17/04/2009

DIA MUNDIAL DO LIVRO


O Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor comemora-se a 23 de Abril. A data foi instituída pela Conferência Geral da UNESCO em homenagem a grandes autores da literatura mundial que morreram neste dia, como Cervantes e Shakespeare, e honrando um costume catalão de os homens oferecerem rosas às mulheres e receberem em troca livros.
No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Livro a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas propõe, este ano, dois passatempos: Um livro numa frase e Um livro numa foto.
O passatempo Um livro numa frase, destina-se aos alunos do 1º e 2º ciclos, que, durante o mês de Abril, deverão ler um livro e escrever uma frase que promova esse livro junto dos colegas.
Um livro numa foto destina-se a alunos do 3º ciclo e do ensino secundário, que são convidados a tirar uma fotografia que retrate uma situação de leitura ou que de alguma forma esteja relacionada com livros.
É muito fácil participar! Para saberem como, cliquem nos nomes dos passatempos.

02/04/2009

Dia Internacional do Livro Infantil

Apesar de estarmos em férias, não podíamos deixar de relembrar que hoje se comemora uma data muito especial: o Dia Internacional do Livro Infantil. Para assinalar este dia, o IBBY (International Board on Books for Young People) divulga anualmente uma mensagem de incentivo à leitura dirigida às crianças de todo o mundo. Este ano, coube ao ilustrador egipcío Hani D. El-Masri a elaboração da mensagem.


Aqui fica a mensagem difundida em Portugal pela APPLIJ (Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil), Secção Portuguesa do IBBY:

Eu sou o mundo

Eu sou o mundo e o mundo sou eu,
porque, com o meu livro,
posso ser tudo o que quiser.
Palavras e imagens, verso e prosa
levam-me a lugares a um tempo próximos e distantes.

Na terra dos sultões e do ouro,
há mil histórias a descobrir.
Tapetes voadores, lâmpadas mágicas,
génios, vampiros e Sindbades
contam os seus segredos a Xerazade.

Com cada palavra de cada página
viajo pelo tempo e pelo espaço
e, nas asas da fantasia,
o meu espírito atravessa terra e mar.

Quanto mais leio mais compreendo
que com o meu livro
estarei sempre
na melhor das companhias.

A 2 de Abril de 1805, nasceu o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, autor de uma vasta obra dedicada ao público infantil, tão importante que a data do seu nascimento foi escolhida para celebrar este dia.
Para conhecerem melhor Hans Christian Andersen e relembrarem alguns dos seus contos, sugerimos que visitem os sites a seguir indicados. Boas leituras!
Hans Christian Andersen
Contos de Andersen
Mais contos de Andersen
Licença Creative Commons
O trabalho Blogue das Bibliotecas de Tortosendo foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Portugal.