ÚLTIMAS AQUISIÇÕES





Charlie e a Fábrica de Chocolate – Pop-Up


de Roald Dahl
Descobre os SEGREDOS deste FESTIM de pop-ups e abas!
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 20
Editor: Livraria Civilização Editora
ISBN: 9789722625579
Coleção: Álbuns Pop-Up
Faixa etária: dos 6 aos 9 anos



O Charlie Pipa adora chocolate. E o Sr. Willy Wonka, o inventor mais espantoso do mundo, vai abrir as portas da sua fantástica fábrica de chocolate a cinco crianças sortudas. É o sonho de uma vida! Rebuçados recheados, gomas e um deleitoso rio de chocolate derretido esperam por elas - o Charlie só precisa de um Bilhete Dourado para que estes prazeres deliciosos sejam todos seus.
Explora o maravilhoso mundo do Willy Wonka com esta edição pop-up única da história de Roald Dahl.






Mar

de Ricardo Henriques, André Letria
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 56
Editor: Pato Lógico Edições
ISBN: 9789899671775


Se o nosso planeta tem mais mar que terra, então porque é que não se chama planeta Mar?
Provavelmente já não vamos a tempo de mudar os dicionários e os livros de geografia, mas fica aqui a nossa homenagem a essa grande piscina tão importante para os portugueses, povo de marinheiros e comedores de bacalhau.
Este atividário (atividades + abecedário) aviou-se no mar e dá-te palavras para mastigar e não deitar fora. Brinca com elas e com os seus significados, uma e outra vez, porque no mar muito sal para provar, muitas lendas para contar e muitas vidas para descobrir, sejam de peixes ou piratas.
É certo que no Mar há mais palavras que marinheiros, mas o barco não podia trazer tudo.
Partimos ao sabor do vento e regressámos com 206 definições e 80 atividades na rede.
Diverte-te com elas.






Um Olhar Musical Sobre os Resíduos

Edição de Instituto dos Resíduos, INR
Reimpressão: 2000
Páginas: 59





Achimpa
de Catarina Sobral
PRÉMIO MELHOR LIVRO INFANTO-JUVENIL | Spa Autores 2013
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 40
Editor: Orfeu Negro
ISBN: 9789898327222

Um dia, um investigador descobriu uma nova palavra: ACHIMPA. Ninguém sabia o que significava nem a que classe de palavras pertencia. Ainda assim, toda a gente passou a dizer achimpa quando e como bem lhe apetecia: «Que coisa achimpíssima» ou «Essa questão vai ser resolvida achimpadamente». E todos achimparam, deixaram de achimpar e achimpariam indefinidamente, não fosse ter havido nova descoberta nesta história…

Quando Lisboa Tremeu
de Domingos Amaral
Lisboa, 1755: o Dia de Todos os Santos vai mudar a vida de cinco pessoas para sempre.
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 488
Editor: Casa das Letras
ISBN: 9789724619866

Lisboa, 1 de Novembro de 1755. A manhã nasce calma na cidade, mas na prisão da Inquisição, no Rossio, irmã Margarida, uma jovem freira condenada a morrer na fogueira, tenta enforcar-se na sua cela. Na sua casa em Santa Catarina, Hugh Gold, um capitão inglês, observa o rio e sonha com os seus tempos de marinheiro. Na Igreja de São Vicente de Fora, antes da missa começar, um rapaz zanga-se com sua mãe porque quer voltar a casa para ir buscar a sua irmã gémea. Em Belém, um ajudante de escrivão assiste à missa, na presença do Rei D. José. E, no Limoeiro, o pirata Santamaria envolve-se numa luta feroz com um gangue de desertores espanhóis.
De repente, às nove e meia da manhã, a cidade começa a tremer. Com uma violência nunca vista, a terra esventra-se, as casas caem, os tetos das igrejas abatem, e o caos gera-se, matando milhares. Nas horas seguintes, uma onda gigante submerge o terreiro do Paço e durante vários dias incêndios colossais vão atemorizar a capital do reino. Perdidos e atordoados, os sobreviventes andam pelas ruas, à procura dos seus destinos. Enquanto Sebastião José de Carvalho e Melo tenta reorganizar a cidade, um pirata e uma freira tentam fugir da justiça, um inglês tenta encontrar o seu dinheiro e um rapaz de doze anos tenta encontrar a sua irmã gémea, soterrada nos escombros.


Enquanto Salazar Dormia…
de Domingos Amaral
Edição/reimpressão: 2006
Páginas: 470
Editor: Casa das Letras
ISBN: 9789724616544

Lisboa, 1941. Um oásis de tranquilidade numa Europa fustigada pelos horrores da II Guerra Mundial. Os refugiados chegam aos milhares e Lisboa enche-se de milionários e atrizes, judeus e espiões. Portugal torna-se palco de uma guerra secreta que Salazar permite, mas vigia à distância.
Jack Gil Mascarenhas, um espião luso-britânico, tem por missão desmantelar as redes de espionagem nazis que atuavam por todo o país, do Estoril ao cabo de São Vicente, de Alfama à Ericeira. Estas são as suas memórias, contadas 50 anos mais tarde. Recorda os tempos que viveu numa Lisboa cheia de sol, de luz, de sombras e de amores. Jack Gil relembra as mulheres que amou; o sumptuoso ambiente que se vivia no Hotel Aviz, onde espiões se cruzavam com embaixadores e reis; os sinistros membros da polícia política de Salazar ou mesmo os taxistas da cidade. Um mundo secreto e oculto, onde as coisas aconteciam "enquanto Salazar dormia", como dizia ironicamente Michael, o grande amigo de Jack, também ele um espião do MI6. Num país dividido, os homens tornam-se mais duros e as mulheres mais disponíveis. Fervem intrigas e boatos, numa guerra suja e sofisticada, que transforma Portugal e os que aqui viveram nos anos 40.

Pequeno Livro das Coisas
de João Pedro Mésseder
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 56
Editor: Editorial Caminho
ISBN: 9789722125741

As coisas não passam de coisas? Ou são coisas e alguma coisa mais? Cada coisa tem sua causa. E, por vezes, uma voz. Com queixas, alegrias, pensamentos ou histórias para contar… Este livro convida a ver cada coisa com olhos de ver, ou a escutar a sua voz com ouvidos de ouvir…
A Vida Quotidiana na Grécia Antiga
de Cath Senker
Edição/reimpressão: 2008
Páginas: 46
Editor: Editorial Caminho
ISBN: 9789722118750
Coleção: Descobrir a História

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com História Universal nos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade.
Como era o interior de uma Trirreme grega? O que ficava por trás das colunas de um templo Antigo? Levanta os acetatos do livro par a responder a estas perguntas.
A Mãe que Chovia
de José Luís Peixoto
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 64
Editor: Quetzal
ISBN: 9789897220074

O protagonista do primeiro livro infantil de José Luís Peixoto é filho da chuva. Com uma mãe tão original, tão necessária a todos, tem de aprender a partilhar com o mundo aquilo que lhe é mais importante: o amor materno. Através de uma ternura invulgar, de poesia e de uma simplicidade desarmante, este livro homenageia e exalta uma das forças mais poderosas da natureza: o amor incondicional das mães.
O Sonâmbulo
de Robert Muchamore
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 344
Editor: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-04259-0
Coleção: CHERUB
Idioma: Português

Morreram 345 pessoas.
Um avião explode em pleno voo transatlântico, causando a morte a 345 pessoas. Os investigadores suspeitam de um ato terrorista, mas não têm como prová-lo.
Entretanto, a polícia recebe um telefonema de um jovem de 12 anos que acusa o pai de envolvimento no acidente. Pode ser uma pista, mas as provas teimam em não aparecer e o rapaz apresenta um historial de violência e problemas emocionais.
Os agentes da CHERUB são chamados a intervir em mais uma missão delicada e ultraperigosa!

O Recruta
de Robert Muchamore
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 368
Editor: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-04261-3
Coleção: CHERUB
Idioma: Português

Os agentes da CHERUB têm todos menos de dezassete anos. Vestem calças de ganga e t-shirts, e parecem crianças perfeitamente normais... mas não são.
Eles são profissionais treinados, enviados para missões de espionagem contra terroristas e traficantes de drogas temidos internacionalmente.
Mas, para efeitos oficiais, estas crianças NÃO EXISTEM.
James é o mais recente recruta da CHERUB. É brilhante a matemática e a CHERUB precisa dele. Esperam-no cem dias de recruta.
A aventura está a começar

Rusty – A Raposinha Ferida
de Tina Nolan
Edição/reimpressão: 2008
Páginas: 116
Editor: Gradiva Publicações
ISBN: 9789896162900

Livro recomendado para o 5º ano de escolaridade destinado a leitura autónoma e leitura com apoio do professor ou dos pais.
Abandonado… perdido… maltratado?
Há sempre um lar no Magia Animal!
Num mundo perfeito, o Magia Animal não seria necessário. Mas Eva e Karl Harrison, os irmãos que vivem com os pais neste centro de acolhimento de animais, sabem que a vida não é perfeita. Todos os dias chega mais um animal que precisa de ajuda!
Quando Eva descobre, perto do rio, uma raposinha ferida, sente uma enorme vontade de tratar dela, para que fique melhor. A Rusty é fantástica! É tão pequenina e macia, com olhos castanhos, dourados, e grandes orelhas pontiagudas! Eva não resiste a pegar-lhe e dar-lhe mimo. Mas não irá o seu carinho impossibilitar o regresso de Rusty ao mundo selvagem a que pertence?
O Alfabeto da Natureza
de José Jorge Letria; ilustração de Tiago Albuquerque
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 56
Editor: Oficina do Livro
ISBN: 9789895557653
Faixa etária: dos 4 aos 6 anos

Sinopse
A natureza está em todo o lado e, no entanto, às vezes esquecemos como ela é importante para nós!
O Alfabeto da Natureza convida-te a pensar e a descobrir coisas sobre o mundo em que vives.
Descobre a Natureza de A a Z.
Sabias que havia tanto para aprender?

Pragas e Peste e Pestilência
de Richard Platt
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 48
Editor: Texto Editores
ISBN: 9789724743110
Faixa etária: dos 7 aos 9 anos

Sinopse
Aviso: Este livro é contagioso!
A terrível história de doenças mortais contadas pelas pestes nojentas que propagam os germes!
Testemunha as grandes descobertas científicas e conhece as pessoas que cozinharam as curas.
Descobre as piores epidemias da História, da peste negra à tuberculose.
Junta-te à guerra aos germes e vê como a ciência ataca as doenças do mundo atual.
Este livro divertido e fascinante vai-te contagiar com conhecimento…
Natal nas Asas do Arco-Íris
de Sandra Serra, Alice Cardoso
Edição/reimpressão: 2007
Páginas: 32
Editor: Edições Nova Gaia
ISBN: 9789727125227
Faixa etária: dos 6 aos 9 anos

Sinopse
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para projetos relacionados com o Natal nos 3º, 4º, 5º e 6º anos.
Ariela, uma pequena fada de asas transparentes, ficou muito curiosa quando soube da existência de uma cidade cinzenta. Porque teria perdido a cor? Como seriam os seus habitantes? As crianças seriam felizes?
Descobre o que Ariela e as suas amiguinhas vão fazer para tornar especial o Natal nesta cidade cinzenta...


Natal de Encantar
de Vários
Edição/reimpressão: 2002
Páginas: 52
Editor: Texto Editores
ISBN: 9789724721224
Faixa etária: dos 4 aos 7 anos

Sinopse
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para projetos relacionados com o Natal na Educação Pré-Escolar, 1º e 2º anos.
Vem viver o encanto do Natal!
Deixa-te embalar pela magia dos contos e diverte-te a preparar a grande festa: canta as melodias da época, prepara receitas deliciosas e faz lindas decorações para a árvore de Natal.

Natal! Natal!
Cinco histórias e uma peça de teatro
de Isabel Alçada, Ana Maria Magalhães
Edição/reimpressão: 2004
Páginas: 72
Editor: Editorial Caminho
ISBN: 9789722116497

Sinopse
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para projetos relacionados com o Natal nos 3º, 4º, 5º e 6º anos.
Cinco histórias de Natal que agradam a pessoas de todas as idades e enchem o coração de ternura.
Uma peça de teatro para ler ou representar em família ou na escola, centrada em figuras que têm andado um pouco esquecidas: «As rainhas magas».

O Livro do Natal
de José Jorge Letria; ilustração de Afonso Cruz
Para conhecer o Natal... em verso!
Edição/reimpressão: 2008
Páginas: 44
Editor: Oficina do Livro
ISBN: 9789895554171

Sinopse
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para projetos relacionados com o Natal nos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade.
Queres conhecer melhor o Natal que festejas todos os anos? O Livro do Natal está cheio de rimas que te ajudam a conhecer esta época tão especial, cheia de luzes, doces e prendas. Quadras que também divertem e falam daquilo que é mais importante: "o que conta nesta vida é sabermos partilhar".

A História das Invenções
de Adam Larkum, Anna Claybourne
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 96
Editor: Texto Editores
ISBN: 9789724740539
Coleção: O Mundo que nos rodeia
Faixa etária: a partir dos 10 anos

Sinopse
Torradeiras, sanitas, televisores, computadores, carros, tabletes de chocolate, máquinas voadoras e até mesmo as tuas calças de ganga… Todos estes objetos do dia-a-dia, e muitos mais, só existem porque alguém se deu ao trabalho de os inventar.
Este livro revela as histórias reais e as fontes de inspiração por detrás de dezenas de ideias brilhantes - desde os avanços dos primórdios como a roda até às engenhocas de alta tecnologia do mundo moderno.

A História da Astronomia e do Espaço
de Louie Stowell
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 96
Editor: Texto Editores
ISBN: 9789724741994
Coleção: A História de…

Sinopse
Quando olhas para o céu à noite, não estás só a ver estrelas. A escuridão do espaço do espaço está repleta de objetos de todos os tamanhos e formas, desde gigantescas e incandescentes estrelas a minúsculas partículas de pó. Este livro explora os mistérios do espaço e partilha os segredos da astronomia - a ciência que estuda os céus.
A História da Pintura
de Abigail Weathley
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 96
Editor: Texto Editores
ISBN: 9789724740546
Coleção: O Mundo que nos rodeia
Faixa etária: a partir dos 10 anos

Sinopse
Plano Nacional de Leitura

Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com Música e Artes nos 7º, 8º e 9º anos.
Das primeiras pinturas rupestres às modernas obras-primas, esta obra acompanha a história da pintura desde a alvorada dos tempos até aos nossos dias. Pelo caminho, encontrarás muitos factos fascinantes, histórias intrigantes e a revelação de alguns truques desta arte.
Prepara-te, portanto, para descobrir como os antigos gregos faziam tintas à prova de água, quem eram os iconoclastas e por que motivo destruíam imagens e, ainda, ficar a pensar diante do misterioso sorriso de Mona Lisa…

A História da Ciência
de Anna Claybourne
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 96
Editor: Texto Editores
ISBN: 9789724741727
Faixa etária: a partir dos 10 anos

Sinopse
Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura
3º Ciclo
Apoio a projetos relacionados com Temas Científicos
Desde o início da história dos seres humanos que as pessoas imaginam a forma como as coisas funcionam e o que faz o mundo ser como é. Graças aos milhares de anos de experiências e ideias, descobrimos todo o tipo de coisas!
Este livro apresenta as mentes brilhantes e os momentos eureca que estão por trás das maiores descobertas científicas da História - buracos negros, luas, ímanes, criaturas microscópicas, a verdade sobre o calor e a luz, de que se alimentam as plantas, ADN, doenças e dinossáurios, átomos, asteroides e raios-X - e muito, muito mais!
Era uma vez a República
de José Fanha
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 88
Editor: Edições Gailivro
ISBN: 9789895577712

Sinopse
Já passaram 100 anos depois dessa data tão importante  para a nossa  História recente que é o 5  de Outubro  de 1910 em que terminou  a Monarquia e se deu a implantação da República. São muitas as perguntas  que colocamos quando se fala do  5 de Outubro de 1910. Será que saberemos  o que é uma República? Qual é a diferença entre a República e a Monarquia?  Quem   concebeu O Mapa Cor-de-Rosa? Como é que nasceu o Hino Nacional? Como é que  se escolheu a Nova bandeira portuguesa? Quem é que era eleito para o Parlamento? O que é a Maçonaria? E a Carbonária? Porque é que assassinaram o Rei D. Carlos?  Quem foi Afonso Costa? Porque é que chamavam o Presidente-rei  a Sidónio Pais?
Era uma vez um Rei Conquistador
de José Jorge Letria; ilustração de Afonso Cruz
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 48
Editor: Oficina do Livro
ISBN: 9789895554515
Coleção: Era Uma Vez Um Rei…

Sinopse
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com História de Portugal nos 7º, 8º e 9º anos de escolaridade.
Era Uma Vez um Rei Conquistador conta-te a história de D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal. Conhecerás também as aventuras e conquistas que levaram à fundação do teu país.
Era uma vez um Rei que Abraçou o Mar
de José Jorge Letria; ilustração de Afonso Cruz
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 32
Editor: Oficina do Livro
ISBN: 9789895557219
Coleção: Era Uma Vez Um Rei…
Faixa etária: dos 4 aos 6 anos

Sinopse
Era Uma Vez Um Rei Que Abraçou o Mar dá-te a conhecer D. João II, um rei que sonhou levar mais além os destinos do nosso país e marcou a história dos Descobrimentos Portugueses.


Atlas Ilustrado de La Provincia de Cáceres
de Vários
ISBN: 978-84-922230-7-7
Edição: 2010

Misiones Pedagógicas
Un documental de Gonzalo Tapia 

O Jardim Curioso
de Peter Brown
Best-seller do The New York Times durante 21 semanas!
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 32
Editor: Editorial Caminho
ISBN: 9789722121071
Coleção: Borboletras
Faixa etária: dos 4 aos 6 anos

Sinopse
O Jorge descobre numa linha férrea abandonada umas plantas a morrer. Decide cuidar delas - e a cidade escura e cinzenta transforma-se num jardim verde e luxuriante.

Como Escrever Artigos
de QED
Põe as tuas ideias no papel!
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 32
Editor: Texto Editores
ISBN: 9789724738215
Coleção: Como escrever 
Sinopse
A coleção Como Escrever proporciona aos mais novos dicas e técnicas para aprenderem a escrever em vários estilos.
Alguma vez te sentaste para escrever um trabalho escolar ou um artigo para o jornal da escola e ficaste sem saber por onde começar? Por vezes, a informação é tanta que é difícil saber por onde começar: Como Escrever Artigos pode ajudar-te!
Desde escrever uma notícia desportiva a fazer um trabalho sobre as florestas tropicais, descobre como podes manter os teus leitores interessados, como escrever para públicos diferentes e como organizar a informação.




Como Escrever Poemas
de QED
Põe as tuas ideias no papel!
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 32
Editor: Texto Editores
ISBN: 9789724738192
Coleção: Como escrever
Faixa etária: dos 6 aos 11 anos

Sinopse
A coleção Como Escrever proporciona aos mais novos dicas e técnicas para aprenderem a escrever em vários estilos.
Pessoas comuns podem criar poemas extraordinários! Se tens a cabeça repleta de ideias fantásticas e de imagens mas não sabes o que fazer com elas, então Como Escrever Poemas é a resposta!
Desde aprender as bases a aprender o significado de «onomatopeia» e como a usar, vais descobrir tudo o que necessitas para escrever poemas perfeitos.

O que é isto da Física?
de Kate Davies
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 96
Editor: Texto Editores
ISBN: 9789724741734
Coleção: O que é isto...
Faixa etária: a partir dos 10 anos

Sinopse
Como começou o Universo? O que é uma onda? De onde vem a eletricidade? O que é o Sol? Porque se colam os ímanes à porta do frigorífico? De que é tudo feito? Porque é que as coisas caem no chão? Como é que o som atravessa as paredes? Encontra as respostas a estas e muitas outras perguntas e descobre o papel que a física desempenha no nosso Universo e na nossa vida diária.


O que é isto da Química?
de Vários
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 96
Editor: Texto Editores
ISBN: 9789724741161
Coleção: O que é isto...
Faixa etária: dos 7 aos 9 anos

Sinopse
O que há dentro de um átomo?
Que químicos nos fazem felizes?
Porque evapora a água?
De que é composto o Universo?
O que são eletrões, protões e neutrões?
Como é que os átomos se ligam para formar moléculas?
O que são reações químicas e como podemos observá-las?
Como distinguimos um ácido de uma base?
Encontra a resposta a esta e muitas outras perguntas e descobre qual o papel que a química desempenha no nosso Universo e na nossa vida diária.

O que é isto da Biologia?
de Vários
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 96
Editor: Texto Editores
ISBN: 9789724741154
Coleção: O que é isto...
Faixa etária: dos 7 aos 9 anos

Sinopse
Porque te deixam quente as constipações?
Porque são verdes as plantas?
O que é a evolução?
Como começa a vida?
De que são feitos os seres vivos?
O que é um ecossistema?
Como funciona o nosso corpo?
De que modo funcionam as células?
O que são vírus e bactérias?
Como é que o organismo combate os micróbios?
Entra no mundo fantástico da biologia para ficares a conhecer as respostas a estas e muitas outras perguntas sobre o mundo que nos rodeia.
 Se eu fosse… Nacionalidades
de Francisco José Viegas; ilustração de Rui Penedo
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 32
Editor: Booksmile
ISBN: 9789898260642
Faixa etária: a partir dos 5 anos

O primeiro dos volumes intitula-se Se Eu Fosse... Nacionalidades e faz-nos descobrir a vida que o Lio teria se fosse japonês, brasileiro, norueguês ou italiano.
Ilustrado a quatro cores, oferece às crianças, a partir dos 5 anos, a oportunidade de conhecer a realidade gastronómica, linguística e patrimonial de diferentes países.
Humorada, lúdica e didática, é uma obra para ser lida com os pais e descobrir, em cada país, aquele pormenor, contribuindo para a construção da memória referencial das crianças relativamente às diferentes nacionalidades do mundo.

Expressões com História
de Alice Vieira
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 72
Editor: Texto Editores
ISBN: 9789724743226

Sinopse
Na casa do Pedro há tantas histórias para contar como perguntas ele tem para fazer.
No meio de conversas quotidianas, surgem expressões idiomáticas que o Pedro não consegue perceber e que dão azo a risota e a histórias que até metem Romanos e dinossáurios! Porque há sempre uma explicação para as frases que usamos mesmo sem saber porquê. E, como de pequenino é que se torce o pepino, o Pedro vai ficar a saber porque é que se exclama «Eureka!», se corre a «tirar o pai da forca», se dizem coisas «com sete pedras na mão» ou se «fazem ouvidos de mercador». Com a mestria das palavras de Alice Vieira e a magia das ilustrações de Ricardo Cabral, este livro explica-nos em pequenas histórias o significado e a origem destas e de tantas outras expressões, que tu, tal como o Pedro, certamente já ouviste.
A Grande Fábrica de Palavras
de Agnès De Lestrade
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 38
Editor: Paleta de Letras
ISBN: 9789899760516

Sinopse
Existe um país onde as pessoas quase não falam. Neste estranho país é preciso comprar e engolir as palavras para pronunciá-las. O pequeno Filipe precisa das palavras certas para abrir o seu coração à bela Sara. Mas como fazer? O que ele lhe quer dizer custa uma fortuna...


A Rainha das Rãs não pode molhar os pés
de Davide Cali; ilustração de Marco Somà
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 36
Editor: Bruaá Editora
ISBN: 9789898166166

Sinopse
"Era uma vez um lago, e nesse lago havia rãs. Rãs que passavam os dias a fazer coisas de rãs: saltavam e apanhavam moscas, dormiam sestas ou brincavam com as libélulas", ao fim e ao cabo, bichos tão parecidos connosco no partilhar da fragilidade das rotinas. Mas a segurança oferecida pela repetição, revela-se afinal sempre débil quando quebrada pelo imprevisto, pela mínima variação do curso natural das coisas. Tal e qual como acontecerá as estas rãs e ao seu mundo, quando algo vindo do céu, PLOC, cai no lago e faz com que se juntem os ingredientes necessários para observarmos um jogo de causa e consequência, numa série de acontecimentos imprevisíveis, onde tanto personagens como leitores estão longe de imaginar o final desta história.

Ciclo do Livro
de Mariana Magalhães, Sandra Serra, Cristina Quental
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 32
Editor: Edições Gailivro
ISBN: 9789895578986
Coleção: Onde Vamos Hoje
Faixa etária: dos 7 aos 9 anos

Sinopse
A professora Tita depois de ter lido uma história aos seus alunos, um deles, o Rodrigo pergunta como se chama a pessoa que faz um livro. Depois de muitas explicações dadas pela professora, os alunos ficam curiosos e querem descobrir mais sobre a maneira de fazer livros. Então, resolvem fazer uma visita de estudo a uma Editora, a um gabinete de ilustração, a uma gráfica e, finalmente, a um armazém. Acompanha esta turma para ficares a saber que, antes de mais, o livro começa por ser uma ideia de um autor ou equipa de autores. Para que essa ideia ganhe a forma de livro, é necessário o trabalho de várias pessoas: Editor, Coordenadores, Designers, Ilustradores, Paginadores, Revisores, Marketing, Comerciais, Comunicação… O processo começa quando o autor apresenta o original ao Editor e ambos o analisam.
Para terminar, diverte-te a aprender as lengalengas, a canção e peça de teatro que ajudam a saber mais sobre o ciclo do livro.




Filmes


A Rede Social

M12 Estados Unidos 2010

Drama

121m

Realização: David Fincher

Interpretação: Andrew Garfield, Jesse Eisenberg, Justin Timberlake, Rashida Jones

Argumento: Aaron Sorkin



Sinopse

Certa noite no ano de 2003, o génio da programação e aluno de Harvard, Mark Zuckerberg, senta-se ao computador e começa a trabalhar numa nova ideia. Aquilo que inicialmente era apenas uma mistura de programação e blogging, cedo se tornou numa rede social à escala mundial, que revolucionou a forma de comunicar. Seis anos e 500 milhões de amigos depois, Mark Zuckerberg é o mais novo bilionário da História... mas para este empresário, o sucesso vai trazer-lhe também problemas pessoais e legais.







As Viagens de Gulliver

M12 Estados Unidos 2010

Comédia

93m

Realização: Rob Letterman

Interpretação: Amanda Peet (I), Billy Connolly, Emily Blunt, Jack Black, Jason Segel

Argumento: Joe Stillman (I), Nicholas Stoller



Sinopse

Nesta versão do conto clássico de Jonathan Swift, Lemuel Gulliver é um escritor que, para impressionar o editor de viagens do jornal para o qual trabalha, se aventura em águas desconhecidas, num barco com destino ao Triângulo das Bermudas. Mas a viagem, agitada por tempestades, levam-no a um tipo muito diferente de ilha, habitada por uma civilização minúscula, conhecida como Liliputianos. Depois de um começo atribulado, o enorme Gulliver torna-se uma inspiração para os seus novos amigos de 15 cm e assim começam a aprender uns com os outros. Liderando os Liliputianos a uma vitória sobre os seus imbatíveis oponentes da ilha vizinha, Gulliver tem de combater um gigante mecânico e lidar com as suas próprias falhas para que finalmente emerja do seu pequeno mundo.






Billy Elliot

M12 Estados Unidos 2000

Drama

93m

Realização: Stephen Daldry

Interpretação: Gary Lewis (III), Jaime Bell, Jamie Draven, Julie Walters



Sinopse

Esta é a história de um dotado rapaz que se vê subitamente dividido entre aquela que sente ser a sua verdadeira vocação e a oposição familiar em relação á mesma. Em 1984 vive-se uma atmosfera de tensão numa cidade mineira do Norte de Inglaterra. O jovem Billy Elliot, filho e irmão de mineiros, órfão de mãe, não se apercebe muito bem do estado das coisas na cidade, mas percebe muito bem que a sua vocação está longe de passar pelo boxe, desporto que pratica. É então que se apaixona pelo ballet, uma atividade vista como sendo vocacionada para raparigas. Quando a sua família descobre que o jovem Billy sente que este pretende abraçar o ballet, os preconceitos começam a falar mais alto. Protegido pela sua professora, a sua carreira como dançarino começa a evoluir, enquanto a relação com os seus familiares se deteriora gradualmente...






O Principezinho

M6 Estados Unidos 1974

Ficção

85m

Realização: Stanley Donen

Argumento: Antoine de Saint-Exupéry, Alan Jay Lerner

Elenco: Richard Kiley, Steven Warner, Bob Fosse, Gene Wilder, Joss Ackland, Clive Revill, Donna McKechnie, Victor Spinetti, Graham Crowden



Sinopse

O adorado e delicado clássico de Antoine de Saint-Exupery, uma história de inocência e descoberta, chega ao ecrã com os seus pés bem firmes no deserto do Saará, os seus olhos virados para as estrelas e o seu espírito a voar encantado pelas canções de Alan Jay Lerner e Frederick Loewe (My Fair Lady, Camelot).
'A banda sonora de O Principezinho é uma pura delícia', disse o The New York Times. Deliciosa, também, é a mágica história de um piloto perdido no deserto (Richard Kiley) e de um miúdo errante de um lugar muito distante. Juntos, os dois partilham momentos que divertem, encantam e tocam a todos bem fundo no coração. Já alguma vez adquiriu sabedoria de uma raposa (Gene Wilder)? Ou cuidou de uma rosa que era mais especial que todas as outras rosas? Alguma vez viu a dança matreira de uma serpente (Bob Fosse)? O universo - melhor, a vida - é um lugar encantador, e ainda mais quando é partilhada com O Principezinho.







Romeu e Julieta

M12 Estados Unidos 1996

Drama

120m

Realização: Baz Luhrmann

Interpretação: Claire Danes, Jesse Bradford, John Leguizamo, Leonardo DiCaprio, Vondie Curtis-Hall



Sinopse
Nesta versão para os dias de hoje da peça de Shakespeare o cenário é Verona Beach. Os Capuleto e os Montéquio, duas famílias que sempre se odiaram, têm rixas sem cessar, mas isto não impede que Romeu (Leonardo DiCaprio), um Montéquio, se apaixone pela bela Julieta (Claire Danes), uma Capuleto. Entretanto, uma apresentadora de televisão anuncia que este amor profundo acabará por gerar trágicas consequências, em virtude desta insana rivalidade familiar.



Um dia, um Guarda-Chuva
De Davide Cali; ilustração de Valerio Vidali
Edição/reimpressão: 2011
Editor: Planeta Tangerina
ISBN: 9789898145291

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para a Educação Pré-Escolar, destinado a leitura com apoio do educador ou dos pais.

Um dia, um guarda-chuva... ficou esquecido dentro de um autocarro. Uma passageira usou-o para afugentar um ladrão de carteiras e, a partir daí, foi um sem parar de peripécias.
No final, depois de muitas voltas, o guarda-chuva acabou o dia onde menos se esperava...

Trocoscópio
De Bernardo Carvalho
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 32
Editor: Planeta Tangerina
ISBN: 9789898145253
Coleção: Histórias Paralelas
 
São 142 peças: triângulos, retângulos, círculos, semicírculos e pintinhas.
Em amarelo, verde, encarnado, azul, rosa, laranja, roxo.
Sempre que se combinam ou se sobrepõem, formam novas cores e novas formas. 142 peças, como num jogo, mudando de lugar e de posição à medida que folheamos as páginas:
olhamos para um lado e estavam ali, olhamos para o outro e mudaram para acolá... A acontecer, em paralelo e usando as mesmas peças, estão duas histórias: numa subtraímos, na outra, adicionamos; numa desconstruímos, na outra, é tempo de construção.
E o que resultará de tudo isto? E qual a razão de tudo isto?
Chamam-lhe Trocoscópio e, para quem não percebe muito de tecnologia, podemos simplificar, dizendo que se trata de um caleidoscópio, mas dos mais avançados: com formas coloridas lá dentro, mas com capacidades (ainda mais) surpreendentes.
Se achas que há coisas que precisam de mudar, espreita pelo Trocoscópio e carrega no botão.


Bilhetinhos de Namorados
de Virginie Hanna
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 32
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722345514
Faixa etária: a partir dos 6 anos

Com texto de Virginie Hanna e encantadoras ilustrações de Véronique Hermouet, Bilhetinhos de Namorados junta-se aos dois anteriores livros da mesma série - Beijinhos, Beijinhos e Gosto de Ti.
«O que é um namorado? - Não sabes? Um namorado é...» e assim se inicia a história entre uma rapariga e um rapaz que partilham um com o outro a ideia que têm sobre os seus respetivos namorados. Um livro concebido com ternura para crianças na idade em que os primeiros anos de escola são palco de empolgantes descobertas.



Emília e o Chá de Tília
De Alexandra Pinheiro
Edição/reimpressão: 2008
Editor: Trinta por uma linha
ISBN: 9789898213044
Faixa etária: dos 6 aos 9 anos

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para a Educação Pré-Escolar, destinado a ler em voz alta/contar/trabalhar na sala de aula.


O Primeiro Gomo da Tangerina
de Madalena Matoso, Sérgio Godinho
Edição/reimpressão: 2010
Editor: Planeta Tangerina
ISBN: 9789898145239
Faixa etária: a partir dos 4 anos

O que faz uma menina de tangerina na mão?
Cheira, prova, experimenta...
O acontecimento é único
(a menina nunca antes provou nada assim)
e, por isso, todos vêm ver.
Será que vai gostar?
Vida fora, não esquecerá este primeiro gomo,
que, diz ela, tem o sabor da primeira vez.

A Ilha
de João Gomes de Abreu, Yara Kono
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 48
Editor: Planeta Tangerina
ISBN: 9789898145437

"A Ilha" conta a história de uma grande empreitada — uma empreitada que uniu os habitantes de uma ilha em torno da construção de uma ponte. Ter um sonho assim até não seria problema nenhum, se o continente não ficasse lá longe, tão longe e a construção da ponte não fosse uma obra louca, tão louca...


Nunca vi uma bicicleta e os patos não me largam
de Isabel Minhós Martins, Madalena Matoso
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 32
Editor: Planeta Tangerina
ISBN: 9789898145444

É claro que os pais e a escola querem sempre o melhor para nós. Mas às vezes estão tão preocupados em ensinar-nos tudo-e-mais-alguma-coisa que podem esquecer-se do mais básico e fundamental, como levar-nos a ver uns patos ou ensinar-nos a andar de bicicleta...

Para onde vamos quando desaparecemos?
De Isabel Minhós Martins; ilustração de Madalena Matoso
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 48
Editor: Planeta Tangerina
ISBN: 9789898145352

À parte algumas exceções, ninguém consegue responder com certeza absoluta à pergunta que dá título a este livro. 
"Para onde vamos quando desaparecemos?" aproveita a ausência de respostas “preto no branco” para lançar novas hipóteses – mais coloridas e poéticas, mais sérias ou disparatadas, conforme o caso... – e assim iluminar um tema inevitavelmente sombrio.


Siga a Seta!
De Isabel Minhós Martins; ilustração de Andrés Sandoval
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 32
Editor: Planeta Tangerina
ISBN: 9789898145260

Uma cidade repleta de setas, indicações e sentidos obrigatórios.
Um rapaz que vive os seus dias entre setas, nunca ousando (ou sequer pensado) desviar-se do seu rumo.
E uma ideia revolucionária que lhe invade os pensamentos e o faz, certo dia, aventurar-se...
Por isso, atenção, muita atenção: este livro é só para corajosos!
Para todos aqueles que gostam de viajar até lugares inexplorados e não têm grande medo de se perder. 
Enquanto o meu cabelo crescia
De Isabel Minhós Martins; ilustração de Madalena Matoso
Inclui CD com narração e música de Sérgio Pelágio
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 32
Editor: Planeta Tangerina
ISBN: 9789898145277

Os cabelos não são um assunto fácil:
Quem os tem lisos, prefere os encaracolados.
Quem os tem escuros, acha os loiros mais bonitos.
Quem os tem curtos, espera que cresçam depressa...
Mila, a cabeleireira deste livro, compreende tudo isto e é capaz de surpreender os clientes com as transformações mais mirabolantes.
Mas há mudanças súbitas que nem todos estamos preparados para aceitar.
E um dia, uma pequena tragédia aconteceu entre as paredes do salão...

 
Lendas e Contos Indianos
De José Jorge Letria
Edição/reimpressão: 2006
Páginas: 38
Editor: AMBAR
ISBN: 9789724310268
Idioma: Português

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 4º ano de escolaridade destinado a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade III.

Compilação de contos lendas e relatos míticos da Índia milenar.
O autor desta compilação, José Jorge Letria, é um dos autores de referência na literatura infanto-juvenil.
As histórias são marcadas por uma singular relação dos seres humanos com a Natureza e com o sagrado.
Uns contos são divertidos, outros são moralistas, mas todos vão encantar jovens e adultos.
Ilustrações fantásticas de Inês de Oliveira, uma jovem ilustradora de grande qualidade.


Viva Dom Quixote
De José Jorge Letria
Edição/reimpressão: 2005
Páginas: 34
Editor: AMBAR
ISBN: 9789724309972

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 4º ano de escolaridade destinado a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade I.

Em comemoração dos 400 anos da publicação da obra D. Quixote, de Miguel de Cervantes, aqui está mais uma adaptação das aventuras do cavaleiro da triste figura.


Os cúmulos
De José Jorge Letria
Edição/reimpressão: 2006
Páginas: 40
Editor: AMBAR
ISBN: 9789724310923
Faixa etária: a partir dos 6 anos
 
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para leitura orientada na sala de aula com alunos do 5º e 6º ano de escolaridade que ainda não adquiriram hábitos de leitura.

Neste livro estão reunidos os mais divertidos e absurdos Cúmulos que o José Jorge Letria conseguiu inventar ou recuperar
· As crianças vão soltar gargalhadas com a leitura destes cúmulos
· José Jorge Letria é um autor de referência na literatura infantil
·  As engraçadas ilustrações de José Miguel Ribeiro contribuem ainda mais para a alegria que reina ao longo de todas as páginas deste livro
·  A primeira edição deste título, publicada pela AMBAR em 2002, foi um grande sucesso

O que vês dessa janela?
de Madalena Matoso, Isabel Minhós Martins
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 32
Editor: Museu da Luz
ISBN: 9789728666125

No mês em que se completam 9 anos sobre a mudança dos habitantes da aldeia da Luz, a EDIA e o Museu da Luz, lançam um livro para os mais novos contando a história deste processo.

A vida na antiga aldeia, os avanços e recuos da obra, a chegada das máquinas, a demolição das antigas casas ou a subida das águas são alguns dos momentos contados nas páginas deste livro, com textos de Isabel Minhós Martins e ilustrações de Madalena Matoso.

O livro será oferecido às crianças da aldeia da Luz (grande parte delas já nascidas após a mudança para a nova aldeia), mas a ideia é que chegue também a outras crianças. Passados quase 10 anos desde a submersão da antiga Luz é muito provável que grande parte delas nunca tenha ouvido falar desta história que emocionou o país e levou muitos turistas à região, para ver a aldeia que seria engolida pelas águas.


As notas de Nora
de Andrew Clements; ilustração de Brian Selznick
Edição/reimpressão: 2007
Páginas: 144
Editor: Everest Editora
ISBN: 9789895000524
Coleção: Montanha Encantada
Faixa etária: a partir dos 10 anos

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 2º ano de escolaridade destinado a leitura autónoma e/ou leitura com apoio do professor ou dos pais.

Nora Rose Rowley é uma menina sobredotada, mas esconde isso de todos pois não quer que ninguém conheça as suas capacidades. Além disso, ela sabe perfeitamente que as notas alteram a perceção que cada aluno tem de si mesmo. Como poderia mudar o que os adultos pensam?


O código do dragão – 1ª parte
de Tea Stilton
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 128
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722342902
Coleção: Tea Stilton

Desportiva, atrevida e fascinante, Tea Stilton é a enviada especial do Diário dos Roedores, o famoso jornal dirigido pelo seu irmão, Geronimo Stilton. Os livros da Tea falam da amizade e das aventuras de um grupo de cinco novíssimas investigadoras, as Tea Sisters. Nesta primeira aventura, elas terão de resolver um mistério no antigo College de Topford. O que escondem os subterrâneos desta prestigiadíssima instituição? E quem terá raptado Hans Ratelo? Segue as pistas e diverte-te com elas!

Uma amiga com mil anos
Joana descobre a História de Montemor-o-Novo
de Teresa Fonseca
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 40
Editor: 7 Dias 6 Noites
ISBN: 9789898232748
Coleção: A Nossa Terra

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 4º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma e leitura com apoio do professor ou dos pais.

Joana estava feliz naquela tarde de início de Verão. Era o primeiro dia das férias grandes, depois de um longo ano letivo! Começara por visitar os avós maternos, que viviam num monte nas imediações de Montemor-o-Novo. Brincara o dia inteiro... Finalmente, cansada de tanta emoção, recostara-se à sombra de uma frondosa oliveira, que o avô António dizia, orgulhoso, ter mais de mil anos. Assim começa a história de Montemor-o-Novo, contada a uma criança por uma velha árvore...

Todos Fazemos Tudo
de Madalena Matoso
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 32
Editor: Planeta Tangerina
ISBN: 9789898145383

“Todos fazemos tudo” prescinde das palavras e funciona como um jogo. Há personagens – homens, mulheres, novos e velhos – e uma grande diversidade de atividades. 
Aos leitores caberá fazer as diferentes combinações: virando as páginas é possível trocar as personagens e/ou as atividades e observar como, pelo menos neste livro, não há preconceitos nem ideias feitas. Aqui todos fazemos tudo: avós de prancha de surf debaixo do braço, pais a estender a roupa, mães com jeito para a bricolagem, tudo acontece com naturalidade.

Praia Mar
de Bernardo Carvalho
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 48
Editor: Planeta Tangerina
ISBN: 9789898145321
Faixa etária: dos 4 aos 6 anos

Um livro de imagens pode ser um objeto estranho. As palavras não estão à vista nas páginas e os leitores, habituados à presença de um texto que os leve pela mão, poderão sentir-se perdidos (um pouco como, quando chegamos a uma praia e procuramos o melhor lugar para nos sentarmos).
Um livro para todos os dias
de Isabel Minhós Martins; ilustração de Bernardo Carvalho
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 56
Editor: Planeta Tangerina
ISBN: 9789898145406

Cada manhã traz-nos sempre um dia por estrear, um dia por abrir, um dia por desembrulhar… Mais tarde, quando fazemos o balanço dos dias, encontramos dias para todos os gostos, desde aqueles verdadeiramente memoráveis, aos que passam por nós quase sem darmos por eles.
Ungali
de Elsa Serra; ilustração de Carlota Flieg
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 72
Editor: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-72444-1
Coleção: MUNDO DAS HISTÓRIAS
Idioma: Português

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 1º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.

Quando não chove durante muito e muito tempo, os rios e as plantas secam, e os animais ficam sem água e sem comida. Como será que vão resolver este problema? Qual será o animal mais corajoso, que salvará todos os outros?
Ungali é uma história surpreendente da selva africana, onde a magia também acontece.
O livro dos Quintais
2.º Volume da Trilogia Histórias Paralelas
de Isabel Minhós Martins; ilustração de Bernardo Carvalho
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 32
Editor: Planeta Tangerina
ISBN: 9789898145246
Coleção: Histórias Paralelas

Não se assustem os mais supersticiosos: mal abrimos O Livro dos Quintais, damos de caras com um gato preto, daqueles meio vadios que de vez em quando se atravessam no nosso caminho. O gato chama-se Gatuno (só no final do livro vamos perceber porquê) e vive de quintal em quintal, escolhendo o dono e a sombra que mais lhe convém, de acordo com a época do ano e as suas vontades felinas.
Tal como o Gatuno, neste livro não entramos em casa de ninguém. Ficamo-nos pelas histórias paralelas e cruzadas que se passam cá fora, à beira de limoeiros e nespereiras, hortas e estendais, tanques ou mini-piscinas, acompanhando as vidas de oito quintais e respetivos ocupantes, ao longo dos doze meses do ano.
Quanto ao Gatuno, nem sempre é fácil encontrá-lo pois, como toda a gente sabe, os quintais são pequenos mundos onde não faltam esconderijos...

És mesmo tu?
de Isabel Minhós Martins; ilustração de Bernardo Carvalho
Edição/reimpressão: 2008
Editor: Planeta Tangerina
ISBN: 9789898145062

Uma bota desaparecida deixa dois amigos à conversa. Uma conversa labiríntica que nos deixa quase tontos! Mas as conversas entre amigos são mesmo assim... Cheias de curvas, contracurvas e referências estranhas (que mais ninguém entende!), as conversas entre amigos guardam sempre segredos e muita cumplicidade.




MANDELA: MEU PRISIONEIRO, MEU AMIGO
Ano: 2007
Estreia nacional: 20 de Setembro de 2007

País: Alemanha, França, Bélgica, África do Sul, Itália, Reino Unido, Luxemburgo
Género: Drama
Duração: 140 min.
Classificação: M/16
Distribuidora: LNK

Realização:
Bille August
Intérpretes:
Joseph Fiennes, Dennis Haysbert, Diane Kruger
 SINOPSE

Baseado nas Memórias
Do Guarda Prisional de Nelson Mandela

// VENCEDOR PRÉMIO DA PAZ
FESTIVAL DE BERLIM 2007 //
África do Sul, 1968. O regime brutal do apartheid impera e Nelson Mandela é encarcerado em Robben Island, a famosa ilha-prisão. James Gregory (Joseph Fiennes) é um guarda prisional, afrikaaner típico, racista, que, tendo crescido numa quinta em Transkei, desde muito novo aprendeu o falar xhosa. É, pois, a pessoa ideal para censurar as cartas recebidas e enviadas pelos prisioneiros e vigiar Mandela (Dennis Haysbert). Mas o convívio diário com Mandela altera a forma de Gregory pensar, para quem a luta por uma África do Sul livre começa a deixar de ser uma ideia absurda - ainda que os colegas e a sua mulher (Diane Kruger) o tentem convencer do contrário.
Baseado nas memórias do guarda prisional de Nelson Mandela, MANDELA: MEU PRISIONEIRO, MEU AMIGO acompanha a improvável mas profunda relação de amizade que se estabeleceu entre os dois homens. 


Invictus (DVD-Video)

Classificação: Drama
Edição: 2010



Sinopse
"Invictus" é um filme em que Clint Eastwood procura mostrar a grandeza de um líder que soube estar acima do ódio e do desejo de vingança, evitando que o fim do apartheid fosse seguido pela vingança dos negros face aos brancos sul-africanos.

Morgan Freeman é Nelson Mandela. Matt Damon o capitão da selecção sul-africana de râguebi. Inesperadamente, o caminho dos dois personagens vai cruzar-se numa "aliança" fulcral para o momento de viragem que o país encetava

Recentemente eleito Presidente, Mandela sabia que a nação continuava racista e economicamente dividida, fruto do apartheid. Acreditando que poderia unir o seu povo através da linguagem universal do desporto, Mandela apelou à equipa de rugby, que fez uma improvável caminhada até à Final do Campeonato do Mundo de 1995.



O Discurso do Rei (DVD-Vídeo)

Classificação: Drama
Edição: 2011
Sinopse
Após a morte de seu pai, o Rei George V, e da escandalosa abdicação do Rei Eduardo VIII, Bertie, que toda a sua vida sofreu de um debilitante problema de fala, é coroado Rei George VI de Inglaterra. Com o país à beira de uma guerra e a necessitar desesperadamente de um líder, a sua mulher, Elizabeth, futura Rainha-mãe, encaminha o marido para um excêntrico terapeuta da fala, Lionel Logue. Depois de um começo difícil, os dois homens iniciam uma terapia pouco ortodoxa e acabam por formar um vínculo inquebrável. Com a ajuda da sua família, do seu governo e de Winston Churchill, o Rei vai superar a gaguez e tornar-se numa inspiração para o povo.

Mariana e Manuel numa curva do caminho
Coleção: 7 irmãos - volume 8


Ano da Edição / 2011
Número Páginas / 176
ISBN / 9789895558155
Editora / OFICINA DO LIVRO










Sinopse:
 Chegados ao final do 1º período do sétimo ano, os gémeos estão imparáveis a magicar surpresas e partidas! A Mariana ganha um poderoso aliado: o Hans! O rapaz alemão, que mal fala português, aterrou por um ano lectivo em casa da família Machado e, como «oitavo filho», alinha em tudo e consegue surpreender os «irmãos» e os colegas da escola com os seus dois talentos naturais: a música e a cumplicidade com os gémeos. A Mariana, como não podia deixar de ser, continua a ter as melhores intenções e as piores ideias; e o Manuel, que costuma ter tão boas ideias, não sabe pô-las em prática e fá-lo de forma tão atabalhoada que acaba por estragar tudo. Este é um livro em que os gémeos se põem à prova ou «às provas» porque há várias para enfrentar. Conseguirão vencê- las? Saberão escolher a «resposta certa»? E o amor? Será que prestam atenção a quem realmente gosta deles? Ou andam perdidos pelas curvas dos caminhos?




Miguel Nunca Desiste
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 174
Editor: Oficina do Livro
ISBN: 9789895554485
Coleção: 7 Irmãos
 
Sinopse
O Miguel tem catorze anos e é o segundo de seis irmãos... ou sete, porque a Madalena já vem a caminho. Adora os amigos e é capaz de tudo para os ajudar... ou para com eles se aventurar em episódios menos aceitáveis pelos seus pais, apesar de inofensivos para quem adora fazer partidas!
Aos amigos e à família junta-se outra paixão: o futebol. O Miguel é um autêntico craque e não há jogo em que a família não esteja presente para o apoiar. Mas não são só os pais e os irmãos que andam de olho nas suas jogadas em campo.
As mais altas instâncias do futebol profissional não dormem e querem fazer do Miguel o melhor do mundo! Será isto possível? E os estudos? Conseguirá ele conciliá-los com a carreira futebolística? Isto para não falar da possibilidade de deixar a sua cidade e, com ela, a Rita, a namorada que adora!



Maria - Os Segredos da Irmã mais Velha
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 172
Editor: Oficina do Livro
ISBN: 9789895554478
Coleção: 7 Irmãos









Sinopse


Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 6º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma e leitura com apoio do professor ou dos pais.

A Maria tem quinze anos e é a mais velha de seis irmãos. Da escola ao ballet, passando pela vida familiar e pelos programas com os amigos, a Maria vive intensamente cada momento enquanto vai aprendendo a conhecer-se a si mesma e aos outros. Se tudo isto já é por si só um grande desafio, a vida torna-se ainda mais complicada quando, a meio do ano lectivo, um novo colega se junta à Escola Martim Moniz. O João Pedro é tímido e discreto, mas a sua presença marca a vida da Maria e leva-a a perguntar-se: "Será que me apaixonei mesmo a valer?" No entanto, esta situação não agrada a todos, principalmente ao Hugo, que tudo fará para os separar.



A Lua Não Fica Cheia Num Dia
Falar de sexualidade com pais e educadores
de Gabriela Moita, Milice Ribeiro Santos
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 122
Editor: Edições Afrontamento
ISBN: 9789723610765
Coleção: Grand'Angular










Sinopse:
Este livro pretende alargar os diálogos das experiências das autoras na área da educação sexual a pessoas interessadas e implicadas em processos educativos. Pretende-se contribuir para reflexões e descobertas, informar sobre a sexualidade e o desenvolvimento psicossexual e sensibilizar para possíveis consequências das nossas atitudes e comportamentos. O texto, pontuado por desenhos, epígrafes e citações, destaca a transversalidade do tempo que vivemos, a cultura e os aspectos sociais.




 Guia da sexualidade para raparigas
revisão de Associação Para O Planeamento Da Família
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 64
Editor: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-70286-9
Coleção: GUIA DA SEXUALIDADE
Faixa etária: a partir dos 10 anos 
Idioma: Português






Sinopse:
 
A adolescência é um período cheio de mudanças e de emoções novas. A coleção Guias da sexualidade ajuda-te a esclarecer as grandes dúvidas que possam surgir nesta etapa, de forma acessível e fácil. Rapaz ou rapariga, poderás escolher o livro que melhor se adapte às tuas inquietações e que te ajude a descobrir esses pequenos segredos que a sexualidade encerra.

O teu corpo começou a mudar, os teus hábitos não são os mesmos, o teu aspeto físico é diferente¿ O que é que está a acontecer-te? A adolescência bateu à tua porta. Guia da sexualidade para raparigas pretende informar a rapariga sobre o que acontece às jovens nesta idade: compreender a menstruação, o papel que as amigas desempenham, a forma como desperta o desejo sexual e a ansiedade para conquistar um rapaz, assim como toda a informação sobre as relações sexuais.






Guia da Sexualidade para rapazes
revisão de Associação Para O Planeamento Da Família
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 64
Editor: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-70285-2
Coleção: GUIA DA SEXUALIDADE
Faixa etária: a partir dos 10 anos
Idioma: Português








Sinopse:
A adolescência é um período cheio de mudanças e de emoções novas. A coleção Guias da sexualidade ajuda-te a esclarecer as grandes dúvidas que possam surgir nesta etapa, de forma acessível e fácil. Rapaz ou rapariga, poderás escolher o livro que melhor se adapte às tuas inquietações e que te ajude a descobrir esses pequenos segredos que a sexualidade encerra.

O teu corpo começou a mudar, os teus hábitos não são os mesmos, o teu aspeto físico é diferente... O que é que se passa contigo? A adolescência bateu à tua porta. O Guia da sexualidade para rapazes pretende informar o rapaz sobre o que acontece aos jovens nesta etapa da sua vida: compreender as "poluções noturnas", o papel que os amigos desempenham e as diferentes formas de se comunicarem, como desperta o desejo sexual e a ansiedade para conquistar uma rapariga, assim como toda a informação sobre as relações sexuais.





O Regresso do Jovem Príncipe
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 120
Editor: Lua de Papel
ISBN: 9789892316000
Coleção: Ideia Luminosa











Sinopse:
Na remota Patagónia, a quilómetros de qualquer povoado, um viajante encontra um rapaz adormecido à beira da estrada. Está estranhamente vestido, como um pequeno príncipe, esconde-se num manto azul. Perplexo, o viajante pega nele delicadamente. E, em cuidados, leva-o consigo. O menino só acordará mais tarde. Tem o cabelo loiro, da cor do trigo. E muitas perguntas para fazer. Aos poucos revela-se, fala de si, do seu pequeno planeta distante, de uma flor caprichosa que abandonou ao seu destino… e de um pequeno carneiro que aprisionou numa caixa de cartão, para que não fizesse mal à sua flor. O Regresso do Jovem Príncipe é uma história encantada, de A. G. Roemmers, o consagrado poeta Argentino. Ao evocar uma personagem mítica da literatura universal, o autor recupera, neste início de século, uma inocência que temos de preservar. E, ao mesmo tempo, procura responder às grandes questões com que o Homem se debate hoje.


Cartas da Beatriz
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 102
Editor: Letrarium Publicações
ISBN: 9789898412065
Coleção: Letra Verde



Sinopse:
Em registo de romance epistolar, a Autora conduz-nos ao mundo do bullying, no feminino. A história perpassa os problemas de uma jovem de 14 anos, a Beatriz, que vive atormentada pelas constantes agressões de um grupo de três colegas da sua escola que, a cada dia que passa, vão transformando a sua vida num autêntico pesadelo que gera o pânico. Beatriz vê-se impotente e recorre ao seu pai, escrevendo-lhe. Porém, só consegue fazer-lhe chegar a última carta…






 



Uma Questão de Azul Escuro
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 40
Editor: Edições Gailivro
ISBN: 9789895579150



Sinopse:
Margarida Fonseca Santos, em Uma questão de azul-escuro, aborda de uma forma bastante sensível e intimidativa um tema muito actual, o Bullying, que é um comportamento consciente, intencional, deliberado, hostil e repetido, de uma ou mais pessoas, cuja intenção é ferir os outros.
Luís é um menino do primeiro ciclo que, um dia, ao passar no Beco da Agonia, um local pouco iluminado, foi surpreendido por dois rapazes mais velhos que o agrediram, deixando-lhe o corpo cheio de manchas azuis.
Toda a história se desenrola a partir do momento em que a professora de ginástica descobre…




O caderno de Maya
de Isabel Allende
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 360
Editor: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-04384-9
Idioma: Português


Sinopse:
Um passado que a perseguia. Um futuro ainda por construir. E um caderno para escrever toda uma vida. "Sou Maya Vidal, dezanove anos, sexo feminino, solteira, sem namorado por falta de oportunidade e não por esquisitice, nascida em Berkeley, Califórnia, com passaporte americano, temporariamente refugiada numa ilha no sul do mundo. Chamaram-me Maya porque a minha Nini adora a Índia e não ocorreu outro nome aos meus pais, embora tenham tido nove meses para pensar no assunto. Em hindi, Maya significa feitiço, ilusão, sonho, o que não tem nada a ver com o meu carácter. Átila teria sido mais apropriado, pois onde ponho o pé a erva não volta a crescer."


Os filhos da droga
Christiane F.
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 336
Editor: Bizâncio
ISBN: 9789725304815






Este testemunho impressionante tem tido um impacto imenso por todo o mundo desde que foi publicado pela primeira vez. O relato desta adolescente sensível e inteligente, que menos de dois anos após ter fumado o seu primeiro «charro» se prostitui depois das aulas para pagar a sua dose diária de heroína, e o pungente testemunho da sua mãe fazem de Os Filhos da Droga um livro sem paralelo. Estas páginas ensinam-nos muito, não apenas sobre a droga e o desespero, mas também sobre a deterioração do mundo de hoje.


André e a Esfera Mágica
de Manuela Gonzaga
Edição/reimpressão: 2006
Páginas: 214
Editor: Oficina do Livro
ISBN: 9789895552016




Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 5º ano de escolaridade destinado a leitura autónoma e leitura com apoio do professor ou dos pais.

Quando o circo visita a aldeia de André, o rapaz apaixona-se pela filha do mágico, uma menina lindíssima e enigmática, que lhe oferece um berlinde enorme, límpido como uma lágrima.
Entretanto, os pais de André vão viver para Lisboa e uma nova vida começa. André sente-se profundamente infeliz. Na escola passa o tempo à bulha. Adopta todos os cães vadios das redondezas, os seus colegas têm nojo dele e enche o quarto de bichinhos: caracóis, lagartixas, etc. A mãe está enervadíssima; o pai trabalha o dia todo e mal lhe põem a vista em cima. Só Vicência, a empregada da casa, parece manter a energia e a vontade de devolver a alegria à família.
Um dia, André fecha-se no quarto, particularmente infeliz. O Inverno começou. Lembra-se então do berlinde e vai buscá-lo. Olha-o com muita atenção. O berlinde parece rodopiar e crescer nas suas mãos. A certa altura, André está dentro dele. Acontecem-lhe coisas espantosas. Conhece uma porta que fala, a Portália, bastante misteriosa e um pouquinho assustadora, e uma cascata, a Cascatélia, criatura de insuportável vaidade. Conhece uma fada, Grionesa, que o faz voar. Conhece um gato o gato do tio Xrüe Dinger, que está dentro de uma caixa com dois furinhos, e pelos quais não se pode olhar, sob o risco de o gato morrer. E o senhor Leandro, que aparece com uma grande mala de médico na mão e desaparece quando se mete dentro dela, altura em que esta começa a encolher, até sumir de vez. Esta mala tem coisas espantosas.
O pior dá-se quando o Mundo do Berlinde começa a ser alvo da ameaça aterradora de Benderau e dos Langolões. Portália vai ajudar e o senhor Leandro também. Mas André e Grionesa é que têm de enfrentar esse horror, salvando o país da destruição total.


Amados Gatos
de José Jorge Letria
Edição/reimpressão: 2005
Páginas: 216
Editor: Oficina do Livro
ISBN: 9789895551057

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 7º, 8º e 9º anos de escolaridade, destinado a leitura autónoma.

É antiga e profunda a paixão do autor pelos gatos e pelo seu singular universo de liberdade e soberania.Amados Gatos é um conjunto de textos que tem como ponto de partida os gatos de figuras famosas da literatura, das artes e da política, de Richelieu a Lenine, de Hemingway a Anne Frank, passando por Churchill, Marilyn Monroe, Paul Klee ou Zola, entre outros. Construídos com base em factos e figuras reais, estes contos reinventam a vida de gatos famosos e dos seus ilustres donos, assumindo-se como uma homenagem a estes felinos que o Homem nunca conseguiu domesticar. José Jorge Letria convive diariamente com os seus nove gatos, que partilham com ele o espaço e o imaginário da escrita. Amados Gatos é o testemunho de uma paixão e de um pacto de cumplicidade e afecto que o tempo se encarregou de fortalecer.


Marley & Eu
A vida e o amor do pior cão do mundo
de John Grogan
Edição/reimpressão: 2006
Páginas: 360
Editor: Casa das Letras
ISBN: 9789724616681
Coleção: Memórias

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado no programa de português do 7º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade I. 

VENCEDOR DO QUILL BOOK AWARDS NA CATEGORIA BIOGRAFIA. 

A história enternecedora e inesquecível de uma família e do seu cão malcomportado que ensina o que realmente importa na vida.
 
Chamavam-se John e Jenny, eram jovens, apaixonados e estavam a começar a sua vida juntos, sem grandes preocupações, até ao momento em que levaram para casa Marley, "um bola de pêlo amarelo em forma de cachorro", que, rapidamente, se transformou num labrador enorme e encorpado de 43 quilos. Era um cão como não havia outro nas redondezas: arrombava portas, esgadanhava paredes, babava-se todo por cima das visitas, roubava roupa interior feminina e abocanhava tudo a que pudesse deitar o dente. De nada lhe valeram os tranquilizantes receitados pelo veterinário, nem, tão pouco, a "escola de boas maneiras", de onde, aliás, foi expulso. 
Só que Marley tinha um coração puro e a sua lealdade era incondicional. Partilhou a alegria da primeira gravidez do casal e o seu desgosto com a morte prematura do feto, esteve sempre presente no nascimento dos bebés ou quando os gritos de uma vítima de esfaqueamento ecoaram pela noite dentro. Conseguiu ainda a "proeza" de encerrar uma praia pública e arranjou um papel numa longa-metragem, através do qual se fartou de "conquistar" corações humanos. 
A família Grogan aprendeu, na prática, que o amor se manifesta de muitas maneiras... e feitios.


Cão Como Nós
de Manuel Alegre
Edição/reimpressão: 2002
Páginas: 120
Editor: Dom Quixote
ISBN: 9789722023016



É um épagneul-breton a personagem principal do novo livro de Manuel Alegre. Com "manchas castanhas e uma espécie de estrela branca no meio da cabeça". Cão... como nós. Como nós, porque sabe da amizade (o cão é o melhor amigo do homem), da solidariedade, protege a criança, consola o dono, pressente a desgraça, 'chora' a morte. Mas também é altivo e irrequieto. Às vezes desobediente e exibicionista. Chama-se Kurika, e acompanhou o escritor e a sua família ao longo de anos. Aliás, ele 'é' parte da família, diz Manuel Alegre. Um livro alegre e comovente.
"...sendo sobre um cão, o livro é sobre os homens. Certos homens com um certo tipo de valores só aparentemente contraditórios: a liberdade e a fidelidade, a solidariedade, a independência, a altivez.
"(...) um belíssimo poema de amor de um homem a um cão. Como nós.
"(...) Por isso (a minha cadela, a gata) me tocou tanto este livro. E tenho a certeza que a tantos outros leitores, novos e velhos, pobres, ricos, remediados. Cada um a ver no Kuirika dos Alegre o seu Leão, o seu Tejo, o seu Farrusco, o seu Saikó, o seu Jimmy, a sua Mimi, a sua Ró-ró."
Adelino Gomes, Publico, Mil Folhas 
"Na prosa desta pessoalíssima novela em forma de pequenas reflexões, Alegre consegue um equilíbrio perfeito entre um registo poético e humorístico. (...) Uma obra para ser lida por quem sabe de experiência própria. E porventura também pelos outros, já que não raras vezes... este cão fala por nós." 
S.B.L., Visão



Sebastião e os Mundos Secretos
de João Aguiar
Edição/reimpressão: 2006
Páginas: 256
Editor: Edições Asa
ISBN: 9789724147024
Coleção: Romance Jovem
Faixa etária: a partir dos 13 anos



Com O Cristal Dourado, a ASA dá inicio a uma série de romances para jovens, da autoria de João Aguiar, que sairão integrados na já conhecida e conceituada colecção "Romance Jovem".
A série, intitulada SEBASTIÃO E OS MUNDOS SECRETOS, será composta por volumes que funcionarão individualmente, narrando cada um uma aventura completa do protagonista, Sebastião, que no início tem 12 anos, mas que, ao longo da série, irá crescendo e evoluindo.
Toda a narrativa assenta na existência de várias dimensões ou universos paralelos, que coexistem com o mundo físico em que o Sebastião vive normalmente. E, sobretudo, na existência de uma Ordem de Cavalaria mágica, capaz de estar presente nos vários universos, e à qual o Sebastião, sem o saber, estava pré-destinado desde a nascença.
Até chegar aos doze anos, Sebastião sempre julgou que era um rapaz como qualquer outro. Mas, nas vésperas do 12º aniversário, coisas muito estranhas começam a acontecer-lhe e ele não tarda a compreender que a sua vida vai mudar. Em breve lhe é revelado o segredo que reside no fundo do jardim; e, juntamente com esse segredo, muitas coisas mais lhe são reveladas. Entre elas, a existência da Ordem dos Cavaleiros da Esperança, a que ele, sem o saber, estava destinado, desde o seu nascimento.
As férias de Verão começaram. Mas Sebastião não poderá descansar, bem pelo contrário; porque não tardará a ser chamado pela Ordem, para participar numa inesperada guerra contra as forças da escuridão, contra o Grande Lagarto… 
Os amigos vão estar ao seu lado. Mas nem por isso a missão que lhe confiam será menos difícil ou menos perigosa.


Enigmas Policiais
(Reedição)
de Jim Sukach
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 96
Editor: Replicação
ISBN: 9789725703304
Faixa etária: a partir dos 10 anos


Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado no programa de Português do 5º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade II.

Mais um livro em que podes acompanhar o famoso Detective Resolvetudo e o seu filho Júnior na descoberta de assaltantes de bancos, ladrões de jóias, raptores e assassinos. Aprende como inquirir os suspeitos, como examinar os cenários dos crimes e como apanhar os criminosos nas suas mentiras e álibis. Lê com atenção os mini-mistérios, repara nos pormenores, usa os teus poderes de dedução... e resolve o crime! Todas as pistas estão lá, mas também tens soluções, no caso de teres dúvidas.

No Reino do Sonho
de Natália Bebiano
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 88
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722326216
Coleção: Estrela do Mar

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado no programa de português do 5º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade III. 

Arabela, contempla o ciberlivro que a mãe lhe ofereceu, com os olhos cheios de fascínio e encanto.
«Um livro interactivo!», pensa Arabela.
À medida que vai lendo aquelas linhas, ela eleva-se num voo silencioso, uma viagem para além Terra e do Arco-Íris, aos subterrâneos de uma história onde ala acaba por ajudar a traçar o próprio enredo. Maravilhada com a rara beleza que a rodeia, com a imensidão dos céus azuis, dos mares sem fim, das estrelas cintilantes, da música do cosmos, Arabela esquece-se de si, e aproxima-se, assim, do Reino do Sonho, da grande aventura que a fará percorrer as paragens mais belas, estranhas e misteriosas que imaginar se pode. Muitas são as criaturas extraordinárias que irá encontrar - bruxas aterradoras, gigantes de três metros, dinossauros, alquimistas, seres virtuais e todas as figuras das histórias e fábulas que já leu - Alice, o Gato das Botas, a Galinha dos Ovos de Ouro… E muitas são, também, as coisas sábias que irá aprender ao longo desta odisseia, que a alerta para a importância do sonho e da fantasia.

O Céu Cai-lhe em Cima da Cabeça


de Albert UderzoRené Goscinny
Edição/reimpressão: 2005
Páginas: 48
Editor: Edições Asa
ISBN: 9789724144184
Coleção: Astérix

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 6º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma e leitura com apoio do professor ou dos pais.

Mais uma vez a famosa aldeia dos irredutíveis gauleses foi invadida! Mas, desta feita, os romanos estão completamente inocentes. De um momento para o outro, todos os habitantes da aldeia gaulesa ficam imobilizados, com excepção de Astérix, Obélix, Panoramix e Ideiafix. Esta situação coincide com a chegada de uma misteriosa nave, tripulada por um estranho personagem de nome Tune, oriundo de uma estrela distante. Os nossos heróis ficam então a saber que possuem uma "arma secreta" pretendida pelos Nagmas, uns seres estranhos e antipáticos, rivais dos habitantes de Wendalsity. Os nossos amigos gauleses vão contar com a preciosa ajuda do simpático Tune, para evitar que a famosa poção mágica caia nas mãos dos terríveis Nagmas - que pretendem tornar-se os únicos senhores do Universo - e espera-se uma missão deveras complicada! Mas nada vai impedir que esta história termine como todas as outras… com um magnífico banquete!
O álbum "O Céu Cai-lhe em Cima da Cabeça" - o 33.º da série Astérix, foi publicado a 14 de Outubro de 2005 simultaneamente em 27 países, e com uma tiragem total na Europa de 8 milhões de exemplares - um novo recorde para esta série. Este livro é a 8.ª aventura de Astérix que Uderzo assina em 27 anos de trabalho a solo.



Lucky Luke no Quebeque
de Morris
Edição/reimpressão: 2004
Páginas: 48
Editor: Edições Asa
ISBN: 9789724140506

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 5º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma e leitura com apoio do professor ou dos pais.

O regresso do cowboy que dispara mais rápido que a sua própria sombra.
Este novo álbum de Lucky Luke permite-nos descobrir o talento de Laurent Gerra, verdadeiro fã da série, no seu novo papel de argumentista e constatar que Achdé é um notável "imitador" do Mestre Morris.
Uma injecção de talento que faz de Lucky Luke no Quebeque um êxito. Retomar uma série é sempre uma tarefa complexa, sobretudo quando se trata de um mito como Lucky Luke, criado e animado quase durante 50 anos por um dos grandes génios da Banda Desenhada, o imenso Morris.
No desenho, Achdé demonstra através das suas séries que é capaz de ressuscitar com respeito e criatividade o mais célebre cowboy da Banda Desenhada.
A Laurent Gerra, o mais popular imitador e humorista da última década em França, coube a tarefa de suceder a Goscinny, De Groot e Nordmann. A aposta foi ganha.
Fiel amante da série, Laurent Gerra recupera os melhores momentos de Lucky Luke e dá-lhe o seu toque pessoal através de uma incrível sucessão de personagens secundários deliciosos, de Céline Dion, cantora de cabaret, a Levy Strauss, inventor dos jeans.
A história assemelha-se a um clássico. Lucky Luke parte em direcção ao Quebeque à procura da apaixonada de Jolly Jumper. No faroeste francófono, o cowboy solitário cruza-se com um velhaco que pensa que o dinheiro tudo pode comprar. Perseguições, cavalgadas, duelos na neve e, evidentemente, batalhas de salão épicas, todos os ingredientes estão lá para gáudio dos leitores, pequenos e grandes.


Diário Inventado de Um Menino Já Crescido
de José Fanha
Edição/reimpressão: 2005
Páginas: 64
Editor: Edições Gailivro
ISBN: 9789895571475

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 5º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma e leitura com apoio do professor ou dos pais.

Todos nós vivemos acontecimentos extraordinários, conhecemos pessoas especiais, presenciamos momentos irrepetíveis. O problema é que, quando começamos a crescer, começamos também a esquecer muitos desses acontecimentos, dessas pessoas, desses momentos. É para isso que servem os Diários. Para guardar a nossa memória. Um dia, resolvi chamar o menino que já fui à escrita e pedi-lhe para escrever algumas das coisas de que ele ainda se lembra: os colegas, a avó, o pai, as múltiplas e, por vezes, contraditórias aprendizagens de que é feito o nosso crescimento. E assim nasceu este Diário que é um bocadinho verdadeiro e um bocadinho inventado e que foi escrito pelo menino já crescido que sou.


Filmes

Pinocchio
M6 Estados Unidos 1940
Animação
88m
Realização: Bem Sharpsteen, Hamilton Luske
Voz: Christian Rub, Cliff Edwards, Dickie Jones
Argumento: Aurelius Battaglia, Erdman Penner, Joseph Sabo, Otto Englander, Ted Sears, Webb Smith, William Cottrell

Uma das obras-primas dos estúdios de Walt Disney, adaptação da famosa história de Collodi sobre a marioneta que recebe o dom da vida. Esta primeira versão cinematográfica de Pinóquio recebeu dois óscares, para Melhor Banda Sonora Original e Melhor Canção.



I am Sam
M12 Estados Unidos 2001
Drama
132m
Realização: Jessie Nelson
Interpretação: Dakota Fanning, Dianne Wiest, Loretta Devine, MichellePfeiffer, Sean Penn
Argumento: Jessie Nelson

Sam Dawson (Sean Penn) é um homem com deficiências mentais que cria a sua filha Lucy (Dakota Fanning) com a ajuda de um extraordinário grupo de amigos.
Quando Lucy faz sete anos, ultrapassa intelectualmente o pai; nessa altura, a relação privilegiada entre os dois é ameaçada por uma assistente social que coloca Lucy ao cuidado de um orfanato.
Enfrentando o que parece um problema imbatível, Sam jura lutar contra o sistema legal e forma uma inesperada aliança com Rita Harrison (Michelle Pfeiffer), uma poderosa e egoísta advogada que aceita o caso gratuitamente em resposta a um desafio dos seus colegas.
Juntos, lutam para convencer o sistema que Sam merece a sua filha de volta e, durante o processo, formam-se entre eles laços que são um testemunho único do poder do amor incondicional.


Asterix & Obélix: Missão Cleópatra
M12 França 2002
Ação/Aventura Comédia Familiar
106m
Realização: Alain Chabat
Interpretação: Christian Clavier, Gérard Depardieu, Jamel Debbouze, Monica Bellucci
Argumento: Alain Chabat

A cena passa-se no ano LII (sim, 52!) a.C. A Gália pode ainda não ter sido ocupada, mas o Egipto, governado pela poderosa Cleópatra - sim, a do nariz - caiu sob o Jugo do Império Romano.
Ainda pior, Cléopatra entregou o seu coração a César, Júlio César, Imperador de todos os grandes povos. Pelo menos é o que ele diz.
Cansada das bocas sarcásticas de César, a bela e orgulhosa rainha faz uma aposta com ele: se conseguir em III meses (sim, 3!), construir para ele o mais esplendoroso palácio no meio do deserto, ele terá que admitir publicamente que os egípcios são o maior dos povos!
Para realizar a difícil tarefa, Cleópatra escolhe Numerobis, um arquitecto na moda: se ele for bem sucedido, será coberto de ouro. Se falhar, será atirado aos famintos crocodilos reais.
Mas o prazo é impossível de cumprir sem um milagre! O milagre chama-se... Astérix, Obélix e o seu fiel amigo, o druída Panoramix, o guardião da Poção Mágica...



O Código Da Vinci
M12 Estados Unidos 2006
Thriller
149m
Realização: Ron Howard
Interpretação: Audrey Tautou, Ian Mckellen, Tom Hanks
Argumento: Akiva Goldsman
Texto: Dan Brown

Um homicídio no Louvre, em Paris, e algumas pistas deixadas nas suas obras por Leonardo Da Vinci, levam à descoberta de uma sociedade secreta, que permanecera incógnita durante 2000, o que põem em causa a as fundações da cristandade...



Trust – Perigo Online
M12 Estados Unidos 2010
Drama
104m
Realização: David Schwimmer
Interpretação: Catherine Keener, Clive Owen, Noah Emmerich, Viola Davis
Argumento: Andy Bellin, Robert Festinger
Ator/Atriz: Catherine Keener, Clive Owen, Noah Emmerich, Viola Davis

A família ideal, marido, mulher e três filhos, vêem o seu mundo desabar quando a filha adolescente se torna o alvo dum predador sexual. As consequências dos atos de cada um, serão imprevisíveis.



Livros
Minas, o Lápis Professor
de Susana Cardoso Ferreira
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 56
Editor: Oficina do Livro
ISBN: 9789895553891

A história de um lápis que ensinou um menino a escrever. Esquecido, há tanto tempo, na gaveta da velha secretária do senhor Constantino, Minas, o lápis escritor, acreditava que a sua carreira tinha chegado ao fim. Tudo mudou no dia em que Mateus abriu a gaveta pela primeira vez.
A história de uma amizade recheada de palavras entre um menino que queria aprender e o lápis que o ensinou a escrever.

Não te deixes levar!
de Jocelyne Robert
Edição/reimpressão: 2003
Páginas: 112
Editor: Dinalivro
ISBN: 9789725762790

Público alvo: pais, educadores, crianças entre os 4 e os 12 anos
Jocelyne Robert é uma autoridade no domínio da educação sexual. Tornou-se famosa pelas suas conferências, intervenções televisivas, artigos nos jornais e livros sobre educação sexual para crianças e adolescentes. "Não te deixes levar!" é simultaneamente uma advertência contra o sofrimento e um grande desafio, fruto do tempo em que vivemos. Infelizmente, tornou-se uma tarefa primordial esclarecer com urgência os pais e as crianças sobre os abusos sexuais. Consegui-lo sem minar a credibilidade dos adultos que delas se ocupam e sem levar as crianças a considerarem como perigosa qualquer situação de carácter sexual é o propósito delicado deste guia prático, capaz de tornar os pais e as crianças uma equipa mais atenta e astuta do que o pedófilo predador, tantas vezes próximo e insuspeito. E repare na badana deste livro: o pedófilo não tem rosto.




A different present
Edição/reimpressão: 2008
Páginas: 40
Editor: Kalandraka
ISBN: 9788484646839

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para leitura em voz alta pelo educador/professor no 2º ano de escolaridade.



O boneco
de M. Alzéal
Edição/reimpressão: 2008
Editor: Kalandraka
ISBN: 9789728781927




Palhaço
de Quentin Blake
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 32
Editor: Editorial Caminho
ISBN: 9789722120609

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para a Educação Pré-Escolar, destinado a ler em voz alta/contar/trabalhar na sala de aula.
O Palhaço é deitado para o lixo juntamente com outros brinquedos indesejados. Mas, longe de se conformar com a sua sorte, o Palhaço põe-se a caminho, numa aventura citadina com um final invulgarmente feliz!
Um livro muito especial, onde as imagens contam toda a história!




Espelho
de Suzy Lee
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 48
Editor: Editora Gatafunho
ISBN: 9789728920630

Este livro sem palavras é exactamente sobre o "eu" refletido do espelho. Tal como em ONDA (também publicado na GATAfunho), a separação entre o lado direito e o esquerdo de cada página funciona como a separação entre a ilusão e a realidade. ESPELHO conduz-nos nesta viagem entre o "real" e o "ilusório" até um final absolutamente inesperado. Um livro sem palavras!



Guia da Sexualidade
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 64
Editor: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-70287-6

Sinopse
A adolescência é um período cheio de mudanças e de emoções novas. A coleção Guias da sexualidade ajuda-te a esclarecer as grandes dúvidas que possam surgir nesta etapa, de forma acessível e fácil. Rapaz ou rapariga, poderás escolher o livro que melhor se adapte às tuas inquietações e que te ajude a descobrir esses pequenos segredos que a sexualidade encerra.

Como posso falar com os meus pais? Que hei de fazer para que outra pessoa goste de mim? Que roupa devo usar? Estas e muitas outras questões são esclarecidas no Guia da sexualidade - 101 perguntas e respostas, 101 dúvidas de jovens da tua idade. Vais descobrir que as tuas "preocupações" são comuns aos teus colegas de turma, aos teus amigos e aos jovens com quem te relacionas diariamente.





Pinocchio - Pinóquio
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 36
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722341288

Sinopse
Esta é a história do Pinóquio, um boneco de madeira que ganha vida. O Pinóquio começa por ser um bocado preguiçoso e descuidado, mas, depois de fazer algumas asneiras, tem de aprender a ser responsável e também a deixar de pregar mentiras. Estes contos tradicionais bilingues oferecem aos jovens leitores uma maneira divertida de aprender a reconhecer palavras nas duas línguas.







Little Red Riding Hood – O Capuchinho Vermelho
Edição/Reimpressão: 2010
Páginas: 36
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722341295

Sinopse
A menina do Capuchinho Vermelho era muito boazinha e obediente. Mas certo dia, quando foi visitar a avó, o malvado do lobo enganou-a. Felizmente que apareceu gente que a salvou!



Peter Pan
Edição/Reimpressão: 2010
Páginas: 36
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722341318

Sinopse
Toda a gente sabe a história do Peter Pan, o rapaz que nunca cresce. O Peter Pan vive aventuras da sua infância sem fim na pequena ilha chamada Terra do Nunca.



DVD's
Juno
M12 Estados Unidos 2007
Comédia
92m
Realização: Jason Reitman
Interpretação: Ellen Page, Jennifer Garner, Michael Cera
Argumento: Diablo Cody

Sinopse
Juno é uma adolescente segura e descontraída com resposta para tudo e para todos. Juno não tem um problema de atitude; tem atitude a mais. Para sobreviver a mais uma tarde de aborrecimento, Juno decide ter sexo com o seu inseguro colega de escola Bleeker. Confrontada com uma gravidez indesejada, Juno e a sua melhor amiga Leah traçam um plano para encontrar os pais perfeitos para o bebé que ainda vai nascer. Mas à medida que a barriga vai crescendo e que Juno vai convivendo com os futuros pais da criança, começa a perceber que, afinal, não tem resposta para tudo… e que a vida ainda lhe pode reservar algumas surpresas.

XIII a conspiração
M12 Estados Unidos 2008
Ação/Aventura Thriller
174m
Realização: Duane Clark
Interpretação: Caterina Murino, Greg Bryk, Stephen Dorff, Stephen McHattie, Val Kilmer

Sinopse
Durante o seu discurso no Dia da Independência, a primeira mulher presidente dos EUA, é morta a tiro, mas o assassino escapa sem deixar rasto. Três meses depois, um casal de idosos encontram um homem ferido e encharcado numa praia. O homem sofre de amnésia e não sabe nada sobre a sua identidade. Apenas há uma pista: a tatuagem no seu pescoço, o número “XIII”. Será este o homem que todos procuram?


Reis e Rainha
M12 França 2005
Comédia
150m
Realização: Arnaud Desplechin
Interpretação: Catherine Deneuve, Emmanuelle Devos, Mathieu Amalric
Argumento: Arnaud Desplechin

Sinopse
Duas histórias separadas: por um lado, a coroação de Nora Cotterelle, que está prestes a casar-se e, por outro, a decadência de Ismaël Vuillard, internado por engano num hospital psiquiátrico e prestes a sair de lá, num estado lastimável. As duas intrigas cruzam-se quando Nora propõe a Ismaël adoptar o seu filho Elias...



CD-ROM
 
Língua Portuguesa 7º Ano
De Porto Editora Multimédia
Edição/Reimpressão: 2006
Editor: Porto Editora
ISBN: 9789720640512

Ciências Naturais 7º Ano
De Porto Editora Multimédia
Edição/Reimpressão: 2006
Editor: Porto Editora
ISBN: 9789720640536
 
Matemática 7º Ano
De Porto Editora Multimédia
Edição/Reimpressão: 2006
Editor: Porto Editora
ISBN: 9789720640529

Ciências Físico-Química 7º Ano
De Porto Editora Multimédia
Edição/Reimpressão: 2006
Editor: Porto Editora
ISBN: 9789720641281

Reis e Rainhas de Portugal
De Texto Editora
Edição/Reimpressão: 2000
Editor: Texto Editora
ISBN: 9724714047
 

Aquisições de livros durante o 3º Período




Henriqueta a tartaruga de Darwin
De José Jorge Letria
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 32
Editor: Texto Editores
ISBN: 9789724738277

Vem conhecer a história de Charles Darwin, o mais famoso naturalista inglês de todos os tempos, pela voz de Henriqueta, uma tartaruga centenária das ilhas Galápagos que afirma ter convivido com ele durante décadas e que agora nos conta como foi a sua vida. Deixa-te levar pelos relatos de Henriqueta e descobre como foi que Charles Darwin chegou às fantásticas conclusões que mudaram a forma de olhar para a evolução das espécies.


Carolina Beatriz Ângelo
de Maria Antonieta Garcia
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 152
Editor: Fonte da Palavra
ISBN: 9789896670450

Foi e primeira cirurgiã Portuguesa. Representante de uma ética inconformista e democrática, alicerçou sonhos num credo de responsabilidade tornando-se a primeira mulher a exercer o direito de voto, nas eleições de 28 de Maio de 1911. Pelo Verbo e pelos actos tornou o mundo mais habitável, mais fraterno.





Tu és aquilo que comes
de Felicia Law e outros compiladores
Edição/reimpressão: 2008
Páginas: 48
Editor: Porto Editora
ISBN: 9789720720337

Como fazer uma alimentação adequada. Sim, é mesmo verdade - nós somos aquilo que comemos! Tudo aquilo que ingerimos afecta o nosso organismo, o modo como este funciona, o seu aspecto e o seu bem-estar.
Toda a gente precisa das mesmas substâncias básicas que constituem os alimentos, a que chamamos nutrientes. Mas, durante a puberdade, o corpo cresce e transforma-se muito rapidamente, tendo necessidades nutritivas especiais.
O que comer? O que não comer? Quando e como o fazer? As respostas encontram-se neste livro!


Mahatma Gandhi
de Susmita Arp
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 129
Editor: Texto



Domínios, Gramática da Língua Portuguesa, 3ºCiclo…
de Maria do Céu Lopes, Zacarias Nascimento
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 399
Editor: Plátano Editora
ISBN: 9789727708505



Como ficar em forma
de Helen Greathead
Edição/reimpressão: 2008
Páginas: 47
Editor: Porto Editora
ISBN: 9789720720320


Humor em pedaços
De Artur Neto Gonçalves
Edição/reimpressão: 2002
Páginas: 403
ISBN: 9789729025037


Memorial do Convento: Estudos didácticos
de Ismael Gonçalves
Edição/reimpressão: 2006
Páginas: 62
Editor: do autor
ISBN: 98920016206


Fernando Pessoa: Ensaio interpretativo da sua Vida e da sua Obra
De João Gaspar Simões
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 111
Editor: texto


O novo acordo ortográfico
De Daniel Ricardo
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 47
Editora: Zero a oito



Precious. A força de uma mulher
De Sapphire
Edição/Reimpressão: 2010
Páginas: 184
Editor: Alfaguara

Precious Jones, dezasseis anos, corpo de mulher e coração de menina, está à espera do segundo filho. É negra, pobre, obesa, analfabeta e está muito só. Violada pelo pai, que é também o pai dos seus dois filhos, e abusada pela mãe, que encontra sempre novas formas de explorar a filha a vários níveis, Precious perde o seu último vínculo com a realidade ao ser expulsa da escola.
Sozinha nas ruas de Harlem, o reino dos sem voz, Precious fica muito próxima do abismo, vencida pela raiva e pelo desespero. Até ao dia em que é admitida numa instituição para crianças desfavorecidas e encontra na sua nova professora o estímulo para não desistir. Pela mão de Blue Rain, Precious descobre a magia das letras que formam palavras e frases, e encontra na leitura e na escrita a porta para o mundo que ela julgara estar definitivamente fechada.
A menina de Harlem descobre que tem sentimentos, tem sonhos e, mais importante do que tudo, tem uma voz só sua.




Eu sou a lenda
De Richard Matheson
Edição/Reimpressão: 2007
Páginas: 224
Editor: Saída de Emergência
ISBN:9789896370152

Robert Neville é o último homem vivo na Terra... mas não está sozinho. Todos os outros homens, mulheres e crianças transformaram-se em vampiros e estão sequiosos pelo sangue de Neville. De dia, ele é o predador, caçando os mortos vivos pelas ruínas abandonadas da civilização. De noite, Neville barrica-se em casa e reza para que chegue a manhã. Durante quanto tempo pode um homem sobreviver num mundo de vampiros?


 

Este país não é para velhos
De Cormac McCarthy
Edição/Reimpressão: 2007
Páginas: 240
Editor: Relógio D’Água
ISBN:9789727089796

A história desenvolve-se nos dias de hoje, na fronteira do Texas com o México, onde ladrões de gado dão lugar a traficantes de droga e onde pequenas cidades são agora zonas abertas de combate.
Llewellyn Moss encontra uma carrinha cheia de cadáveres, um carregamento de heroína e dois milhões de dólares no banco de trás. Quando pega no dinheiro, dá início a uma cadeia de reacções de violência catastrófica que nem a lei pode controlar.
Com temas tão antigos como a Bíblia e tão sangrentos como os títulos dos jornais actuais, No Country for Old Men é um triunfo.





O estranho caso de Benjamin Button
De F. Scott Fitzgerald
Edição/Reimpressão: 2009
Páginas: 76
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722340533

Na génese deste conto publicado pela primeira vez em 1922 terá estado, segundo F. Scott Fitzgerald, uma observação de Mark Twain em que o escritor lamentava que a melhor parte da vida fosse ao início e a pior no fim. Assim nasceu Benjamin Button, mas, como o leitor poderá começar a adivinhar, para grande desgosto e estupefacção de todos os envolvidos, o «pequeno» Benjamin vem ao mundo com a aparência, o tamanho e as peculiaridades de um homem de 70 anos… O Estranho Caso de Benjamin Button inspirou uma adaptação ao grande ecrã.




Porque é que os animais não conduzem?
de Pedro Seromenho
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 36
Editor: Paleta de Letras
ISBN: 9789899679122

Queres saber porque é que o dinossauro, a toupeira, o papagaio e muitas outras criaturas não podem conduzir?! Então entra neste livro e deixa-te guiar por um mundo divertido de animais que parecem pessoas reais. Sem regras nem sinais as estradas são uma selva e os perigos muitos mais. Boa viagem... em segurança!





A sala de aula sem bullying
de Allan L. Beane
Edição/reimpressão: 2006
Páginas: 160
Editor: Porto Editora
ISBN: 9789720346131

Todos os dias há alunos intimidados, assediados e, até, agredidos por outros alunos.
O bullying é um problema "grave", porém o professor pode fazer algo para o reduzir. É este o objectivo deste livro, que apresenta mais de 100 estratégias preventivas e de intervenção que o professor pode utilizar de imediato. Todas elas são fáceis de compreender e de implementar, não requerendo, na maioria dos casos, quase nenhuma preparação e necessitando de muito poucos ou, mesmo, nenhuns materiais específicos.
A sala de aula sem bullying é um livro muito prático, apto a ser usado em qualquer sala de aula, tornando-a num lugar aprazível, onde os alunos se sentirão motivados para as aprendizagens, confiantes e sem medo.

                                                              


S de Safari (el safari de Dani)
De Francesc Lucio
Edição/reimpressão: 2006
Páginas: 74
Editor: Edinumen
ISBN: 9788495986979

S DE SAFARI es una divertida aventura en un país africano. Dani viaja a Sudáfrica para ver a su tío, que es veterinario en una reserva natural. Alguien está matando a los elefantes y Dani quiere resolver el misterio.







Aula Mágica
De Mercedes Ferrer, Paloma Frattasi
Edição/reimpressão: 2003
Páginas: 65
Editor: Edinumen
ISBN: 8495986302

A través de los ojos de Meter, un niño, el lector se sumerge en un mundo exótico y diferente, lleno de lujo y color. En este mundo Meter conoce a Boabdil, y entre ellos surge una gran amistad. Si al lector le apetece descubrir la experiencia que vivieron, solo tiene que entrar en su Aula Mágica y disfrutar con ellos.





Baralhando Histórias
de Alessandro Sanna, Gianni Rodari
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 40
Editor: Kalandraka
ISBN: 9789728781743

-Era uma vez una menina que se chamava Capuchinho Amarelo.
-Não, Vermelho!
-Isso, Capuchinho Vermelho.
-A sua mãe chamou-a e disse-lhe:
"Ouve, Capuchinho Verde…"
O avô interrompeu a plácida leitura do jornal para contar à sua neta uma história que não é por ser clássica que lhe custa menos a contar. Desconhecimento? Em absoluto. O ancião consegue que seja a pequena quem realmente reproduz o conto, ao corrigir os enganos que ele comete deliberadamente porque, é ‘confundindo histórias’ que o enredo se transforma num proveitoso recurso expressivo.
Esta peculiar versão do Capuchinho, ideal para ser contada, é um verdadeiro jogo de humor para o leitor e uma lição - útil e simples - para os contadores de histórias, uma lição que lhes permite sentir a vibrante emoção do público infantil, atento e em alerta total, assim que lançado este irresistível anzol ao voraz apetite da sua imaginação.

                                                           


O dia em que a barriga rebentou
de José Fanha
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 44
Editor: Edições Gailivro
ISBN: 9789895576708

Pai Bisnau, mãe Bisnuca, filhos Bisnica e Bisneco, constituíam a terrível Família Bisnau que só vivia para almoçar. E lanchar. E jantar. E cear. E comer a todas as horas do dia. Nem usavam talheres! Metiam as mãos, quer dizer, metiam as asas pelo tacho adentro e enchiam a boca de tudo o que conseguiam apanhar. Todos os dias era o mesmo: grandes paneladas, muitos fritos e fritadas, chouriços e chourições, panelas e panelões com comidas gordurentas, batatas fritas e sumos, pastilhas, gomas e mais, tanto mais que já ninguém se espantou quando um dia a barriga do Bisneco rebentou!



Aprende Español com… Gol II Viviendo el sueño
de Noemi Camera
Edição/reimpressão: 2008
Páginas: 40
Editor: Edinumen
ISBN: 9788498481303



El secreto de la pirámide
De Alberto Madrona Fernández
Edição/reimpressão: 2003
Páginas: 70
Editor: Edinumen
ISBN: 8495986345


Iniciativa Escola, Professores e Computadores Portáteis: Estudo de Avaliação
de José Luís Ramos
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 167
Editor: D.G.I.D.C.
ISBN: 9789897423262


Estudo sobre o impacto pedagógico, económico e cultural da implantação em Portugal de um sistema de empréstimos de manuais escolares
de Observatório de Recursos Educativos
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 15
Editor: ORE


Aquisições de filmes durante o 2º Período


O Rapaz do Pijama às Riscas
M12 Reino Unido 2007
Drama Guerra
94m
Realização: Mark Herman (I)
Interpretação: Amber Beattie, Asa Butterfield, David Thewlis, Domonkos Németh, Jack Scanlon (II), Vera Farmiga, Zac Mattoon O’Brien
Argumento: Mark Herman (I)
Texto: Jonh Boyne

Um rapaz de oito anos, Bruno, é o protegido filho de um agente nazi cuja promoção leva a família a sair da sua confortável casa em Berlim para uma despovoada região onde Bruno não encontra nada para fazer nem ninguém com quem brincar. Esmagado pelo aborrecimento e traído pela curiosidade, Bruno ignora os constantes avisos da mãe para não explorar o jardim, por detrás da casa, e dirige-se à quinta que viu ali perto. Nesse local, Bruno conhece Shmuel, um rapaz da sua idade que vive numa realidade paralela, do outro lado da vedação de arame farpado. O encontro de Bruno com este rapaz de pijama às riscas vai arrancá-lo da sua inocência e resultar no despontar da sua consciência sobre o mundo adulto que o rodeia. Os repetidos e secretos encontros com Shmuel desaguam numa amizade com consequências inesperadas e devastadoras.


Remédio Santo
Estados Unidos 2001
Comédia Drama
101m
Realização: Tom DiCillo
Interpretação: Chris Noth, Denis Leary, Donald Faison (I), Elizabeth Hurley, Luis Guzmán (I), Melonie Diaz, Steve Buscemi, Vitor Argo

Ray Pluto (Denis Leary) é um policia nova iorquino, a quem tudo parece correr mal, apesar de ser um bom policia ele enfrenta uma onda de azar. As coisas vão de mal a pior, quando uma simples ida a um restaurante de fast-food, acaba em tiroteio e Ray com espasmos nas costas. Enquanto este se contorce com dores no chão, assiste a um rapaz a "ganhar o dia", quando este pega na sua arma e apanha um perigoso criminoso. Enquanto o rapaz se transforma num herói e é aplaudido pelos media, Ray Pluto é premiado com a alcunha de "policia falhado". Entretanto o seu colega-rival vai assumindo o controlo de todos os seus casos. Ray sem nada a perder concentra-se numa tarefa arrebatadora, o seu regresso, começa por mudanças do ponto de vista estético, depois consulta uma massagista, Dr. Ann Beamer (Elizabeth Hurley).
Este tratamento às costas leva-o um pouco para além da relação médico-paciente.
Hilariante comédia onde Elizabeth Hurley é protagonista, interpretando o papel de uma mulher tímida e recatada.


Desaparecido na América
M12 Estados Unidos 2005
Drama
102m
Realização: Gabrielle Savage Dockterman
Interpretação: Danny Glover, David Strathairn, Linda Hamilton (I), Ron Perlman, Zoe Weizenbaum

Jake Neely, um ex-combatente na guerra do Vietname, vive isolado numa cabana no meio dos bosques há 25 anos. Esta vida de reclusão termina quando um velho camarada, Henry Hocknell, lhe aparece de surpresa, acompanhado da sua filha Lenny, uma jovem de origem vietnamita. Henry informa-o de que está a morrer de cancro do pulmão e pede-lhe para cuidar de Lenny, ao que Jake recusa. Mas Henry, desaparece durante a noite, e abandona Lenny, não deixando ao velho solitário outra opção se não a de cuidar da jovem rapariga...


O Filho da Noiva
M12 Espanha 2001
Comédia
123m
Realização: Juan José Campanella
Interpretação: Eduardo Blanco, Héctor Alterio, Norma Aleandro, Ricardo Darín

Argumento: Fernando Castets, Juan José Campanella


Até que me encontrou
M12 Estados Unidos 2007
Comédia
100m
Realização: Helen Hunt (I)
Interpretação: Bette Midler, Colin Firth, Helen Hunt (I), Mattew Broderick
Argumento: Alice Arlen

April Epner é uma professora nova-iorquina em plena crise de meia-idade: o marido saiu de casa, a sua mãe adoptiva faleceu e a sua mãe biológica – uma excêntrica apresentadora de televisão – decidiu aparecer para lhe virar a vida do avesso. E, como se isto não fosse suficiente, o relógio biológico de April bate cada vez mais depressa.



Viciados
M16 Reino Unido 2007
Drama
93m
Realização: Mary McGuckian
Interpretação: Andie MacDowell, Charles Dance (I), Colm Feore, Donna D’Errico, Gary Farmer, Ian Hart (I), Jennifer Tilly, Kerry Fox, Rupert Graves, Russell Means

Mark, uma antiga vedeta da indústria porno, é dependente de álcool, drogas, jogo e sexo; Joe, um comediante neo-zelandês, tem problemas com o álcool; Sara, uma ex-modelo, recupera da dependência de heroína; Harry, é um toxicodependente proveniente de uma família rica. Sob o tratamento dos especialistas Bill e Kelly, e com ajuda de amigos e família, os quatro vão submeter-se a uma terapia de grupo durante um fim-de-semana... Onde tudo pode acontecer.


Guerra dos Mundos
M12 Estados Unidos 2005
Acção/Aventura Drama Ficção Científica Thriller
116m
Realização: Steven Spielberg
Interpretação: Dakota Fanning, Justin Chatwin, Miranda Otto, Tim Robbins (I), Tom Cruise
Narração: Morgan Freeman
Argumento: David Koepp

O nosso planeta é palco de um acontecimento inexplicável: a chegada de invasores oriundos do espaço. À medida que estes terríveis invasores avançam sobre a Terra, numa onda de destruição maciça e violência, cada um de nós terá de estar preparado para se defender...



Páginas de Liberdade
M12 Alemanha 2007
Drama
129m
Realização: Richard LaGravenese
Interpretação: Hilary Swank, Imelda Staunton, Patrick Dempsey, Scott Glenn
Argumento: Richard LaGravenese

Através de um olhar crítico sobre um sistema educativo e baseado num caso verídico de uma professora, o filme conta-nos a história de um grupo de jovens de um bairro problemático e de uma professora de inglês que lhes dá o que eles mais precisam: uma voz própria. Numa escola dominada pela violência e tensão racial, esta professora vai travar uma batalha para fazer com que a sala de aula passe a ter importância na vida destes estudantes. Contando as suas próprias histórias e ouvindo as histórias dos outros, estes jovens irão mudar os seus mundos.


Sem Reserva
M12 Estados Unidos 2007
Comédia Drama Romance
105m
Realização: Scott Hicks (I)
Interpretação: Aaron Eckhart, Abigail Breslin, Catherine Zeta-Jones
Argumento: Carol Fuchs

A Chef Kate Armstrong vive da mesma maneira que gere a cozinha do restaurante sofisticado em que trabalha, no número 22 da Rua Bleecker em Manhattan – com uma intensidade e uma seriedade que cativa e intimida toda a gente à sua volta. A natureza perfeccionista de Kate é testada quando o espírito livre e criativo de Nick Palmer se junta à sua equipa. Ele é uma estrela em ascensão que não dispensa a ópera como fundo musical enquanto trabalha e adora fazer toda a gente rir. O seu modo descontraído de enfrentar a vida e a cozinha não podia ser mais diferente do de Kate mas, mesmo assim, nota-se uma química entre ambos...


O Sorriso das Estrelas
M12 Estados Unidos 2008
Drama Romance
97m
Realização: George C. Wolfe
Interpretação: Christopher Meloni, Diane Lane, James Franco (I), Mae Withman, Richard Gere, Viola Davis (I)
Argumento: Ann Peacock
Texto: Nicolas Sparks

Adrienne Willis é uma mulher que tem a sua vida num verdadeiro caos. Ela decide retirar-se para a pequena cidade costeira de Rodanthe, na Carolina do Norte, de modo a receber um hóspede no fim-de-semana, na pousada da sua melhor amiga. Ela espera encontrar a tranquilidade que tanto precisa, de modo a repensar a sua vida e todos os conflitos em torno dela – um marido que pediu para regressar para casa, e uma filha adolescente que contraria todas as decisões da mãe. Assim que Adrienne chega a Rodanthe, prevê-se uma grande tempestade e o Dr. Paul Flanner chega. O único hóspede na pousada pretendia passar um fim-de-semana em retiro, de modo a enfrentar uma crise de consciência que se apoderou dele. Com o aproximar da tempestade, Adrienne e Paul, ficam mais próximos e um mágico fim-de-semana, cheio de romance, irá mudar as suas vidas para sempre.


Coco Avant Chanel
M12 França 2009
Biografia
105m
Realização: Anne Fontaine
Interpretação: Alessandro Nivola, Audrey Tautou, Benoît Poelvoorde, Emmanuelle Devos, Marie Gillain
Argumento: Anne Fontaine

Esta é a história de uma jovem francesa no início do século XX. Uma rapariga pobre mas que conseguiu transformar a promessa de uma vida banal num surpreendente destino. Ela usou o seu talento natural de costureira para se impor no mundo da moda, inventando um estilo que não só ofuscou todos os outros, como permaneceu na moda quase um século depois. O seu nome era Gabrielle e quando, num cabaret, um grupo de homens bêbados a apelidou de “Coco”, no seguimento de uma canção que tentou cantar entre a animada multidão, ela não aceitou apenas esta alcunha embaraçosa, mas adoptou-a orgulhosa e teimosamente, impondo-a ao mundo inteiro: Coco Chanel.


Música & Letra
M12 Estados Unidos 2007
Comédia
104m
Realização: Marc Lawrence
Interpretação: Drew Barrymore (I), Hugh Grant
Argumento: Marc Lawrence

Alex Fletcher é uma antiga estrela da pop dos anos 80, reduzido a ter de trabalhar à custa da nostalgia de alguns, em parques de diversões e feiras. O carismático e talentoso músico tem uma hipótese de regressar à fama quando a diva da pop actual, Cora Corman o convida a escrever e gravar um dueto com ela. Mas há um problema: Alex não compõe há anos, nunca escreveu letras de canções...e tem pouquíssimos dias para fazer ambas.


Aritmética Emocional
M12 Estados Canadá 2007
Drama
99m
Realização: Paolo Barzman
Interpretação: Christopher Plummer, Gabriel Byrne, Susan Sarandon
Argumento: Jefferson Lewis

Em 1945, Jakob Bronski, um jovem detido num campo de concentração, acolhe e protege duas crianças recém-chegadas: Melanie e Christopher. As circunstâncias facilitam a criação de um forte laço de amizade entre os três. 40 anos mais tarde, Melanie é uma mulher graciosa na casa dos 50 com o casamento em perigo devido à instabilidade emocional. Inesperadamente, Melanie descobre que Jakob – que pensava ter sido morto em Auschwitz – está vivo e convida-o para uma visita à sua casa de campo. Jakob acede ao convite e faz-se acompanhar por Christopher, o seu amigo de infância. Christopher nunca confessou o seu amor por Melanie, nem tão pouco o esqueceu. Inevitavelmente, todos são obrigados a confrontarem-se com os terríveis fantasmas do passado num difícil jogo de emoções.


Elephant
M12 Estados Unidos 2003
Drama
81m
Realização: Gus Van Sant
Interpretação: Alex Frost (I), Elias McConnell, Eric Deulen, John Robinson (IX)
Argumento: Gus Van Sant

Baseado parcialmente no massacre do Liceu Columbine, o realizador Gus Van Sant apresenta-nos ELEPHANT, cuja acção se desenrola durante um dia num típico liceu norte-americano. Dez adolescentes são seguidos nas suas actividades diárias por onde perpassa uma atmosfera de violência e desregramento, cada vez mais evidente à medida que a tensão aumenta, fazendo prever a tragédia.



Jerry Bruckhelmer
Autor de Mentes Perigosas
1999
95m


Nuremberg
De Wes Simoneau
2009
179m


Sinfonia nº 2 em Ré Maior, Op. 73
De Joahnnes Brahms
CD Áudio
Editora: Sol90
2010
57m
 
Aquisições de livros no 2º Período

Amanhecer
De Stephen Meyer
Edição/Reimpressão: 2009
Páginas: 753
Editor: Gailivro
ISBN: 978-989-557-588-6

Amares aquele que te matava, deixava-te sem outra opção. Como poderias fugir, como poderias lutar, se ao fazê-lo magoavas o teu amor? Se a tua vida era tudo o que tinhas para dar, como poderias recusá-la? A alguém que amavas verdadeiramente?
Para Bella Swan, o amor inelutável por um vampiro enreda-se de forma fantástica e terrível com uma realidade perigosamente opressiva. Impelida, num sentido, pela sua paixão intensa por Edward Cullen e, no outro, pela ligação profunda ao lobisomem Jacob Black, Bella enfrentou um ano tumultuoso de tentações, perdas e conflitos que agora a coloca perante um momento final e decisivo. A escolha eminente entre ingressar no mundo tenebroso, mas sedutor, dos imortais, ou prosseguir uma existência inteiramente humana é o fio do qual se suspendem os destinos dos dois clãs.
Agora que Bella já tomou uma decisão, uma cadeia perturbante de acontecimentos sem precedentes está prestes a desenrolar-se, com efeitos potencialmente devastadores e incomensuráveis. Quando os fragmentos corroídos da sua vida - inicialmente desvendada em Crepúsculo, e depois estilhaçada e dilacerada em Lua Nova e Eclipse - parecem prestes a sarar e a unir-se num todo, será que vão ser destruídos… para sempre?
Espantoso e capaz de cortar a respiração, Amanhecer é o final anunciado da Saga Luz e Escuridão, onde se desvendam os segredos e mistérios deste romance épico fascinante, que arrebatou milhões de leitores.



Poesia: Dois corpos tombando na água
De Alice Vieira
Edição/Reimpressão: 2007
Páginas: 80
Editor: Caminho

Excerto
“entrego-te as palavras
 que entre meus dedos construí
para alimentar de ti os recantos da casa
invadindo o coração da noite
entrego-te as palavras com a redonda luz
das maçãs sobre a mesa e o rumor da água
rasgando o caminho da paixão
em horas que já não conseguimos sem ajuda recordar
mas que habitam a mais frágil memória de nós próprios
palavras jorrando dos meus olhos
invadindo-te o sono e tropeçando
nas esquinas das frases que decoro
ao longo dos veios da tua pele”


Prosa: Às dez a porta fecha
De Alice Vieira
Edição/Reimpressão: 2007
Páginas: 160
Editor: Caminho

Às Dez a Porta Fecha é um peculiar romance juvenil, pois quase não encontramos personagens jovens. O livro trata da vida de velhos num lar de pessoas idosas. Conta-nos as histórias dos sonhos, desgostos e dores de homens e mulheres velhos que travam uma luta interior contra a rotina e o esquecimento das suas famílias. Mas é também um texto comovente e divertido com final feliz, visto que um dos velhos casa com uma companheira, sai do lar, e juntos descobrem o amor e constroem uma vida nova.


Vinte e cinco a sete vozes
De Alice Vieira
Edição/Reimpressão: 2008
Páginas: 63
Editor: Caminho
ISBN: 972-21-1623-1

Que foi que aconteceu no dia 25 de Abril de 1974? Aparentemente a resposta é fácil. Mas só aparentemente, pois tudo vai depender da idade que têm os que a ela respondem... Para os mais novos, aqueles a quem 1974 é a Pré-História, 25 de Abril, 10 de Junho, 5 de Outubro ou 1.º de Dezembro é tudo o mesmo, ou seja, é feriado e isso é que importa. Mas para os mais velhos, as coisas não são assim tão simples. Do conjunto de sete vozes diferentes se faz esta história — com um final feliz, já que a liberdade também se pode festejar de mãos dadas num centro comercial da cidade...


O diamante da Ilha das Caraíbas
De Mafalda Moutinho
Edição/Reimpressão: 2010
Páginas: 246
Editor: Dom Quixote
ISBN: 978-972-20-4071-6

Ana, Maria e André viajam até Martinica, nas Caraíbas. À chegada a este local com paisagens exuberantes e praias fantásticas, conhecem Letty, filha de Pierre Dumont, um biólogo francês cujas pesquisas misteriosas são interrompidas por um trágico acidente. No velho diário de Dumont, os Primos descobrem indícios importantes que conduzem a um diamante com três mil e quinhentos quilates, escondido algures no seio da floresta tropical. Com a ajuda de um velho amigo que não esperavam encontrar, os jovens partem num grande catamarã em direcção às ilhas de S. Vicente e Granadinas e chegam a Petit Tabac, ao largo da qual encontram uma pista deixada por Jean-Baptiste Labat, um biólogo explorador do século XVII. Cedo se apercebem do perigo que representa esta caça ao tesouro, tanto mais que não são os únicos no seu encalço. Mas a pista crucial na busca da incrível pedra preciosa, o maior diamante lapidado do mundo, encontra-se escondida num lugar que ninguém imagina e à vista de todos…


A história do Senhor Sommer
De Patrick Süskind
Edição/Reimpressão: 2009
Páginas: 102
Editor: Sextante
ISBN: 978-989-8093-31-8

«No tempo em que eu ainda trepava às árvores, vivia na nossa aldeia, a uns dois quilómetros da nossa casa, um homem a quem chamavam senhor Sommer. Ninguém sabia qual era o seu nome de baptismo e também ninguém sabia se ele tinha ou não uma profissão. Mas embora pouco se soubesse sobre o senhor Sommer, toda a gente o conhecia, pois andava permanentemente de um lado para o outro. Podia nevar ou cair granizo, podia estar um temporal ou chover a cântaros, podia o sol queimar ou aproximar-se um furacão, sempre o senhor Sommer peregrinava como uma alma penada, atravessando a paisagem e os sonhos do narrador...»


Operação Valquíria
De Jesús Hernández
Edição/Reimpressão: 2009
Páginas: 270
Editor: Quidnovi
ISBN: 978-989-628-119-9

Decorre o ano de 1943. O coronel Claus Schenk von Stauffenberg acaba de ser transferido para Berlim sob as ordens do general Friedrich Olbricht, membro de um núcleo de resistência que começa a congeminar um plano para assassinar Hitler. Olbricht já conta com o apoio de cerca duzentos implicados das mais diversas esferas da sociedade alemã, inclusive nos serviços secretos e de contra-espionagem. O seu objectivo é eliminar Hitler, Goering e Himmler, neutralizar as SS e instaurar um governo provisório, cujo fim é tentar uma paz com os Aliados e acabar com a guerra. Von Stauffenberg, apesar dos seus ferimentos de guerra (perdera um olho e vários dedos da mão), quer ser ele próprio a realizar o atentado. Os conspiradores hesitam. Será ele capaz de activar a bomba? Finalmente aceitam porque percebem que a sua invalidez é o álibi perfeito. O coronel Von Stauffenberg tenta inúmeras vezes levar a cabo a sua missão, mas o momento certo nunca surge, uma vez que é raro os líderes do partido estarem todos juntos numa mesma sala. Finalmente, em 20 de Julho de 1944, a ocasião proporciona-se. Os altos comandos reúnem-se no Quartel-General de Hitler, sediado perto de Rastenburgo. Von Stauffenberg leva uma pasta com um explosivo inglês, que se activa através de um detonador silencioso. É a oportunidade perfeita. Von Sauffengerg senta-se perto do ditador e só lhe resta esperar pelo momento certo.


Colecção Teodora
Teodora e a Pedra de Âmbar, Teodora e o Segredo do Manuscrito Chinês, Teodora e os Anéis Lendários, Teodora e a Ilha Invisível, Teodora e as Estátuas Misteriosas
De Luísa Fortes Cunha
Editor: Presença

É uma colecção esplêndida que fala de magia, códigos e enigmas para desvendar!
Diz a lenda que a sétima filha de uma família açoriana aos 12 anos se torna uma fada.
E assim foi, nasceu a Teodora!
Aos 12 anos entrou na Congressão. A partir daí viveu grandes aventuras com os seus dois amigos Alex e Gil e a sua rival inimiga Pooka.
Será que a Teodora encontrará as suas seis irmãs?!


e-Bug 2º ciclo
e-Bug 3º ciclo
De Cliodna McNulty
Edição/Reimpressão:
Páginas:
Editor: DGS

Trata-se de um recurso educativo - programas modulares apoiados por um website interactivo – que pretende sensibilizar os jovens para a prevenção de doenças transmissíveis e o uso prudente dos antibióticos.
Implica o desenvolvimento de conhecimentos e comportamentos saudáveis nas áreas da higiene das mãos, da higiene respiratória e alimentar. Realça os benefícios dos antibióticos no tratamento das doenças infecciosas, mas alerta para os efeitos adversos do seu uso imoderado e imprudente, nomeadamente no aumento das resistências.


Auto da Barca do Inferno
De Gil Vicente
Edição/Reimpressão: 2008
Páginas: 95
Editor: ASA
ISBN: 978-989-23-0362-8

Esta obra de leitura recomendada no 9.º ano de escolaridade inclui orientações de leitura sob a forma de tópicos e diversas actividades que potenciam o desenvolvimento da expressão escrita.
Excelente para preparação do Exame Nacional.
Inclui CD-ROM com jogos interactivos, 3 dicionários (mitologia, recursos fonéticos e recursos estilísticos), gramática e friso cronológico.

Romeu e Julieta

De William Shakespeare
Edição/Reimpressão: 2007
Páginas: 244
Editor: Oficina do Livro
ISBN: 978-989-555-317-4

Mundialmente aclamada como a mais bela e trágica história de amor de todos os tempos, Romeu e Julieta conta a história de dois jovens apaixonados, Romeu Montéquio e Julieta Capuleto. Filhos de famílias rivais, acabam por não conseguir resistir ao ódio que os separa, mas o seu amor perdurará para além da morte.



O Despertar
De Pedro Pereira
Edição/Reimpressão: 2010
Páginas: 529
Editor: Bubok
ISBN: 978-84-9981-025-6

“O mal que se quer esconder acaba por ser o maior.”
Após a derrota de Lúcifer, Roger Hawkins e os quatro Escolhidos continuam a sua luta contra as restantes forças de demónios, agora desorganizadas e sem líder. Contudo, Timothy prepara-se para libertar um grupo de poderosos e antigos demónios, que ameaçam colocar a civilização humana em risco, ao mesmo tempo que continua a sua demanda para ganhar poder e libertar Lúcifer...





A Estátua: A tortura preferida pela PIDE
De José António Pinho
Edição/Reimpressão: 2010
Páginas: 105
Editor: Âncora
ISBN: 978-972-780-298-2

A obra, baseada em factos reais, caracteriza politicamente os anos de 1958 e 59, registando memórias fundamentais para a construção da nossa identidade colectiva. São narrados 40 dias vividos nas masmorras da polícia política, em Coimbra, sete deles de autêntica tortura. Este é um testemunho da relação com os agentes da PIDE, do medo, do pânico, da alucinação, do desejo de morrer e da tábua de salvação que permitiu não denunciar, escrito em «palavras de lágrimas, de sangue e de amor».



Découvrir Lyon et son patrimoine mondial
De Sébastien Griffe
Edição/Reimpressão: 2004
Páginas: 64
Editor: La Taillanderie
ISBN: 2-87629-292-0


O que é Teatro?
De Orlando Farinha
Edição/Reimpressão: 2007
Páginas: 95
Editor: D-G das Artes