28/05/2009

Venda de livros de José Fanha

Quem estiver interessado em comprar livros de José Fanha pode fazê-lo, até ao dia 2 de Junho, na nossa biblioteca. Temos algumas obras para venda, a preços mais acessíveis!
Uma boa oportunidade para ficar com um livro do escritor autografado e com mais uma leitura para férias!

26/05/2009

Sugestões de leitura

Duas obras novas na nossa biblioteca que provam que a Matemática não é difícil e impossível de perceber.

Fillipo, a quem chamam de Filo, é uma criança com muita sorte: o avô é professor de matemática reformado, por ter atingido o limite de idade; adora o seu antigo trabalho e tem saudades dos seus alunos. E então... o inteligente netinho (a quem ele chama “senhor Jámelavo”) torna-se o seu aluno preferido, mas não o único, porque o bem-conservado professor, desejoso de partilhar o seu saber com quem lhe aparece pela frente – até a vizinha antipática -, responde de forma simples às primeira dificuldades matemáticas do rapazinho e esclarece à vizinha noções confusas do tempo de escola. Para atenuar aquela aura rígida que desde sempre paira em torno do tema, o avô de Filo apresenta os conceitos num estilo fácil, utilizando exemplos da vida quotidiana, anedotas, referências históricas e associações com a realidade conseguindo despertar curiosidade e captar os leitores para a matemática. Um livro completamente ilustrado, que destrói o mito de que a matemática é difícil e esquisita. Uma viagem agradável ao mundo dos números, companhia utilíssima para todos: estudantes, pais e professores.

Era uma vez o quadrado...é o regresso do avô e de Filippo, dito Filo, agora um menino-quase-adolescente. E desta vez falam de geometria...aplicada a crepes e sandes, aos terrenos dos antigos egípcios, ao metropolitano de Londres, aos pinguins e à bola de futebol. Em suma, à vida vivida. E eis que perímetros, áreas e volumes deixam de ser abstractos e entediantes pesadelos escolares, mas são reconduzidos ao seu significado original: instrumentos de que o homem se serviu durante séculos para agir sobre o mundo. Num diálogo vivo, imediato e extraordinariamente actual, o avô, ex-professor de matemática, conta ao arguto e simpático neto a maravilhosa invenção do quadrado e de outras figuras geométricas presentes em todo o lado nos nossos objectos quotidianos: dos faróis do carro, aos frascos de verniz, das cúpulas geodésicas às rodas dentadas, aos azulejos de Alhambra, ao anel de Moebius... e nesta narração não faltam curiosidades e anedotas, como a fascinante história de Fermat ou a lenda da rainha Dido, as invenções de Arquimedes ou os quebra-cabeças topológicos. Um livro original e envolvente para jovens, professores e leitores comuns que, página após página, nos surpreenderá e nos fará dizer: «Não sabia!»

21/05/2009

Uma prenda especial para o Dia da Criança


O Dia Mundial da Criança, 1 de Junho, já está próximo e para o celebrar vamos oferecer-vos um presente muito especial: a visita do escritor José Fanha!
Como é impossível proporcionar o encontro a tods os alunos, tivemos que escolher algumas turmas. Mas todos os alunos que leram alguma das suas obras estão, desde já, convidados! O convite é também alargado aos pais que desejem participar no evento.
Para começarem a conhecer o autor, aconselhamos (além da leitura das suas obras, claro)uma visita ao seu blogue e a esta página.
E que tal aceitarem o desafio desta WebQuest, para compreenderem melhor o livro "O dia em que a mata ardeu"?

Feira do Livro Usado


A nossa Biblioteca pretende promover, de 15 a 18 de Junho, uma "Feira do livro usado", para angariarmos fundos para aquisição de livros novos para a BE da EB1 do Largo da Feira e para possiblilitar que os alunos os comprem mais baratos.
Todos temos em casa livros mais ou menos usados, que já foram lidos e relidos, esquecidos num canto qualquer. E se os oferecermos para que outros possam deliciar-se com a sua leitura?
Se cada um de nós trouxer um livro(até 9 de Junho), imagine-se quantos livros poderão ser lidos, a preços convidativos, por mais alguém…
Contamos com todos!

15/05/2009

"Diário de Beatriz" apresentado pela autora

Maria Dinis Mineiro voltou à nossa escola, onde frequentou o 2º ciclo, no dia 14 de Maio, para apresentar o seu primeiro livro, "Diário de Beatriz", recentemente publicado.

Com simpatia e simplicidade, partilhou a sua ainda curta experiência e respondeu às inúmeras perguntas que os 70 alunos presentes lhe colocaram, cativados pela sua juventude.

Aqui reiteramos os nossos agradecimentos à Maria pelos momentos agradáveis e enriquecedores que nos proporcionou e os votos de muitos sucessos na sua carreira de escritora.

13/05/2009

Concurso "25 de Abril": os melhores trabalhos

45 alunos participaram no concurso promovido para celebrar o 25 de Abril. 12 de Maio foi a data escolhida para a entrega dos prémios. O trabalho vencedor foi elaborado pela Tatiana do 6ºA (na foto, ao centro) e quatro foram distinguidos com menções honrosas.
Todos os participantes estão de parabéns, mas não podíamos deixar de destacar os trabalhos mais conseguidos!


05/05/2009

"DiÁRIO DE BEATRIZ"...TENS QUE O LER NAS FÉRIAS!




NO PRÓXIMO DIA 14 DE MAIO PELAS 15.30, A JOVEM ESCRITORA MARIA DINIS MINEIRO, QUE AQUI COMPLETOU O 2º CICLO E QUE RESIDE NO TORTOSENDO VAI ESTAR PRESENTE NA NOSSA ESCOLA PARA RESPONDER A PERGUNTAS E AUTOGRAFAR OS SEUS LIVROS.
DURANTE ESSA MANHÃ CONTAMOS TER JÁ DISPONIVEIS, NA BIBLIOTECA, ALGUNS EXEMPLARES DO SEU LIVRO PARA QUEM O DESEJE COMPRAR...ASSIM JÁ O PODERÁS LEVAR PARA CASA AUTOGRAFADO!

BREVE BIOGRAFIA DA AUTORA:

Maria Dinis Mineiro nasceu na Covilhã a 16 de Abril de 1992. Frequenta o 11º ano do curso de Ciências e Tecnologias e concilia os estudos com diversas actividades no âmbito da música, teatro, dança e desporto.

SINOPSE DO LIVRO:

"O que fazer quando a nossa melhor amiga é também a miúda mais gira da escola, aquela por quem todos os rapazes ficam perdidos de amores? É o que Beatriz se pergunta quando é assaltada por sentimentos contraditórios em relação a Clara. Ela é linda e adora coleccionar namorados, mas é também a amiga que deseja ter sempre junto de si para partilhar os bons e os maus momentos.

E a verdade é que no início deste novo ano tudo parece estar a acontecer ao mesmo tempo, Mas, de um dia para o outro, tudo muda. Beatriz conhece Rodrigo, o rapaz dos seus sonhos, e descobre que afinal este novo ano lhe reserva muitas e boas surpresas!"

04/05/2009

Abril, livros mil

Como já vem sendo hábito, o nosso Abril foi especialmente dedicado aos livros, desta vez aliando a comemoração das três importantes efemérides deste mês: Dia Internacional do Livro Infantil, Dia Mundial do Livro e 25 de Abril.
Exposições, leituras e um concurso animaram a biblioteca e as salas de aulas, que condensámos nas fotos que aqui apresentamos.
Licença Creative Commons
O trabalho Blogue das Bibliotecas de Tortosendo foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Portugal.