SUGESTÕES DE LEITURA

Temática Internet





Temática Holocausto
















Uma Questão de Azul Escuro
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 40
Editor: Edições Gailivro
ISBN: 9789895579150
















Sinopse
Margarida Fonseca Santos, em Uma questão de azul-escuro, aborda de uma forma bastante sensível e intimidativa um tema muito actual, o Bullying, que é um comportamento consciente, intencional, deliberado, hostil e repetido, de uma ou mais pessoas, cuja intenção é ferir os outros.
Luís é um menino do primeiro ciclo que, um dia, ao passar no Beco da Agonia, um local pouco iluminado, foi surpreendido por dois rapazes mais velhos que o agrediram, deixando-lhe o corpo cheio de manchas azuis.
Toda a história se desenrola a partir do momento em que a professora de ginástica descobre…






Os da Minha Rua
Livro de Bolso
de Ondjaki
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 128
Editor: BIS
ISBN: 9789896530020
Coleção: BIS


Sinopse


Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para os 7º, 8º e 9º anos de escolaridade, destinado a leitura autónoma.
Também recomendado para a Formação de Adultos, como sugestão de leitura - Grau de Dificuldade I. 

Há espaços que são sempre nossos. E quem os habita, habita também em nós. Falamos da nossa rua, desse lugar que nos acompanha pela vida. A rua como espaço de descoberta, alegria, tristeza e amizade. Os da Minha Rua tem nas suas páginas tudo isso.






Pequeno Livro das Coisas
de João Pedro Mésseder
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 56
Editor: Editorial Caminho
ISBN: 9789722125741

As coisas não passam de coisas? Ou são coisas e alguma coisa mais? Cada coisa tem sua causa. E, por vezes, uma voz. Com queixas, alegrias, pensamentos ou histórias para contar… Este livro convida a ver cada coisa com olhos de ver, ou a escutar a sua voz com ouvidos de ouvir…










A Mãe que Chovia
de José Luís Peixoto
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 64
Editor: Quetzal
ISBN: 9789897220074

O protagonista do primeiro livro infantil de José Luís Peixoto é filho da chuva. Com uma mãe tão original, tão necessária a todos, tem de aprender a partilhar com o mundo aquilo que lhe é mais importante: o amor materno. Através de uma ternura invulgar, de poesia e de uma simplicidade desarmante, este livro homenageia e exalta uma das forças mais poderosas da natureza: o amor incondicional das mães.







Sugerimos para os mais "crescidos"

Quando Lisboa Tremeu
de Domingos Amaral
Lisboa, 1755: o Dia de Todos os Santos vai mudar a vida de cinco pessoas para sempre.
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 488
Editor: Casa das Letras
ISBN: 9789724619866

Lisboa, 1 de Novembro de 1755. A manhã nasce calma na cidade, mas na prisão da Inquisição, no Rossio, irmã Margarida, uma jovem freira condenada a morrer na fogueira, tenta enforcar-se na sua cela. Na sua casa em Santa Catarina, Hugh Gold, um capitão inglês, observa o rio e sonha com os seus tempos de marinheiro. Na Igreja de São Vicente de Fora, antes da missa começar, um rapaz zanga-se com sua mãe porque quer voltar a casa para ir buscar a sua irmã gémea. Em Belém, um ajudante de escrivão assiste à missa, na presença do Rei D. José. E, no Limoeiro, o pirata Santamaria envolve-se numa luta feroz com um gangue de desertores espanhóis. 

De repente, às nove e meia da manhã, a cidade começa a tremer. Com uma violência nunca vista, a terra esventra-se, as casas caem, os tetos das igrejas abatem, e o caos gera-se, matando milhares. Nas horas seguintes, uma onda gigante submerge o terreiro do Paço e durante vários dias incêndios colossais vão atemorizar a capital do reino. Perdidos e atordoados, os sobreviventes andam pelas ruas, à procura dos seus destinos. Enquanto Sebastião José de Carvalho e Melo tenta reorganizar a cidade, um pirata e uma freira tentam fugir da justiça, um inglês tenta encontrar o seu dinheiro e um rapaz de doze anos tenta encontrar a sua irmã gémea, soterrada nos escombros.




Os livros que devoraram o meu pai
A estranha e mágica história de Vivaldo Bonfim
Prémio Literário Maria Rosa Colaço 2009
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 128
Editor: Editorial Caminho
ISBN: 9789722120951
Faixa etária: a partir dos 12 anos
 
Sinopse
Vivaldo Bonfim é um escriturário entediado que leva romances e novelas para a repartição de finanças onde está empregado. Um dia, enquanto finge trabalhar, perde-se na leitura e desaparece deste mundo. Esta é a sua verdadeira história — contada na primeira pessoa pelo filho, Elias Bonfim, que irá à procura do seu pai, percorrendo clássicos da literatura cheios de assassinos, paixões devastadoras, feras e outros perigos feitos de letras.

                                             
                                              

                                                        Editora: Paleta de Letras



Branca de Neve. Benjamin Lacombe. É um dos maiores ilustradores da atualidade e o livro terá destaque em todas as livrarias nacionais, nomeadamente nas lojas Fnac, onde haverá representações teatrais, e na rede Bertrand, onde estará no catálogo de natal. Boas leituras! — com Benjamin Lacombe (official Page).












Para concorrem ao Concurso " Covilhã a Ler+"


Pedro Alecrim
Edição/reimpressão: 2003
Páginas: 150
Editor: Edições Gailivro
ISBN: 9789895573912

Sinopse

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado no programa de português do 5º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade II.
Pedro Alecrim reparte os seus dias entre a escola, as brincadeiras com os amigos e o trabalho no campo para ajudar a família. Pedro gosta de andar na escola, embora se interrogue sobre a utilidade de algumas matérias e nem sempre aprecie o feitio de alguns professores. Os dias vão passando, com sonhos, alegrias e tristezas. A morte do pai alterará tudo. Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e jovens.






 

 E porque em outubro celebramos as Bibliotecas Escolares...sugerimos este livro!

  

A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas
de Luísa Ducla Soares; ilustração de Maria João Raimundo
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 48
Editor: Livros Horizonte
ISBN: 9789722416009
Coleção: Álbuns
  
Sinopse



Toda a gente sabe que os reis têm grandes fortunas, mas de um rei que gastou todo o dinheiro numa biblioteca nunca antes se ouviu falar… Se mais desta história querem saber, estes versos têm de ler… Neles vos esperam além do rei, da rainha, da princesa, do príncipe, dos vassalos e dos soldados, muitas traças marotas, um gigante com grande apetite e uma fada, de seu nome "Palavrinha".  
 




Pede ao teu professor para requisitar este livro lindíssimo!





O Novo livro da coleção " Os Primos" de Mafalda Moutinho...brevemente na tua biblioteca (será o livro do mês de novembro!


A Mensagem Secreta de Lisboa

Na véspera do Grande Terramoto e tsunami de Lisboa de 1755, António Miranda e o seu filho Pedro escondem uma cápsula do tempo com diversos objetos e uma mensagem secreta dentro de uma parede, na sua velha casa em Alfama. Mais de duzentos e cinquenta anos depois, pelo Natal, OS PRIMOS Ana, Maria e André, o brasileiro Miguel e a inglesa Charlotte, deparam-se com este misterioso Baú Histórico. Depressa descobrem que não são os únicos a tentar desvendar a mensagem secreta de Lisboa. Já no século XIX, um serial killer se dedicara à mesma busca, e agora um estranho grupo de escavadores desconhecidos decide retomá-la, escavando cinco monumentos com algo em comum: todos eles são construções magníficas, encomendadas pelo rei D. João V numa altura em que os cofres portugueses estavam a abarrotar de ouro e diamantes descobertos nas minas do Brasil; todos eles resistiram misteriosamente incólumes ao terramoto que devastou a cidade; e todos eles escondem uma coroa real, uma frase em latim e um triângulo. Mas um dos cinco esconde algo mais…

Mafalda Moutinho
www.osprimos.com



Sem comentários:

Enviar um comentário