26/10/2016

Concurso Concelhio de Leitura

Este Concurso cuja fase concelhia é da responsabilidade da EBI de São Domingos em parceria com a Câmara Municipal da Covilhã decorreu hoje dia 26 de outubro!
Da parte da manhã os seis alunos, do 2º ciclo, de cada escola inscrita, realizaram a prova escrita na Biblioteca Municipal da Covilhã. Depois foram recebidos no salão Nobre dos Paços do Concelho pelo sr Presidente da CMC, Votor Pereira. De seguida fizeram uma visita ao Museu de Arte Sacra. Pelas 13 h almoçaram na EBI de São Domingos. Pelas 14.30 foram revelados os 6 finalistas que realizariam a fase oral. Do AEFHP participaram as unidades Eb 2/3 do Tortosendo e EB 2/3 do Paul. Foram apuradas para esta fase 3 alunas da EB 2/3 do Tortosendo, 1 do Paul e 2 de São Domingos. A Vencedora foi a Maria Caninhas da EB 2/3 do Tortosendo, seguida pelo Santiago da Eb 2/3 do Paul, tendo ficado em 3º lugar uma aluna de São Domingos. Na realidade todos os participantes são vencedores! As Bibliotecas Escolares agradecem às professoras de Português pelo trabalho de preparação realizado, aos alunos e seus encarregados de educação e a todos os envolvidos na "preciosa missão" da Promoção da Leitura!


18/10/2016

Segurança na Internet...nunca é demais!

SeguraNet


Pisca Mega Quiz



O Prazer de Ler - Tema da Semana da Leitura 2017

"A 11ª edição da Semana da Leitura desafia as escolas das redes pública e privada a celebrarem, mais uma vez, a leitura através da dinamização de ambientes festivos e plurais que envolvam as suas comunidades educativas e a população em geral em atividades centradas na leitura e no prazer de ler em todos os momentos e em qualquer lugar.
A relevância do ato de ler, a partilha do gosto que decorre da experiência da leitura é uma oportunidade para se estreitarem laços e para se cimentarem partilhas, para propiciar um crescente conhecimento de cada um e dos outros, para estimular a imaginação, o sonho e a compreensão da realidade e do mundo. Partilhar o gosto pela leitura é, nesta medida, uma forma de se convidarem as crianças, os jovens e os adultos a, também eles, serem leitores, conhecendo e partilhando narrativas, discutindo ideias e sensações, explorando a musicalidade das palavras  e  refletindo em conjunto sobre o que se lê.
Neste quadro, entre 27 e 31 de março de 2017, a Semana da Leitura convida escolas e agrupamentos a partilharem o gosto pela leitura e o prazer de ler com  as suas comunidades, envolvendo a comunidade educativa, as autarquias, as empresas,associações e instituições diversas, de modo a transportar a leitura para o domínio público e coletivo e a contar com os contributos e  a participação de todos na festa da leitura. Assim, nesta 11º edição, para além da visibilidade e da celebração da Leitura, pretende-se dar voz e espaço aos leitores, presentes e futurosna partilha contagiante do gosto e do prazer de ler, na exploração das sonoridades e da musicalidade das palavras e das frases, na descoberta da pluralidade de sentidos, pela dramatização de universos narrativos e poéticos de todos os tempos e contextos, centrando-se, esta iniciativa de âmbito nacional, no tema «O Prazer de Ler»."
Licença Creative Commons
O trabalho Blogue das Bibliotecas de Tortosendo foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Portugal.