20/03/2017

Nós gostamos de Poesia...








Dia Mundial da Poesia


Amanhã, dia 21 de março, ocorrerá no auditório a atividade POESIA-ME preparada pelo 9ºA para as turmas 6ºB e 7ºB, com escolha de poemas de vários poetas também da Língua Portuguesa (Miguel Torga, Sophia MB, Fernando Pessoa, RMP, Mário de Sá Carneiro, entre outros)
Dias 23/03 e 24/03 pelas 15:30 ocorrerá uma atividade no âmbito das comemorações do Dia Da Poesia (21 de março), intitulada "A POESIA SAIU À RUA", pelas ruas de Tortosendo.

De acordo com os conteúdos programáticos da disciplina de Português, no âmbito do estudo do texto poético, os alunos escolheram poemas de vários autores para lerem em voz alta e oferecerem à população, em sítios pré-determinados e à sua escolha, na vila de Tortosendo.
O 9ºC escolherá poemas na aula de Português e fará a atividade com as docentes Rogélia Proença e Benilde Fidalgo, na quinta-feira, dia 23, pelas 15:30 e o 9ºB realizará esta atividade na sexta -feira pelas 15:30 também.
Assim, sublinhe-se que o 9ºB escolheu autores como Fernando Pessoa("Ó Sino da minha aldeia", "Mar Português", "Se estou só, quero não estar"), Mário de Sá Carneiro ("O recreio"), Nuno Júdice (Fragmentos), José Gomes Ferreira ("O tempo parou","III" e "XIV"), Carlos Oliveira ("Quando a harmonia chega"), Ruy Belo ("E tudo era possível"), Almada Negreiros("Camões salva a nado o poema", Irene Lisboa ("Escrever") e Rogélia Proença (" Casa"; "Quisera eu ser"; "Se a condução faz o caminho", "Acordei hoje"; "Sete letras de Coimbra"; "Lugar", "Segredo").
Os sítios da vila escolhidos pelos alunos são os seguintes: Secretaria da EB2/3, Viva a Noite; Fonte; Praça, Livraria, Escola de Condução; Fonte (2ª), Passal, Correios e Centro de Convívio e Apoio à 3a Idade.
 Rogélia Proença e Benilde Fidalgo

17/03/2017

Dia de São Patrício

"Hoje, 17 de Março, é o Dia de São Patrício, o famoso feriado irlandês que homenageia a morte de São Patrício, padroeiro da Irlanda conhecido por ter levado a religião católica até ao país. O doodle da Google desta sexta-feira decidiu celebrar a data com uma imagem, que realça a simbólica cor verde protagonista da data e nos leva até à remota ilha Skellig Michael, ao largo do condado de Kerry, no sudoeste da Irlanda.
A ilha ficou conhecida por ter um mosteiro, construído há mais de 1.400 anos por monges, que foi classificado como Património Histórico da Humanidade pela UNESCO em 1996."


Licença Creative Commons
O trabalho Blogue das Bibliotecas de Tortosendo foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Portugal.