29/04/2008

ACERCA DO PRÓXIMO FERIADO...



SABIAS QUE:


"O Dia 1 de Maio é o dia em que as pessoas de diversos países comemoram o trabalho, ou melhor, comemoram as conquistas dos trabalhadores.
Antigamente, não existiam fábricas ou grandes indústrias. Os produtos eram feitos de maneira artesanal, quer dizer, com as mãos, e a pessoa que começava a fazer um objeto era a mesma que o terminava e o vendia. Por exemplo: o homem que vendia doces era quem plantava a árvore frutífera, colhia as frutas, fazia os doces e depois os vendia em lugares como feiras.
Esse trabalho artesanal ainda existe actualmente, mas em quantidade muito menor, pois, por volta de 1770, na Inglaterra, surgiram as primeiras indústrias. O trabalho artesanal foi sendo substituído pelas máquinas e, por isso, muitas pessoas ficaram desempregadas.
Durante muitos anos, os operários das fábricas da Europa e dos Estados Unidos sofreram com a falta de leis que garantissem os seus direitos, como a redução da duração da jornada de trabalho (afinal, muitos desses operários trabalhavam até 18 horas por dia!), descanso semanal, férias e aposentadoria.
Os operários mostravam que queriam melhores condições de trabalho fazendo greves e rebeliões. No 1.º dia de Maio de 1886, em Chicago, nos Estados Unidos, houve uma violenta manifestação de protesto e alguns operários foram presos e condenados à morte.
No ano de 1889, para homenagear os operários que morreram, associações e sindicatos europeus e norte-americanos escolheram o dia 1.º de Maio para a classe trabalhadora manifestar suas reivindicações. A partir desse ano, essa data começou a ser comemorada em vários lugares do mundo como o Dia do Trabalhador. Em alguns países, as comemorações ocorrem em datas diferentes, como nos Estados Unidos, em que o feriado é na primeira segunda-feira de Setembro."



A BECRE, O CLUBE DA VOZ , E A TURMA DO 5ºD VÃO DINAMIZAR UMA ACTIVIDADE PARA CELEBRAR O 25 DE ABRIL E O 1º DE MAIO

É AMANHÃ, NA SALA DE CONVÍVIO, PELAS 12.10...

MAS COMO NEM TODOS VÃO PODER ASSISTIR... "ESPREITEM" DEPOIS NO BLOGUE!

E O LIVRO QUE DEU ORIGEM A ESTA ACTIVIDADE ESTÁ DISPONÍVEL NA BECRE!

PERGUNTA POR ELE!

se um menino se chamasse Portugal?Ou então: pode o Portugal do antes do 25 de Abril ser comparado a um menino?Ora por que não?Ouçam pois a sua história: como cresceu e sofreu e lutou até, já adulto, ver realizado um sonho.E que sonho foi esse? O da liberdade, é claro. Mas imaginou também uma democracia e uma justiça que julgou possíveis no seu país à beira-mar.Esse país onde hoje o mesmo menino, homem feito agora, continua atento a sonhar com um mundo melhor


CONTINUAMOS A INFORMAR..."AQUI HÁ GATO!"


ESTÁS CURIOSO?
BREVEMENTE SABERÁS MAIS...
ESTÁ ATENTO...
O "GATO PODE FUGIR-TE!"

23/04/2008

23 DE ABRIL...DIA MUNDIAL DO LIVRO E DO AUTOR

NESTE DIA...CONVIDÁMOS OS PROFESSORES A ESCOLHEREM UM DOS LIVROS PROPOSTOS PELA EQUIPA DA BECRE E A LEVAREM-NO PARA A PRIMEIRA AULA DA MANHÃ...DEPOIS PODERIAM LER UM EXCERTO, OU REALIZAR QUALQUER OUTRA ACTIVIDADE E ASSIM DESPERTAR "O APETITE" PELO LIVRO... E PELA LEITURA!
















ÀS 10.30 TIVÉMOS A PRESENÇA DO JOVEM ESCRITOR, PEDRO PEREIRA, QUE VEIO À BECRE APRESENTAR O SEU LIVRO, APOCALIPSE:OS ESCOLHIDOS,PARA ALGUNS ALUNOS DO 3º CICLO.

O mundo é invadido por demónios e toda a Humanidade se refugia em bunkers. Só Roger Hawkins nos pode salvar...

QUERES SABER O RESTO...LÊ O LIVRO QUE FOI HOJE APRESENTADO!
JÁ NA NOSSA BECRE!




ABRIL...MÊS DO LIVRO!


TAL COMO DURANTE A SEMANA DA LEITURA...VOLTÁMOS A CONVIDAR OS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO PARA VIREM ATÉ À ESCOLA PARTILHAR LEITURAS...
AGRADECEMOS DESDE JÁ À MÃE DO PEDRO DO 5ºB PELA SUA DISPONIBILIDADE!
LEMBRAMOS QUE O CONVITE, QUE OS PAIS LEVARAM PARA CASA AQUANDO DAS REUNIÕES COM OS DIRECTORES DE TURMA, ESTÁ ABERTO A TODOS E ATÉ AO FINAL DO ANO LECTIVO...
Posted by Picasa

AQUI HÁ GATO...

ESTÁ ATENTO!
"O AQUI HÁ GATO"...VAI ACONTECER...BREVEMENTE!
VAI LENDO NOTÍCIAS ACTUALIZADAS NO BLOGUE!

22/04/2008

Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor



O “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor” é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril, dia de São Jorge.Esta data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas UMA ROSA VERMELHA DE SÃO JORGE (Saint Jordi) e recebem em troca, UM LIVRO.Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cervantes, falecidos em 1616, exactamente a 23 de Abril.


A propósito, conheces bem os livros?

20/04/2008

Concurso "Escritores do Futuro"

"Alguma vez sonhaste ser escritor?
Gostas de Ler?
Dizem que até tens jeito para inventar histórias?
Tens entre 10 e 13 anos?
E se a Verbo publicasse o teu conto?
A partir de uma frase de um autor conhecido cria a tua história.
Se fores um dos 10 seleccionados a Verbo publica a tua história, e a tua escola ainda recebe uma biblioteca Verbo!
Fica a saber
aqui como podes concorrer."

14/04/2008

Uma escritora na escola





Hoje tivemos uma convidada especial connosco. A escritora Teresa Reis veio até à nossa escola para conversar com os alunos do 5º ano acerca da sua escrita e apresentar o seu livro mais recente “Cores de um pé de vento”.
Para quem assistiu à sessão, fica o desafio: deixem aqui os vossos comentários sobre o encontro.
Para quem já leu o livro: que tal divulgarem as vossas apreciações?

01/04/2008

DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL


Comemora-se, hoje, 2 de Abril, o Dia Internacional do Livro Infantil. Este dia foi escolhido por ser o dia de nascimento de um dos maiores e melhores escritores da literatura infantil: o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, autor de, por exemplo, O Patinho Feio, O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia, entre centenas de outros contos tão conhecidos por todos nós.
Para assinalar este dia, o IBBY (International Board on Books for Young People) divulga anualmente uma mensagem de incentivo à leitura dirigida às crianças de todo o mundo. Este ano a elaboração da
mensagem coube ao pintor Chakrabhand Posayakrit, da Tailândia, que a ilustrou com um belíssimo poster.
Para conhecerem melhor Hans Christian Andersen e relembrarem alguns dos seus contos, cliquem nas
leituras on-line da página web da nossa escola e visitem os sites destacados a verde. Boas leituras!
Licença Creative Commons
O trabalho Blogue das Bibliotecas de Tortosendo foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Portugal.