02/03/2010

O desenvolvimento do nabo...


Na aula de Ciências Naturais, os alunos das turmas do 8ºB, C e D realizaram uma experiência com o auxílio da professora com a finalidade de observar a influência da luz/escuridão na germinação de sementes de nabo.
Os alunos foram visualizando a experiência ao longo de várias semanas e passado esse período de tempo puderam concluir que a luz permite a germinação e um óptimo desenvolvimento das sementes de nabo. Pelo contrário, os alunos puderam verificar que o factor “escuridão” apesar de poder permitir a germinação e o desenvolvimento das sementes de nabo (embora, em menor quantidade), estes, apresentavam um comportamento mais frágil com uma tonalidade amarelada.
Nesta experiência, a colaboração da Sr.ª D. Esperança contribuiu para o êxito da experiência porque durante o fim-de-semana foi obrigatório fazermos algumas mudanças de local para que as plantas recebessem luz.
Os alunos demonstraram grande entusiasmo ao efectuarem a experiência.
No segundo período os alunos individualmente fizeram um trabalho sobre relações bióticas que foram por eles apresentados nas aulas (professor por 10 minutos) e estão colocados na plataforma moodle da disciplina, também fizeram experiências para testar a acção dos factores abióticos, luz e temperatura no comportamento de algumas plantas e animais.


A Professora

Cristina Caria

Sem comentários:

Enviar um comentário