02/03/2010

O 8ºC e o Grão-de-bico...


No dia 15 de Janeiro de 2010, na aula de Ciências Naturais, os alunos do 8ºC realizaram uma experiência com a auxílio da nossa professora da disciplina em questão, Cristina Caria.
A experiência consistia em observar a influência da temperatura na germinação de sementes de grão -de - bico.
Colocámos em duas metades de garrafa de plástico algodão molhado e sementes de grão – de -bico.
Uma das garrafas foi colocada dentro de um armário (temperatura ambiente) e a outra foi colocada dentro do frigorífico (temperatura baixa).
Observámos a experiência durante 15 dias.
Nos primeiros 5 dias, na garrafa que se encontrava dentro do frigorifico as sementes mantiveram o comportamento inicial (não germinaram), mas na garrafa guardada no armário as sementes começaram a germinar
.
Fomos visualizando a experiência ao longo de 15 dias e passado esse período de tempo pudemos concluir que as temperaturas baixas não permitem germinação das sementes de grão-de-bico. Também observámos que as sementes da experiência colocada no armário cresceram bastante.
Os alunos do 8ºC demonstraram grande entusiasmo ao efectuarem a experiência.
Os resultados obtidos foram os melhores e agora que acabou a experiência do factor temperatura, venham mais!!!!!!!!!!! Pois é um divertimento aprender assim.


Andreia 8ºC

4 comentários:

  1. Boa conclusão...
    Deram-me uma bela ajuda.
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  2. gosto -- também realizei a experiencia por minha iniciativa e de facto , concluí o mesmo que está escrito -- bom trabalho mesmo (:

    ResponderEliminar
  3. bem isso está muito bem mas eu tentei com os meus alunos e não resultou, portanto tentei outra técnica e funcionou. Querem saber???

    ResponderEliminar
  4. sim.. como foi?

    ResponderEliminar