PESQUISA NO CATÁLOGO


A Biblioteca Escolar dispõe de um catálogo em linha, para que possas pesquisar em qualquer altura e em qualquer lugar. Para aceder ao catálogo, basta clicar aqui ou aceder através do ícone na barra lateral direita deste blogue, representado pela imagem



O catálogo é uma base de dados que contém os títulos existentes (livros, CDs Áudio, CDROMs, DVDs...) na Biblioteca Escolar e também ebooks disponíveis em linha. Neste momento temos 6527 títulos pesquisáveis no catálogo correspondentes a 8897 exemplares. Salienta-se, no entanto, que a equipa da Biblioteca está diariamente a dar continuidade a este trabalho e o catálogo é atualizado quinzenalmente.
Para te ajudar nas tuas pesquisas, aqui ficam algumas orientações.

I. PESQUISA SIMPLES

Podes pesquisar:

1.1.   Por autor: pesquisa pelo apelido.
Se pretendes títulos de Pedro Seromenho...
Pesquisa em: seromenho, pedro


Se não souberes o nome completo do autor, podes pesquisar por uma palavra no nome, alterando o índice para “Palavra no autor”.



1.2.   Por título: Procura pelo título correto.
Se pretendes: A fada Oriana
Pesquisa em: A fada Oriana ou a fada oriana.

Se não souberes o título completo podes pesquisar no índice “Palavra no Título” ou “Palavra”.

1.3.   Por assunto: utiliza descritores
Se pretendes material sobre Teatro
Pesquisa em: 
teatro

Se pretendes material sobre: Teatro de fantoches
Tens de alterar o índice para pesquisares com 2 descritores


1.4.   Por palavra: Localiza todos os documentos que contenham a palavra digitada no título, no autor, na editora, nos assuntos, na coleção...


NOTA: Como deves ter reparado, aparece o símbolo $ após cada palavra/expressão que introduzimos para pesquisar. NÃO NECESSITAS DE DIGITAR ESTE SÍMBOLO. Ele aparece automaticamente, logo que carregues na tecla ENTER ou que cliques no ícone PESQUISAR.


Interpretação dos resultados da pesquisa
Depois de efetuada a pesquisa, os resultados aparecem conforme a imagem que se segue. Salientamos alguns detalhes a ter em conta.


1.5.   Para além da imagem da capa e todos os dados descritivos do livro, destacamos:
a)   Na informação contida em “localização”, encontramos

    - A cota – 82-93 AGU GIR – que serve para localizar o título nas estantes. Anota sempre a cota do título que pretendes para que o encontres rapidamente.

    - A sigla da instituição – EBT – que te diz em qual das bibliotecas do Agrupamento se encontra o título que pesquisaste. Clicando no símbolo com um ponto de interrogação a azul, poderás ver quantos exemplares existem desse título, bem como a localização dos mesmos de acordo com as seguintes siglas:
            EBT – EB23 do Tortosendo
            EBMH – EB1 Montes Hermínios
            EBLF – EB1 Largo da Feira

b) Em alguns títulos, no final informação contida em “Veja também…” encontras informação disponível na Internet relacionada com o título que pesquisaste. Temos sugestões de vídeos, guiões, passatempos, jogos…

c) Nos resultados da pesquisa pode aparecer a letra W, que significa que há documentos disponíveis online

NOTA: Como poderás reparar, existem diversas hiperligações nos resultados da tua pesquisa. Ao clicares numa dessas hiperligações encontrarás todos os títulos existentes que se relacionem com esse conteúdo. Por exemplo, na imagem apresentada, se clicares em “PNL” nos assuntos, obterás uma listagem de todos os títulos existentes recomendados pelo Plano nacional de Leitura.



 II. BARRA SUPERIOR DO CATÁLOGO
Para além da pesquisa simples, podes fazer outras pesquisas acedendo à barra superior do catálogo.


2.1.   Na Pesquisa Avançada poderás realizar pesquisas conjugando dois ou mais termos (e.g. autor, título e assunto). Além dos termos podes ainda recorrer aos operadores de pesquisa (AND, OR, AND NOT).
2.2.   Índices: Neste menu poderás obter índices de autores, assuntos, títulos, coleções, entre outros. Se pesquisares um autor, por exemplo, obterás a lista de todos os livros desse autor que as Bibliotecas do Agrupamento têm.
2.3.   Percorrer: Este menu permite visualizar todos títulos do catálogo.
2.4.   Novidades: Este menu permite saber os títulos que deram entrada num determinado dia, mês e ano. Considerando que o catálogo é atualizado quinzenalmente e que carece de atualização posterior no servidor em Lisboa, recomendamos a consulta de novidades mensais.
2.5.   Histórico: Permite visualizar as tuas últimas pesquisas.


III. NOTAS FINAIS

3.1.   Embora cerca de 97% do fundo documental existente nas BE do Agrupamento esteja já neste catálogo, a consulta do mesmo não invalida uma visita às bibliotecas.
3.2.   O catálogo permite também pesquisar nos catálogos de outras escolas, facilitando assim o empréstimo interbibliotecas e/ou sugestão de aquisições para o Agrupamento. 

3.3.   O catálogo será atualizado e melhorado ao longo do tempo. Todos os docentes poderão colaborar no enriquecimento do mesmo, fornecendo à equipa da BE endereços WEB que considerem relevantes para as diferentes disciplinas e ACND, para que sejam incluídos como mostra na alínea b) do ponto 1.5 do capítulo I.


Para fazeres a requisição, e se o recurso que pretende pesquisar constar da Base de Dados da Biblioteca, poderás, então, requisitá-lo pessoalmente na Biblioteca do Agrupamento, ou então, recorrer à requisição online desse mesmo recurso. Para isso, clica no link Requisições Online disponível no blogue da Biblioteca, com a imagem

Depois de acederes ao formulário, basta preencher os campos e clicar em Enviar para concretizar a requisição.

Sem comentários:

Enviar um comentário