29/04/2008

ACERCA DO PRÓXIMO FERIADO...



SABIAS QUE:


"O Dia 1 de Maio é o dia em que as pessoas de diversos países comemoram o trabalho, ou melhor, comemoram as conquistas dos trabalhadores.
Antigamente, não existiam fábricas ou grandes indústrias. Os produtos eram feitos de maneira artesanal, quer dizer, com as mãos, e a pessoa que começava a fazer um objeto era a mesma que o terminava e o vendia. Por exemplo: o homem que vendia doces era quem plantava a árvore frutífera, colhia as frutas, fazia os doces e depois os vendia em lugares como feiras.
Esse trabalho artesanal ainda existe actualmente, mas em quantidade muito menor, pois, por volta de 1770, na Inglaterra, surgiram as primeiras indústrias. O trabalho artesanal foi sendo substituído pelas máquinas e, por isso, muitas pessoas ficaram desempregadas.
Durante muitos anos, os operários das fábricas da Europa e dos Estados Unidos sofreram com a falta de leis que garantissem os seus direitos, como a redução da duração da jornada de trabalho (afinal, muitos desses operários trabalhavam até 18 horas por dia!), descanso semanal, férias e aposentadoria.
Os operários mostravam que queriam melhores condições de trabalho fazendo greves e rebeliões. No 1.º dia de Maio de 1886, em Chicago, nos Estados Unidos, houve uma violenta manifestação de protesto e alguns operários foram presos e condenados à morte.
No ano de 1889, para homenagear os operários que morreram, associações e sindicatos europeus e norte-americanos escolheram o dia 1.º de Maio para a classe trabalhadora manifestar suas reivindicações. A partir desse ano, essa data começou a ser comemorada em vários lugares do mundo como o Dia do Trabalhador. Em alguns países, as comemorações ocorrem em datas diferentes, como nos Estados Unidos, em que o feriado é na primeira segunda-feira de Setembro."



A BECRE, O CLUBE DA VOZ , E A TURMA DO 5ºD VÃO DINAMIZAR UMA ACTIVIDADE PARA CELEBRAR O 25 DE ABRIL E O 1º DE MAIO

É AMANHÃ, NA SALA DE CONVÍVIO, PELAS 12.10...

MAS COMO NEM TODOS VÃO PODER ASSISTIR... "ESPREITEM" DEPOIS NO BLOGUE!

E O LIVRO QUE DEU ORIGEM A ESTA ACTIVIDADE ESTÁ DISPONÍVEL NA BECRE!

PERGUNTA POR ELE!

se um menino se chamasse Portugal?Ou então: pode o Portugal do antes do 25 de Abril ser comparado a um menino?Ora por que não?Ouçam pois a sua história: como cresceu e sofreu e lutou até, já adulto, ver realizado um sonho.E que sonho foi esse? O da liberdade, é claro. Mas imaginou também uma democracia e uma justiça que julgou possíveis no seu país à beira-mar.Esse país onde hoje o mesmo menino, homem feito agora, continua atento a sonhar com um mundo melhor


1 comentário: