28/05/2015

1º Prémio para o projeto “À Luz da Poesia e da Ciência”

O projeto “À Luz da Poesia e da Ciência” do Centro de Promoção de Leitura Serra da Estrela, recebeu o 1º Prémio, do Escalão E, na Feira de Ciências "À Descoberta da Luz" / Hands-on Science, no dia 25 de maio, no Colégio do Minho, Viana do Castelo. Na Feira onde esteve presente realizaram-se actividades relacionadas com a leitura e escrita e ainda alguns jogos ligados a conceitos de Luz.
A Feira das Ciências é um evento anual que procura projetos educativos ligados às ciências.
 “À Luz da Poesia e da Ciência” é um projeto integrado nas Comemorações do Ano Internacional da Luz / 2015. Foi desenvolvido pelo Centro de Promoção de Leitura Serra da Estrela em parceria com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e com o Departamento de Física da Universidade da Beira Interior, em Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do Tortosendo pertencentes ao Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto.
Partindo da exploração de obras literárias do Plano Nacional de Leitura / Educação Literária para o 1º Ciclo do Ensino Básico, selecionámos contos e poemas que falassem sobre as estrelas, o sol, a luz, o escuro… Seguiram-se debates sobre os conteúdos/mensagens de cada obra, bem como sobre os temas abordados. Propusemos jogos poéticos, olhando a palavra pelo significado comum, pelo som, pela cor, pelo desenho dos fonemas. Ensaiámos jogos de rimas e o imaginário soltou-se; soubemos o que era, para as crianças, o significado da luz também pela proposta de ilustração dos textos.
Numa segunda etapa, tentámos a descoberta científica dos conceitos de luz, através de inúmeros jogos e experiências realizados em sala de aula.
No final, a partir dos conhecimentos científicos adquiridos, voltámos às palavras, e a novos jogos poéticos.
O livro elaborado em formato de harmónio é o produto final de um trabalho feito com alegria, com criatividade, que afinal, permitiu de forma lúdica, adquirir aprendizagens constantes nos currículos do 1º ciclo nas áreas de Português, Estudo do Meio, Matemática e Expressões.
Não podemos deixar de referir, o apoio fundamental na elaboração do livro, por parte do Funcionário da FCSH Nuno Pessoa, bem como a colaboração preciosa, nas sessões que fez sobre a Luz, da Professora Elsa Fonseca do Departamento de Física da UBI.
Agradecemos a todas as crianças da EB1 Montes Hermínios e EB1 Largo da Feira, do Tortosendo, bem como aos seus respetivos professores e professoras titulares de turma o empenho que depositaram neste projeto.










Novo e-book para escolas e famílias que estão a lidar com o cancro da mama

Como é que se diz a uma criança que a mãe está com cancro da mama e que vai passar por um período complicado? É este o tema abordado no e-book que a Laço lançou recentemente: A minha mãe é a melhor! Para muitas mães a pior parte é ter de explicar aos filhos a doença pela qual estão a passar. Este e-book gratuito pretende assim ser uma base para que o assunto seja discutido entre todos os membros da família. Com palavras simples pretende informar a criança para que esta também saiba o que se está a passar e esteja integrada e preparada para as mudanças que vão decorrer e que vão alterar as suas rotinas diárias. Dizendo tudo de uma forma simples mas dizendo também que a mãe vai ficar melhor e que continua a ser a melhor mãe do mundo! Este e-book, gratuito e disponível para download e/ou impressão, é assim dirigido a professores, educadores, familiares e amigos que se deparem com este problema e pretende ser apenas uma ajuda! Para ver o e-book:http://www.laco.pt/associacao_laco/livros/e-books

27/05/2015

Ideias e Escrita Criativa


No âmbito da promoção da leitura e da escrita, realizou-se, no auditório da Escola EB 2/3 de Tortosendo, um "Workshop de Ideias e Escrita Criativa" orientado pelo jovem autor covilhanense, Ivo Rocha da Silva. Os alunos do 8ºB ficaram muito entusiasmados por serem os autores da história após terem escolhido as personagens, os cenários e as pistas.





09/05/2015

Homenagem ao Pires...

Amigo Pires!
Citando Fernando Pessoa:
"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".
Tu foste sem dúvida uma pessoa incomparável, e hoje é com inteira justiça que te prestamos esta singela homenagem fruto do enorme empenho e profissionalismo que sempre dedicaste à Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Tortosendo.
E que melhor local para prestar este reconhecimento que a sala 20. Apesar de teres passado muitas e muitas horas a trabalhar nos diferentes locais desta escola, quando te queríamos procurar era logo desta sala que nos lembrávamos.
Era e é um hábito numa simples conversa referirmo-nos a esta sala como a sala do Pires e é assim com inteira justiça que a partir de hoje esta sala receberá o nome de Sala JOÃO PIRES.
Termino dizendo:
Amigo Pires! Estejas tu onde estiveres, estarás para sempre no nosso coração!
Para ti o nosso sincero bem haja.

Licença Creative Commons
O trabalho Blogue das Bibliotecas de Tortosendo foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Portugal.