ainda fosse viva”, contou à Lusa Antonio Iturbe.
Jornalista, Iturbe começou por perspetivar uma reportagem sobre Auschwitz, depois achou que “podia dar mais” e lançou-se num ensaio. “Com cerca de cem páginas escritas, tinha muitos números, dados, fontes de informação, mas não conseguira verter no ensaio aquele sentimento que me tocava, e foi aí que decidi escrever um romance”, contou.
     “Aprendemos que o importante são os factos, mas com o passar dos anos, aprendi que os factos só por si não são o suficiente, é importante a nossa visão sobre o assunto”, realçou.
     A personagem Dita, protagonista do romance, “é um misto de Pipi das Meias Altas e, ao mesmo tempo, dotada de uma grande determinação de como escapar aos nazis". "Ela dá-nos a perspetiva de que há sempre uma esperança, uma pequena escapatória, uma luz ao fim do túnel”.
     Antonio Iturbe reconhece que a personagem é fruto da forma como olha para Dita, "uma mulher de uma grande integridade, muito enérgica - guia o seu carro, joga às cartas com as amigas, com uma curiosidade voraz e atualmente pugna pela edição no seu país natal, a República Checa, das obras do marido". "Ela continua a lutar pelos livros”, destaca o escritor.
     Iturbe, de 46 anos, é jornalista há 20, tendo sido coordenador do suplemento televisivo de El Periódico, redator da revista de cinema Fantastic Magazine. Trabalha há 17 anos na revista Qué Leer, de que é atualmente diretor. Publicou já dois romances e é autor de uma série de livros infantis, também editada em Portugal, com títulos como "O visitante noturno" e "Um dia nas corridas", protagonizada pelo Inspetor Zito.

14/02/2014

CONTRA A VIOLÊNCIA NAS MULHERES...ONE BILLION RISING!

No dia dos Namorados lembrámos uma vez mais a Violência...Apelámos à Não Violência nas Mulheres juntando-nos pelo segundo ano consecutivo à atividade mundial da "One Billion Rising. org" dando assim resposta ao desafio feito pelo Coolabora! O professor Filipe Ferreira conseguiu juntar alunos, professores e utentes do Centro de Apoio à 3ª Idade do Tortosendo, na sala de Convívio da EB 2/3, já que as condições atmosféricas não permitiam que a atividade se desenvolvesse como no ano anterior ao ar livre...Foi uma Festa!


A Biblioteca...com muito AMOR!

Neste Dia em que celebramos o AMOR...

DESTACAMOS o Vídeo...

I AM SAM - A Força do Amor

SEAN PENN e MICHELLE PFEIFFER oferecem-nos uma fantástica e admirável interpretação neste intenso e emocionante drama sobre a força do amor.

Considerado por muitos como um dos actores com maior prestígio do cinema mundial da actualidade, Sean protagoniza o papel de um pai com deficiências mentais que trava uma luta na justiça para conseguir a custódia da sua filha de 7 anos. A ajuda encontra-a numa conceituada advogada que fará de tudo para apoiar este ser indefeso que só deseja ser feliz.



E os Livros:

Tês Histórias de Amor

Este livro reúne três histórias ("O segredo da menina morta", "Romance de Lucas e Pandora" e "História do velho e da sua linda nogueira") em que o amor e a morte trocam energias.
Na primeira história, um rapaz e uma rapariga vêem o seu amor perturbado pela alma de uma menina morta. Na segunda, Lucas e Pandora, um casal de gatos, descobrem o verdadeiro nome da morte e o seu segredo mais bem guardado. Finalmente, na terceira, o velho Miséria engana a morte para poder viver eternamente com a sua linda nogueira e acaba por descobrir que, afinal, se enganou a si próprio.
Três Histórias de Amor de Álvaro Magalhães





Amor - Perfeito

Amor-Perfeito, de Babette Cole, é um álbum que recupera alguns dos temas preferidos da autora, perspectivando a questão dos afectos e da sua partilha com alguém que entra nas vidas das personagens. Assim, assistimos à forma como Amor-Perfeito, o cão de um casal que acaba de ter um filho, sofre com a falta de atenção dos seus donos, que se encontram completamente absorvidos com a chegada do bebé. Depois de falhar todas as tentativas de chamar as atenções e os carinhos sobre si, resolve partir e fazer uma série de disparates, até ser encontrado pela família que nunca o tinha esquecido.



Romeu & Julieta
A mais bela história de amor de todos os tempos


Mundialmente aclamada como a mais bela e trágica história de amor de todos os tempos, Romeu e Julieta conta a história de dois jovens apaixonados, Romeu Montéquio e Julieta Capuleto. Filhos de famílias rivais, acabam por não conseguir resistir ao ódio que os separa, mas o seu amor perdurará para além da morte.

Esta nova edição conta com uma cuidadosa tradução de Fernando Villas-Boas e com belíssimas ilustrações de João Fazenda.
Romeu & Julieta de William Shakespeare




11/02/2014

Filomena Gonçalves...uma verdadeira simpatia!

Esta obra de arte, realizada pelos professores do Clube de artes, foi oferecida à Filomena Gonçalves!

Super cativante...

Atenta enquanto lhe liam alguns finais diferentes para a sua história!
Para verem as fotos das diferentes sessões visitem o facebook da biblioteca!

04/02/2014

Convite aos Encarregados de Educação - Sessões com a atriz/escritora Filomena Gonçalves

Convidamos os Encarregados de Educação que queiram e possam estar presentes, para participar numa destas sessões a realizar na sala de convívio da EB 2/3 do Tortosendo!

Biografia da nossa Convidada:

Maria Filomena Gonçalves Pronto Moita Flores nasceu em Penha de França, Lisboa a 11 de junho de 1961 e passou a sua infância e juventude em Setúbal. Casada com o escritor Francisco Moita Flores, do qual tem uma filha, Matilde, nascida a 6 de abril de 1998. É uma atriz, produtora e escritora portuguesa. Estreou-se em televisão na telenovela ``Chuva na Areia´´ em  1985. Atualmente, integra o elenco da  telenovela da TVI: ``Doida por Ti´´, no papel de Marília Gomes, empregada da família Varela: Mário (Paulo Pires) e Carmo (Luísa Cruz). É reconhecida no desempenho de variadíssimas personagens em novelas e séries televisivas em que foi igualmente produtora, principalmente, ``A Ferreirinha´´, ``João Semana´´, ``O Processo dos Távoras´´ e ``Quando os Lobos Uivam´´, entre outras. A sua incursão no mundo da ficção juvenil foi com a participação em ``Morangos Com Açúcar´´, no papel da Diretora Linda, agradou-lhe especialmente a possibilidade de contactar de perto com muitos jovens, atores e fãs da conhecida série. No teatro, estreou-se no Teatro de Bolso do TAS, num café-concerto, encenado por Fernando Gomes. A sua estreia como escritora faz-se com uma obra dedicada ao público infantil:``O Mundo Misterioso de Guta´´.

Filmografia:


Doida por Ti, Marília Gomes - 2012 - 2013


· O Último Verão, Leonor - 2012


· Princesa, Diretora da Escola - 2012


· Maternidade, Elisa - 2011


· Morangos Com Açúcar, Linda Porfírio - 2009 - 2011


· Vila Faia (2007), Filipa Silveira - 2007 - 2008


· Quando os Lobos Uivam, Márcia - 2006


· Pedro e Inês, Madre - 2005


· João Semana, Maluca - 2005


· A Ferreirinha, Antónia Adelaide Ferreira (Ferreirinha) - 2004


· Lusitana Paixão, Teresa Estrela D'Alva - 2002


· Sonhos Traídos, Maria de Lurdes Pereira - 2002


· O Processo dos Távoras, D. Mariana Vitória de Bourbon - 2001


· Alves dos Reis, Sibila - 2000


· Conde de Abranhos, Casimira - 2000


· A Raia dos Medos, Maria - 1999 - 2000


· Médico de Família (série), Ema - 1999 - 2000


· Uma Avó dos Diabos - 1999


· Esquadra da Polícia, Comissária Maria Xavier - 1999


· Ballet Rose, Rosa de Mello - 1997 - 1998


· Filhos do Vento, Margarida Abrantes - 1996 - 1997


· Polícias, Rita - 1996


· Primeiro Amor, Sílvia - 1995


· Desencontros, Clara Resende - 1994


· Verão Quente (telenovela), Joana - 1993


· Telhados de Vidro, Rosário - 1992 - 1993


· Ricardina e Marta, Ricardina - 1989


· Um Chapéu de Palha de Itália, Helena - 1989


· Duarte & C.a - 1988


· Histórias que o Diabo Gosta - 1988


· Passerelle, Lena - 1988


· Palavras Cruzadas, Joana - 1986


· Chuva na Areia, empregada doméstica de Odete – 1984

   Rodrigo Ferreira, nº14; 6º C