30/03/2010

Dia Internacional do Livro Infantil - 2 de Abril




Embora estejamos numa pausa lectiva não podemos deixar de lembrar esta data...
E que melhor forma de a celebrarmos do que a lermos um belo livro?
Deixo-vos com esta bonita mensagem (para vos despertar o apetite...para um livro!)


"Um livro espera-te. Procura-o"

Era uma vez

um barquinho pequenino, que não sabia,

não podia navegar.

Passaram uma, duas, três, quatro, cinco, seis semanas, e aquele barquinho,

aquele barquinho navegou.

Antes de se aprender a ler aprende-se a brincar. E a cantar. Eu e os meninos da minha terra entoávamos esta cantiga quando ainda não sabíamos ler. Juntávamo-nos na rua, fazendo uma roda e, ao despique com as vozes dos grilos no Verão, cantávamos uma e outra vez a impotência do barquinho que não sabia navegar.

Às vezes construíamos barquinhos de papel, íamos pô-los nos charcos e os barquinhos desfaziam-se sem conseguirem alcançar nenhuma costa.

Eu também era um barco pequeno fundeado nas ruas do meu bairro. Passava as tardes numa açoteia vendo o sol esconder-se à hora do poente, e pressentia na lonjura – não sabia ainda se nos longes do espaço, se nos longes do coração – um mundo maravilhoso que se estendia para lá do que a minha vista alcançava.

Por detrás de umas caixas, num armário da minha casa, também havia um livro pequenino que não podia navegar porque ninguém o lia. Quantas vezes passei por ele, sem me dar conta da sua existência! O barco de papel, encalhado na lama; o livro solitário, oculto na estante, atrás das caixas de cartão.

Um dia, a minha mão, à procura de alguma coisa, tocou na lombada do livro. Se eu fosse livro, contaria a coisa assim: «Certo dia, a mão de um menino roçou na minha capa e eu senti que as minhas velas se desdobravam e eu começava a navegar».

Que surpresa quando, por fim, os meus olhos tiveram na frente aquele objecto! Era um pequeno livro de capa vermelha e marca-de-água dourada. Abri-o expectante como quem encontra um cofre e ansioso por conhecer o seu conteúdo. E não era para menos. Mal comecei a ler, compreendi que a aventura estava servida: a valentia do protagonista, as personagens bondosas, as malvadas, as ilustrações com frases em pé-de-página que observava uma e outra vez, o perigo, as surpresas…, tudo isso me transportou a um mundo apaixonante e desconhecido.

Desse modo descobri que para lá da minha casa havia um rio, e que atrás do rio havia um mar e que no mar, à espera de partir, havia um barco. O primeiro em que embarquei chamava-se Hispaniola, mas teria sido igual se se chamasse Nautilus, Rocinante, a embarcação de Sindbad ou a jangada de Huckleberry. Todos eles, por mais tempo que passe, estarão sempre à espera de que os olhos de um menino desamarrem as suas velas e os façam zarpar.

É por isso que… não esperes mais, estende a tua mão, pega num livro, abre-o, lê: descobrirás, como na cantiga da minha infância, que não há barco, por pequeno que seja, que em pouco tempo não aprenda a navegar.


ELIACER CANSINO

Tradução: José António Gomes

Eliacer Cansino Macías (Sevilha, 1954) é professor de Filosofia numa escola de Sevilha, desde 1980, e autor de romances para jovens e adultos. Em 1997, recebeu o Prémio Lazarillo por O Mistério Velázquez, recriação da vida do anão Nicolasillo Pertusato e da sua relação com Velázquez. Em 1992, foi-lhe outorgado o Prémio Internacional Infanta Elena pelo livro Eu, Robinsón Sánchez, tendo naufragado, obra que foi também finalista do Prémio Nacional de Literatura Infantil, de Espanha. Em 2009, recebeu o Prémio Anaya de Literatura Infantil e Juvenil por

Um Quarto em Babel. O lápis que encontrou o seu nome (2005). Tem muitos outros títulos editados.

A Mensagem do Dia Internacional do Livro Infantil é uma iniciativa do IBBY (International Board on Books for Young People), difundida em Portugal pela APPLIJ (Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil),
Secção Portuguesa do IBBY.

25/03/2010

Regulamento do Concurso "Uma Mascote para o PES"

Apesar do documento estar na plataforma moodle na Disciplina do Programa de Educação para a saúde (PES)...como nos foi solicitado que também o disponibilizassemos no blogue...aqui fica!
PARTICIPEM!
CONCURSO
"Uma mascote para o PES"


Mascote é o nome dado a um animal, pessoa ou objecto
animado escolhido como representante visual ou identificador de
uma marca ou evento. in “Wikipédia” – Outubro 2007



REGULAMENTO
Descrição e objectivos do concurso

1. O Concurso para a criação da “Mascote do PES ” é uma iniciativa da Biblioteca Escolar da EB 2/3 de Tortosendo e do Grupo Coordenador do Projecto de Promoção e Educação para a Saúde;
2. Este concurso visa estimular a participação dos alunos na criação de uma Mascote para o PES;
3. O objectivo do Concurso é a criação de uma Mascote a ser utilizada pelo PES e a selecção do respectivo nome.

Destinatários

4. O concurso destina-se a todos os alunos da EB 2/3 de Tortosendo.

Especificações do Concurso

5. A participação é individual;
6. Cada concorrente poderá apresentar mais do que um trabalho, desde que respeite o presente Regulamento;
7. Serão aceites trabalhos executados nos mais diversos materiais e com recurso a múltiplas técnicas.

Entrega dos trabalhos

8. Todos os trabalhos deverão ser entregues na Biblioteca Escolar até ao dia 3 de MAIO;
9. Cada trabalho deverá ser acompanhado por uma ficha de caracterização que contenha:
a) Identificação da Escola;
b) Identificação do Autor: nome completo, ano de escolaridade, idade e morada;
c) Caracterização do trabalho: nome da Mascote e breve descrição do trabalho que relacione o trabalho ao tema proposto (até 300 caracteres).



Avaliação dos trabalhos

10. O júri do concurso reunirá para avaliação dos trabalhos com base nos seguintes critérios:
I. Adequação ao tema proposto;
II. Criatividade;
III. Expressividade e originalidade.
11. O júri do concurso será constituído por 5 elementos:
- Representante da Direcção;
- Representante da Equipa da Biblioteca;
- Representante dos professores de E.V./E.V.T/E.T;
- Representanrte da Associação de Estudantes ;
- Representante do PES.

12. Os trabalhos têm de ser originais, nunca submetidos a apreciação de júris ou apresentados em outros concursos mas podes inspirar-te no logótipo do PES da nossa escola;
13. A decisão do júri é soberana, não sendo admitido recurso.
14. O júri do Concurso terá até ao dia 10 de Maio para avaliar os trabalhos e decidir sobre a classificação final;
15. A Mascote vencedora poderá ser utilizada em inúmeras situações e dimensões, em plano, em volume e em animação (publicações, artigos de merchandising e outros suportes promocionais).

Prémios

16. Serão premiados os três primeiros classificados e o primeiro lugar corresponderá à “Mascote do PES “
17. Será ainda premiado o vencedor do melhor “Nome” para a Mascote, com um prémio surpresa, que poderá não coincidir com o trabalho vencedor;
18. Todos os participantes receberão um certificado de participação no concurso.

Resultados

19. A entrega dos prémios ocorrerá em data e local a indicar, com a
exposição simultânea de todos os trabalhos;.

Divulgação dos resultados

20. Os resultados serão divulgados pela Biblioteca Escolar e pelo PES.

Disposições finais

21. A inscrição no Concurso implica a aceitação por parte dos concorrentes de todas as normas expressas no presente Regulamento
22. Todas as situações não contempladas por este Regulamento serão decididas caso a caso.

Comemorações do Dia da Poesia




Dia da Poesia - Comemorações

Encontro com a escritora Teresa Duarte Reis

HORA DE POESIA


No dia 19 de Março e também no âmbito das comemorações de Março Mês da Mulher, a escritora Teresa Reis veio à nossa escola para dar a conhecer aos alunos dos 5º, 6º e 7º C o seu novo livro intitulado:”Ecos do Meu Pensar”.
Não esperando ter a recepção que teve, a alegria dentro de si era muita e emoção foi o que não faltou!
Os alunos dos 5º e 7º C, bem como os alunos do Clube de Leitores Vivos leram e declamaram alguns dos poemas deste seu mais recente livro, “Língua”, alunos do Clube, “Livro”, (Bernardo, Pedro, Guilherme e a Inês Antunes do 5ºC) “Mulher” (Laura, Rita, Daniela e Rosário , 7ºC) , “Bailarina” (Inês Gomes, Rita, Filomena e Maria, 5ºC) e “Que Caminhos?” (João Vaz, João Abrantes, Renato e António, 7ºC), sendo alguns deles acompanhados a guitarra clássica e eléctrica, enquanto passavam powerpoints com imagens ilustrativas.
Depois de ouvirem tantos e tão bonitos poemas, os alunos ficaram curiosos e queriam saber mais: De onde lhe vinha a inspiração? Como se faz para escrever um poema? Qual foi o primeiro livro que escreveu e qual era o seu preferido…e Teresa Reis esclareceu-os a todos.
No fim da entrevista, os alunos podiam comprar o livro e ainda tinham direito a um autógrafo da escritora.



HAPPENINGS LITERÁRIOS
A POESIA DE PORTA EM PORTA NA ESCOLA



No Dia 22 de Março, o Clube dos Leitores Vivos empenhou-se em mais uma actividade para celebrar o Dia da Poesia.
De sala em sala, os alunos vestidos a rigor e declamando poemas de Florbela Espanca, Eugénio de Andrade, Ary dos Santos, Fernando Pessoa, Miguel Torga, Luísa Ducla Soares, Maria Alberta Menéres, Natália Correia e Sophia de Mello Breyner, deram o seu melhor , mostrando o seu gosto pela poesia.
Depois da visita-surpresa às salas, os mini-poetas foram mostrar o seu interesse pela leitura, também ao Conselho executivo, à Biblioteca, à Secretaria e à Sala de Professores.
Com a ajuda da professora Rogélia tudo se tornou mais fácil, ela ensinou-me a não ter vergonha de ler em voz alta, em frente a outras pessoas e fez com que todos percebessem o valor da poesia e que é importante ler!


Rita 5ºC



No Dia 21 de Março celebrou-se o dia da Poesia, mas como foi a um Domingo, o Clube dos Leitores Vivos quis marcar a diferença, dando voz à poesia na escola. A professora Rogélia Proença teve a ideia maravilhosa de nos fazer incarnar os poetas portugueses e andarmos pela escola a declamar poesia. Revivemos assim Florbela Espanca, Luísa Ducla Soares, Sophia de Mello Breyner Andersen, Natália Correia, Fernando Pessoa, Eugénio de Andrade, Maria Alberta Meneres, entre outros. Foi uma experiência divertida que me fez gostar mais de poesia


Eu fiz de Luísa Ducla Soares e declamei um poema cómico:
“Rei, capitão, soldado, Ladrão”.


Rita Silva 7ºC


A PROPÓSITO DA CORRIDA SOLIDÁRIA...



E A PROPÓSITO DA CORRIDA SOLIDÁRIA QUE SE REALIZA AMANHÃ...
QUEREMOS MOSTRAR QUE TAMBÉM TEMOS DURANTE O ANO MUITOS MOMENTOS DE SOLIDARIEDADE...
COMO FOI O CASO DO PROJECTO DO 6ºA de RECOLHA DE BENS PARA COLEGAS MAIS NECESSITADOS E TAMBÉM O PROJECTO DO 5º C QUE TENCIONA EQUIPAR UMA BIBLIOTECA EM TIMOR!
PARABÉNS AOS PROFESSORES E ALUNOS POR ESTAS FANTÁSTICAS INICIATIVAS!

19/03/2010

DIA MUNDIAL DA ÁGUA - 22 de Março

Dia Mundial da Água: dicas simples para poupar

Por dia gastam-se muitos litros de água: 10 litros numa descarga de autoclismo, 80 litros num banho rápido, 100 litros numa lavagem de roupa na máquina e 50 litros numa lavagem de louça na máquina. O esforço para poupar água é uma obrigação. Aqui ficam algumas dicas:


- De cada vez que utiliza o autoclismo deita muita água fora, desnecessariamente. Tente regulá-lo de forma a poupar água. Se não consegue baixar a bóia, pode pôr um objecto que não flutue no depósito e os gastos de água serão reduzidos.

- Verifique se o seu autoclismo perde água Ponha umas gotas de corante no depósito e, se vir água corada na sanita sem ninguém ter puxado o autoclismo, é porque existe uma fuga.

- O caudal de uma torneira é de 11 a 19 litros de água por minuto. Instale um compressor redutor de caudal e poderá reduzir o consumo em 50%.

- Não deixe correr a água enquanto lava os dentes ou faz a barba, pois abrir e fechar a torneira várias vezes é melhor do que deixar a correr água sem necessidade.

- Quando se está a lavar, feche a torneira enquanto se ensaboa. Poupará muita água.

- Prefira o duche ao banho de imersão.

- Uma torneira a pingar durante 24 horas, de 5 em 5 segundos, perde 3 litros de água, o que corresponde a mais de 1000 litros de água por ano. Verifique as torneiras e repare as fugas de água.

- Só utilize a máquina de lavar louça ou roupa quando estiverem cheias ou se possuírem programas de meia-carga.

- Para poupar água, não lave a loiça com água corrente - encha o lava-loiça.

- Proceda à rega das suas plantas de manhã cedo ou ao cair da noite. Nessa altura, a evaporação de água causada pelo Sol é menor, pelo que poupará este recurso.

- Antes de lavar a loiça mais suja, limpe-a com papel e, se necessário, deixe-a "de molho".

- Regue as plantas da casa com a água recuperada da chuva ou com a que sobra na panela depois de alguém ferver ou aquecer vegetais. Esta será mais rica em nutrientes, embora seja necessário deixá-la arrefecer antes da rega.

Fonte: Naturlink


21 DE MARÇO...

Neste dia comemoramos o Dia mundial da Poesia, da árvore e da Floresta...

No nosso Agrupamento quisemos celebrar estas datas construíndo uma árvore dos poetas...

Todos os alunos foram convidados a escrever um poema sobre um tema de que gostassem...este foi o resultado!





18/03/2010

SORTEIO DO BIBLIOCABAZ




É já no...dia 25 deste mês que sorteamos o Bibliocabaz...recheado com mais de cem euros em livros e umas surpresas!


Ainda te podes habilitar...compra uma rifa na Biblioteca!

CORRIDA SOLIDÁRIA


O Agrupamento de Escolas do Tortosendo vai participar no dia 26 de Março pelas 10.30 na II Corrida Solidária.
Esta é uma iniciativa dos Médicos do Mundo e destina-se a angariar fundos para a aquisição de 2 Unidades Móveis para Timor e 1 para Portugal, com o objectivo de melhorar a saúde de crianças e jovens
O Agrupamento, realizará pelas ruas das diversas localidades esta manifestação de Alegria e de Solidariedade.
Cada participante doará a importância de 1, 00€ que reverterá para os Médicos do Mundo. Todas as pessoas poderão aderir a esta II Corrida Solidária, mediante o donativo que desejar fazer (mínimo 1,00€)
Junte-se a nós nesta iniciativa fazendo a sua doação (junto aos professores titulares de turma de cada escola, Educadoras dos J.I e do órgão de Direcção do Agrupamento) e participando na marcha usando uma
T-shirt branca.

O percurso assinalado na imagem (clicando 2 vezes em cima pode vê-lo ampliado) é o que vai ser realizado no Tortosendo!

16/03/2010

Semana Internacional do cérebro..."O NOSSO CÉREBRO É UMA BIBLIOTECA!"

LIBRARY from singsfish on Vimeo.



SE QUISERES OUVIR A BELÍSSIMA MÚSICA CLÁSSICA QUE ACOMPANHA ESTE VIDEO NÃO TE ESQUEÇAS DE IR AO SLIDE DA CIÊNCIA DIVERTIDA E CLICAR NO ICON PARA DESLIGAR A MÚSICA DO KEITH URBAN!

12/03/2010

SEMANA INTERNACIONAL DO CÉREBRO!


DE 15 A 20 de MARÇO ....
Em articulação com o PES, a Biblioteca e a Escola Segura vão-se desenrolar diversas actividades...
Exposição de materiais alusivos ao tema e jogos de estratégia vão estar disponíveis na Biblioteca...
Palestras sobre as Dogras da responsabilidade da Escola Segura e do PES e distribuição de Panfletos...

ALGUNS CONSELHOS PARA CONSERVARES E EXERCITARES O TEU CÉREBRO:

Dormir bem (pelo menos 8h)!
É durante o sono
que o cérebro organiza a informação recolhida durante o dia!

Evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Porque o álcool destrói os neurónios, estes são as únicas células do corpo que não se regeneram!

Ler!
A leitura e a escrita são formas de estimulação mental, às quais podemos acrescentar outras como palavras-cruzadas ou SuDoku que melhoram a memória e mantém o cérebro em forma!

08/03/2010

DIA INTERNACIONAL DA MULHER


PORQUÊ O DIA 8 DE MARÇO?



Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.


COMEMORAMOS POIS ESTE ANO O CENTÉSIMO ANO DE CELEBRAÇÃO DESTA DATA!

O QUE SE PRETENDE COM A CELEBRAÇÃO DESTE DIA ?
Pretende-se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher

02/03/2010

EXPOSIÇÃO...CONTO POLICIAL






Devido à colaboração com a Biblioteca Municipal foi possível trazer esta exposição até à nossa escola!
Visita-a!
Estará até ao dia 12 de Março!

PARA TAMBÉM TU FAZERES UM BLOGUE...

abc-do-blogue

ANIMA-TE...FAZ O TEU!
DEPOIS PODEREMOS LINKÁ-LO AO DAS BIBLIOTECAS!

CIÊNCIA DIVERTIDA

^

As actividades mensais de química têm atraído as atenções.
Espectaculares e fáceis de compreender, tal como estas duas últimas, o “ovo explosivo” e a “garrafa voadora”.
Está com atenção aos próximos cartazes de divulgação.


O grupo de FSQ

O desenvolvimento do nabo...


Na aula de Ciências Naturais, os alunos das turmas do 8ºB, C e D realizaram uma experiência com o auxílio da professora com a finalidade de observar a influência da luz/escuridão na germinação de sementes de nabo.
Os alunos foram visualizando a experiência ao longo de várias semanas e passado esse período de tempo puderam concluir que a luz permite a germinação e um óptimo desenvolvimento das sementes de nabo. Pelo contrário, os alunos puderam verificar que o factor “escuridão” apesar de poder permitir a germinação e o desenvolvimento das sementes de nabo (embora, em menor quantidade), estes, apresentavam um comportamento mais frágil com uma tonalidade amarelada.
Nesta experiência, a colaboração da Sr.ª D. Esperança contribuiu para o êxito da experiência porque durante o fim-de-semana foi obrigatório fazermos algumas mudanças de local para que as plantas recebessem luz.
Os alunos demonstraram grande entusiasmo ao efectuarem a experiência.
No segundo período os alunos individualmente fizeram um trabalho sobre relações bióticas que foram por eles apresentados nas aulas (professor por 10 minutos) e estão colocados na plataforma moodle da disciplina, também fizeram experiências para testar a acção dos factores abióticos, luz e temperatura no comportamento de algumas plantas e animais.


A Professora

Cristina Caria

O 8ºC e o Grão-de-bico...


No dia 15 de Janeiro de 2010, na aula de Ciências Naturais, os alunos do 8ºC realizaram uma experiência com a auxílio da nossa professora da disciplina em questão, Cristina Caria.
A experiência consistia em observar a influência da temperatura na germinação de sementes de grão -de - bico.
Colocámos em duas metades de garrafa de plástico algodão molhado e sementes de grão – de -bico.
Uma das garrafas foi colocada dentro de um armário (temperatura ambiente) e a outra foi colocada dentro do frigorífico (temperatura baixa).
Observámos a experiência durante 15 dias.
Nos primeiros 5 dias, na garrafa que se encontrava dentro do frigorifico as sementes mantiveram o comportamento inicial (não germinaram), mas na garrafa guardada no armário as sementes começaram a germinar
.
Fomos visualizando a experiência ao longo de 15 dias e passado esse período de tempo pudemos concluir que as temperaturas baixas não permitem germinação das sementes de grão-de-bico. Também observámos que as sementes da experiência colocada no armário cresceram bastante.
Os alunos do 8ºC demonstraram grande entusiasmo ao efectuarem a experiência.
Os resultados obtidos foram os melhores e agora que acabou a experiência do factor temperatura, venham mais!!!!!!!!!!! Pois é um divertimento aprender assim.


Andreia 8ºC

Experiência do ADN do kiwi.


As turmas de 9º ano (A, B e C) realizaram na aula de Ciências Naturais com a professora Cristina Caria, uma experiência cujo objectivo era observar o ADN do Kiwi . Cortámos um kiwi, triturámos, juntámos 100 ml de água, 10ml de detergente e 3g de sal. Por fim, fizemos o filtrado. Passado alguns minutos, deitámos álcool no filtrado e vimos o ADN do kiwi. Esta experiência decorreu bem e foi muito interessante. Achamos que mais experiências destas deveriam ser feitas ao longo do ano porque também se aprende muita coisa com as aulas práticas/laboratoriais.


Mariana Serra 9º B
Afonso Ramos 9ºB
Licença Creative Commons
O trabalho Blogue das Bibliotecas de Tortosendo foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Portugal.