14/07/2021

Comunicado de Imprensa - EMysteries

 

 




COMUNICADO DE IMPRENSA

Novos desenvolvimentos do Projeto Europeu eMysteries: Desenvolvimento de competências de literacia para professores e estudantes

 

O Consórcio Projeto Europeu "eMysteries: Histórias Policiais para Envolver Estudantes em Leitura Atenta usando Dispositivos Móveis” tem o prazer de voltar a anunciar a criação da sua plataforma online. O projeto é financiado pela União Europeia e é realizado sob os auspícios do Programa ERASMUS +. Seis parceiros de cinco países diferentes (Alemanha, Chipre, Espanha, Irlanda, Portugal) fazem parte do consórcio e têm a responsabilidade de implementar as atividades eMysteries. O Projeto eMysteries é coordenado pelo  Jugendförderverein Parchim/Lübz e.V., na Alemanha.

 

O MOOC (Massive Online Open Course – Curso Livre Online Aberto) foca-se no desenvolvimento de conteúdos educacionais e servirá como ferramenta para ajudar o desenvolvimento profissional do professor.

O eMysteries MOOC consiste em 7 módulos:

 

Primeiro módulo: Histórias Policiais

Este módulo fornece exemplos de histórias policiais, bem como paradigmas de vários detetives fictícios conhecidos. Além disso, foca-se nos elementos básicos para escrever uma boa história policial. Atividades divertidas foram incluídas para ajudar os alunos a entusiasmarem-se com este módulo.

 

Segundo módulo: Mulheres e Histórias Policiais

Este módulo refere-se às mais famosas personagens de detetives, bem como às escritoras de histórias de detetives femininas. As histórias de detetives apareceram no início da década de 1860 na Inglaterra. Eram personagens que quebravam os papéis estabelecidos e ultrapassavam os princípios dessa sociedade. As suas performances tornaram-se um emblema literário, uma ferramenta de empoderamento para a nova mulher que estava acordando e queria mover-se livremente nas ruas e tornar-se dona do seu futuro.

 



Terceiro módulo: Ensinar histórias policiais

Este módulo destaca exemplos de como os professores têm usado histórias policiais misteriosas dentro e fora da sala para oferecer métodos e práticas para introduzir atividades de leitura atenta com esses tipos de histórias, bem como exemplos tanto em suporte papel, como digitais, com linguagem verbal e visual para explorar histórias de detetives misteriosos na prática.

 

Quarto módulo: Leitura Atenta  

Neste módulo conhecer-se-á mais sobre leitura atenta, que consiste em focar a atenção em trechos de texto para apreender informações em detalhes e obter uma melhor compreensão do texto. Além disso, também consiste em prestar atenção ao uso da redação, sintaxe e estrutura ou investigar estruturas profundas de significado, texto, padrões e significados inferidos.

 

Quinto módulo: Escrita Criativa  

Este módulo tem como foco a Escrita Criativa, oferecendo diferentes estratégias e atividades para ajudar os alunos a desenvolver a sua criatividade e a criar as suas próprias histórias policiais.

 

Sexto módulo: Criar histórias policias em suporte digital

Este módulo fornece informações sobre recursos on-line de história policias.  Apresenta também várias formas de criar histórias policiais em formato digital, bem como diferentes exemplos dessas histórias policiais em suporte digital.

 

Sétimo módulo: Ambiente Interativo

Este módulo introduz o Ambiente Interativo eMysteries. O Ambiente Interativo EMysteries promove competências de leitura atenta e de escrita para estudantes do ensino secundário (15-18 anos). Também tem como objetivo apoiar professores desse nível de ensino para melhorarem as habilidades de alfabetização dos seus alunos nas suas práticas diárias de ensino. Usando a tecnologia, os alunos podem construir as suas próprias histórias policiais inspiradoras, personalizá-las usando uma rica pesquisa de elementos multimédia e compartilhá-las com os seus pares.

Registe-se no link seguinte  https://emysteries.4eclass.net/login/index.php e tire partido das práticas e sugestões educacionais inovadoras desenvolvidas no âmbito do projeto. 

Para mais  informação, visite o website oficial do projeto: https://www.emysteries.eu/en/

Encontre-nos no Facebook https://www.facebook.com/emysterieseu

Em nome da equipa científica do projeto,

Maria Margarida Morgado (IPCB - Portugal)

Maria da Natividade Pires (IPCB – Portugal)

 

Sem comentários:

Enviar um comentário