CONCURSOS/PASSATEMPOS


Leitor do MÊS

 




PASSATEMPOS DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL

DESCOBRE QUEM É....
ADIVINHA 1

ADIVINHA 2

ADIVINHA 3






Passatempos da Matemática










CONCURSO "EL RINCÓN DE ESPANHOL"


__________________________________________________


PASSATEMPO/CONCURSO DE INGLÊS

"Um desafio este ano vais ter!
Todos os quinze dias será afixado um provérbio, expressão idiomática ou citação inglesa e tu vais tentar descobrir qual ou provérbio ou expressão que melhor lhe corresponde em português. Damos-te três hipóteses de resposta. Tu só tens de ir à Biblioteca, ou responder a este post, (nos comentários) e colocar a tua resposta no local indicado para isso.
No final do período quem deu um maior número de respostas certas…será premiado!


Desafio 13

Desafio 12

Desafio 11


Desafio 10


Desafio 9


Desafio 6



RESPOSTA AO DEAFIO 5

Desafio nº 5



DESAFIO nº 4


Resposta do Desafio nº 3




DESAFIO nº3



Resposta ao desafio nº 2



Desafio Nº 1



DESAFIO 1 - RESPOSTA



And the correct answer is: 


b) A galinha da vizinha é sempre melhor do que a minha.
 

______________________________________________________

CONCURSO " RECEITAS SAUDÁVEIS" 
 ESES/ BIBLIOTECA


As equipas das Bibliotecas e Educação para a Saúde/Educação Sexual (ESES) querem divulgar hoje, dia 16 de outubro um concurso de Receitas Saudáveisque irá decorrer ao longo do ano!
Eis os procedimentos:


1. Os professores, propõem aos seus alunos que enviem uma receita saudável,até final do 1º período, para um sítio: na moodle da Biblioteca ou mail da biblioteca! Receita essa que seja simples e que se necessário os próprios pudessem confecionar;
2. A equipa da saúde (ESES) compila todas as receitas e seleciona 5 (os premiados) para divulgar em Janeiro, Fevereiro, Março, Abril e Maio. (1ª 4ª fª de cada mês);
3. Na cantina da Escola, será confecionada a receita vencedora, ou, pelo menos, a utilização do ingrediente em causa nessa receita, no almoço (1ª 4ª fª de cada mês);
4.Será produzido pelos colegas de artes das nossas equipas, um modelo para inscrever a receita do mês e um cartaz com o ingrediente principal, anunciando a refeição e serão  divulgados todos os materiais produzidos no moodle/Blogue/Facebook da Biblioteca;
5. No dia combinado, os alunos terão a oportunidade de comer o prato vencedor e recebem a receita com o tabuleiro;
6. A equipa da Biblioteca e do ESES, com a colaboração dos professores colaboradores, montará 5 exposições, na cantina, à volta do produto em causa...Endívias, courgetes, couves (galega, penca,roxa, etc), alface, pimento e ervilha etc...;
 7. A equipa organiza ainda um jantar, em Junho, em que uma turma cozinha para outra: sopa, 1 prato e sobremesa.

Queremos também fazer a  recolha de receitas (no 2º e 3º ciclo) e um livro de receitas ilustradas pelos alunos da Pré/1º ciclo. Bem como compilar em formato digital todas as atividades que foram feitas nos diversos estabelecimentos de ensino neste dia.
As receitas serão enviadas para o centro de saúde que as corrige e avalia.  A nossa ideia é fazer uma publicação em formato de ebook que será depois associado ao nosso catálogo online!



_______________________________________________


CONCURSOS DA RBE
Bibliofilmes

Procura-se:
"Amadores" (de "pessoa que ama") de Livros e Bibliotecas

Desafio:
Fazer um filme (também em vídeo ou telemóvel), contar a sua história e provar o quanto gostam da sua Biblioteca e/ou de um Livro(s)

Data:
até 15 de dezembro de 2012

O concurso de vídeos no YouTube em que, através um "filme" (em vídeo ou telemóvel), podem contar a sua história e provar o quanto gostam da leitura, da uma biblioteca e/ou de um livro.

Categoria 27:

Projecto SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares): "Depois dos dentes lavar e escovar, um livro na cama folhear e adorar." ("na cama", "em casa", "na "escola", "onde quiseres". Visa também promover a leitura de livros por parte dos pais aos filhos.

________________________________________________



CONCURSO  - "UM CARTAZ PARA O MÊS DAS BIBLIOTECAS

 Como sabem outubro é o mês internacional das Bibliotecas Escolares.
 Este ano o lema internacional é:
 School Libraries: a Key to the Past, Present & Future
"Bibliotecas escolares: uma chave para o passado, presente e futuro"

Ete CONCURSO aberto a toda a comunidade (Alunos, Professores, Encarregados de Educação e Assistentes Operacionais):

Queremos desafiar a tua imaginação e criatividade... explora alguns dos cartazes que têm sido a imagem deste mês ao longo dos anos e dá asas à tua imaginação! Não te esqueças de rever as regras básicas para a elaboração de um cartaz!
Entrega o teu cartaz, tamanho A3, até dia 4 de outubro na Biblioteca Escolar.

______________________________________________


PASSATEMPO (aberto a toda a comunidade):

"EU " GOSTO" DESTE LIVRO"
Queremos também desafiar-te para fazeres um pequeno comentário sobre o teu livro favorito. Este passatempo irá decorrer ao longo de todo o ano mas terá início no mês de outubro. Envia, em formato digital, o comentário, para o mail da biblioteca: biblio.tortosendo@gmail.com. Não te esqueças de te identificar. Nós iremos divulgar os melhores no nosso blogue e no facebook!


PARTICIPA...ESPERAM-TE PRÉMIOS BEM INTERESSANTES!





2 comentários: