26/01/2011

Actividade Comemorativa para lembrar as Vítimas do Holocausto - 27 de Janeiro

PROGRAMA

As Bibliotecas do agrupamento em articulação com, os grupos de História, HGP e o atelier de Artes, vão assinalar esta data com as seguintes actividades:

- Logo pela manhã será desenhada no chão da escola, no pátio exterior debaixo do telheiro, a estrela de David e a data de 27 de Janeiro de 2011). A estrela de David (chamada de Escudo de David), é um símbolo real, um selo de realeza representativo do reinado de David. Quando as nações pagãs iam à guerra, muitas vezes pintavam figuras para inspirar medo aos adversários nos escudos dos seus próprios soldados (tais como dragões, cobras, etc.) No entanto, em Israel, o símbolo é o escudo de David. Com o tempo, este símbolo tornou-se símbolo da nação de Israel e do povo judeu, estando presente na própria bandeira de Israel. A estrela de David passou a ser usada como símbolo do povo judeu, encontrando-se em antigas sinagogas e túmulos judaicos, e sendo até mesmo escolhido pelos nazis, para ser obrigatoriamente usado pelos judeus sobre seu braço.)

- Serão distribuídas braçadeiras negras (para quem quiser) com a cruz de David (como acto simbólico para relembrar os Judeus que foram massacrados nesta data (Sob o lema "Judeu por um Dia...Solidários para sempre!")

- Das 14.45 às 17.10 decorrerá uma actividade na sala de convívio dos alunos preferencialmente para os 9ºs anos (cujo programa aborda esta data) se os professores que leccionam nesse dia e a essas horas assim o entenderem (Professores: Pedro Chorão, Helena Lindeza e José Vaz) bem como para as turmas que estariam em aulas com o professor Nuno Santos: 7ºE e 7ºB (no 7ºE: Prof. Fátima Ribeiro - 14.45; o 7ºB: Prof. Manuela Lopes às 14.45 e a Prof. Rosário às 15.40) - que constará do seguinte:

Nos primeiros 45 minutos (das 14.45 às 15.30): Intervenção por parte do professor de História que focará os principais factos que marcaram esta data; e de seguida uma breve intervenção da Professora Bibliotecária que dará a conhecer alguma bibliografia sobre este período histórico na Literatura e no Cinema.

Das 15.40 às 17.10 - Visionamento do filme " O Rapaz do Pijama às Riscas" (91 m. de duração).

Sem comentários:

Enviar um comentário