24/04/2014

Notícia sobre as Jornadas Pedagógicas


Com cerca de 150 participantes inscritos, as Jornadas decorreram durante a tarde do dia 28 de março no Anfiteatro das Engenharias da Universidade da Beira Interior tendo como palestrantes convidados, no primeiro painel, o Prof. Dr. Santana Castilho, que nos falou sobre as suas propostas para melhorar o sistema educativo português tendo por base o programa escrito no seu livro “ O Ensino Passado a Limpo” e num segundo painel os Prof. Dr. João Ruivo e o Prof. Dr. Pedro Guedes de Carvalho, que refletiram sobre o papel do ensino superior na região e nos deixaram com algumas propostas de articulação com o ensino secundário. Foi gratificante ouvi-los pela forma clara com expuseram os temas que trataram, mostrando que há muita coisa para melhorar no ensino e que isso só é possível com os professores, pilares do sistema educativo.
No sábado, as Jornadas decorreram na Escola Frei Heitor, sede do novo Agrupamento, em formato de Workshops que só foram possíveis de realizar graças à colaboração com a  Rede Educação Viva. Os seis Workshops propostos estiveram completos e abordaram diversos temas, pedagógicos, disciplinares e educacionais. Para os Pais e Encarregados de Educação foram abordados dois temas: “ As redes sociais e os nossos filhos. Uma questão de segurança.” dinamizado pela  Prof. Dr.ª Ana Serrano e pelo Drº Helder Prior, e a “Educação para além da Escola” da responsabilidade da  Dr.ª Teresa Mendes.
Por tudo isto, as Jornadas deram um valioso para a valorização pessoal de todos os que nela participaram, proporcionaram momentos de reflexão e de debate, mas também criaram um ambiente de sã convivência entre todos os que nela participaram.





 Fotos dos Workshops



Sem comentários:

Enviar um comentário