26/01/2012

Painéis - Comemoração do Dia Mundial de luta contra a Sida


 A equipa do ESES (Educação para a Saúde e Educação Sexual) desafiou todas as turmas do agrupamento para decorarem o laço (símbolo da sida) dando asas à sua criatividade podendo por isso utilizar os mais diversos materiais...damos hoje conhecimento dos painéis que com eles foram criados e que se encontram nas paredes do pavilhão A da escola sede. 
Parabéns aos promotores da iniciativa e a todos os participantes!

20/01/2012

O Site CATALIVROS


Queremos dar-vos a conhecer  o site  Catalivros  !
É um site muito simpático e que existe porque é um Projecto da Gulbenkian/Casa da Leitura...Sinónimos e garantias de qualidade!
Recomendamos!
Vale a pena explorar o Salão Salamaleque, a Janela de Papel a Fala de Estar,O Cozinhório e Laboratinha, o Sotão da Livralhada e o Pátio dos Desatinos...
SABEMOS QUE VÃO ADORAR EXPLORAR ESTE SITE!!!

Para abrir o apetite aqui ficam 7 livros digitais para crianças e não só...


Afonso Cruz (texto e ilustração), Caminho (editora)

Um álbum com as contradições em que um rapaz pensa: se a tia gosta do pássaro, porque o prende? Porque é que o vizinho fica feliz ouvindo músicas tristes? Com apenas três cores (o vermelho, o preto e o branco) se ilustra este livro cheio de movimento, detalhes e brincadeiras para conhecer.

António Mota (texto), Rui Castro (ilustração), Gailivro (editora)

Num mundo de fantasia e cheio de humor acontecem situações improváveis, como um rapaz tomar banho num dedal, ajudar as formigas ou ir para a escola no bolso do casaco do pai. Entra nestas páginas como se fosses muito pequenino… e vê como seria.
Manuela Bacelar (texto e ilustração), Afrontamento (editora)

Imagina-te a viver numa aldeia no cimo de uma montanha. Um dia, essa montanha ganha vida e começa a mexer-se, a aldeia toda fica sem saber o que fazer, e quando dão por eles, já os aldeões estão a fazer uma viagem... Com esta história viajas, conheces uma aldeia diferente, encontras humor, e outras surpresas. Mas como é que vais? Será que é um dinossáurio (que mais parece uma montanha…) que te leva?

Clara Cunha (texto), Paulo Galindro (ilustração), Livros Horizonte (editora)

Imagina uma debandada de animais na selva, de lá para cá e de cá para lá. Começou por ser uma manada de hipopótamos, depois juntaram-se as zebras, entretanto chegaram os elefantes, a seguir as girafas e por fim os rinocerontes. Que estariam eles a fazer? Será que não podiam ficar parados no mesmo lugar? E porquê? Segue-os e descobre...

João Manuel Ribeiro (texto), Anabela Dias (ilustração), Trinta por uma linha (editora)

Poemas para ler a brincar, ou para brincalhar. Uns muito breves, outros muito palavrosos (o que é bom, pois ficas com mais palavras para brincar!); muitos falam de animais (cães, gatos, caracóis…) e outros há que se debruçam sobre coisas tão estranhas como espirrar. Os desenhos, onde um punhado de amoras se pode confundir com um rebanho de ovelhas, são muito ricos e vão ajudar-te a brincalhar para além das palavra.

Francisco Duarte Mangas (texto), Alain Corbel (ilustração), Caminho (editora)

Há uns anos, numa aldeia que «uma sebe de montes abraça», apareceu um ladrão de palavras. Ninguém nunca o viu, mas a verdade é que vagueava com um saco de linho (onde guardava o que roubava) e uma palhinha invisível que aproximava do silêncio para assim tirar aos habitantes da aldeia as suas melhores palavras. Os aldeões sofreram muito, pois perderam não só as palavras luminosas, como a imaginação, a coragem, a alegria e até o sol (metade da aldeia era agora assombrada por uma nuvem escura). Decidiram então unir-se, fazer muito barulho e assim afrontar o medo. Recuperaram as suas palavras perdidas, mas nunca encontraram o ladrão… Seria real?

Álvaro Magalhães (texto), José de Guimarães (ilustração), ASA (editora)

Esta história começa com o Miguel ainda na barriga da mãe, de onde demora a sair. Quando chegamos ao capítulo 2 já ele nasceu, o que não o deixa muito feliz, pois quer voltar para a barriga onde antes vivia, ou em alternativa ir para um sítio quente e fofo como ela (sugerem-lhe que vá até «não sei onde»). É por isso que começa uma grande busca para conseguir o que deseja, e até fala com certo poeta chamado Manuel (é que ele tem um poema sobre a sua filha Ana, que também não queria viver na terra…). Para o ajudar, o poeta aconselha-o a visitar a imaginação, e o Miguel passa a usá-la sempre que pode para visitar todos os sítios que inventa…

7 Portuguese digital (as well as printed!) books for children. Wonderful! Catalivros, a Gulbenkian Project, includes this and much more.

19/01/2012

"PAPEL POR ALIMENTOS"



CAMPANHA "PAPEL POR ALIMENTOS"

A turma do 5ºA e sua diretora de turma estão já a participar nesta campanha do Banco Alimentar!

 Vamos juntar-nos a eles?



A entrega do papel para a campanha PAPEL POR ALIMENTOS deverá ser feita no armazém do Banco Alimentar da Cova da Beira (Quinta da Alâmpada, Boidobra - perto da Rádio Clube da Covilhã), na 1ª, 2ª e 3ª semana de cada mês, nos seguintes horários:
- 2ª feira das 14 às 17 horas;
- 3ª feira das 9 às 11:30.

PAPEL RECOLHIDO: jornais/revistas; fotocópias; rascunhos; impressos 
(publicidade); envelopes; papel de fax; papeis timbrados; arquivos mortos.

PAPEL NÃO RECOLHIDO: cartão/papelão; papeis plastificados; papeis metalizados; papel vegetal; fotografias; fitas adesivas; copos/ pratos descartáveis.

7 de Fevereiro - Dia da Internet Segura



No dia 7 de fevereiro de 2012, comemora-se o Dia da Internet Segura. Para que este dia seja assinalado na comunidade escolar, convidamos todos os professores a dinamizarem atividades sobre as temáticas relacionadas com a Segurança na Internet.
Este ano o tema  é “Aproximar Gerações” e o slogan "descobrir o mundo digital em conjunto... com segurança!" pelo que se apela às escolas que desenvolvam atividades que abranjam o maior número possível de participantes de diferentes gerações, em interação... De qualquer forma uma vez mais divulgamos o site da Seguranet que disponibiliza um leque de materiais muito úteis e que podem ser sempre explorados em qualquer altura do ano e em qualquer área curricular.

17/01/2012

Sessão Escolar do Parlamento dos Jovens

Click to play this Smilebox newsletter
Create your own newsletter - Powered by Smilebox
Newsletter personalized with Smilebox

Não tenhas preguiça... traz rolhas de cortiça!

PROJETO DO ECO-ESCOLAS
PARTICIPA!




Sugestão de Leitura


O caderno de Maya
de Isabel Allende
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 360
Editor: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-04384-9
Idioma: Português

Um passado que a perseguia. Um futuro ainda por construir. E um caderno para escrever toda uma vida.
"Sou Maya Vidal, dezanove anos, sexo feminino, solteira, sem namorado por falta de oportunidade e não por esquisitice, nascida em Berkeley, Califórnia, com passaporte americano, temporariamente refugiada numa ilha no sul do mundo. Chamaram-me Maya porque a minha Nini adora a Índia e não ocorreu outro nome aos meus pais, embora tenham tido nove meses para pensar no assunto. Em hindi, Maya significa feitiço, ilusão, sonho, o que não tem nada a ver com o meu carácter. Átila teria sido mais apropriado, pois onde ponho o pé a erva não volta a crescer."


Os filhos da droga
Christiane F.
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 336
Editor: Bizâncio
ISBN: 9789725304815

Este testemunho impressionante tem tido um impacto imenso por todo o mundo desde que foi publicado pela primeira vez. O relato desta adolescente sensível e inteligente, que menos de dois anos após ter fumado o seu primeiro «charro» se prostitui depois das aulas para pagar a sua dose diária de heroína, e o pungente testemunho da sua mãe fazem de Os Filhos da Droga um livro sem paralelo. Estas páginas ensinam-nos muito, não apenas sobre a droga e o desespero, mas também sobre a deterioração do mundo de hoje.

10/01/2012

Fase Escola do CNL ...Já apurados os alunos para a Distrital






Decorreu hoje, pelas 10.30, a fase escola do Concurso Nacional de Leitura, com a participação de 99 alunos do 3º ciclo. Os alunos apurados para a fase distrital são: João Cleto e Bernardo Teixeira do 9º B e Tatiana Pires do 9ºA.
A Equipa da Biblioteca quer felicitar todos os participantes e agradecer a todos os professores envolvidos bem como a todos os que permitiram a participação dos alunos neste evento.
Parabéns aos selecionados... que aguardam agora o título das obras para a fase distrital!


04/01/2012

NIMBLE...O Futuro da Leitura e da Pesquisa?

Para iniciarmos este novo ano damos a connhecer o Nimble, um video de leitura explícita e realidade aumentada, casando livros em papel, conteúdos e recursos digitais.
Aqui, desde que exista banda larga,  a mesa de leitura "ganha asas e braços", abandonando o papel passivo de séculos nas práticas de leitura.
"Um dos lugares onde a tensão entre a busca e navegação é facilmente perceptível é a biblioteca."..Esta tecnologia permite para além do contato prazenteiro com os livros em papel experimentar já novas e avançadas tecnologias de leitura e pesquisa...desde bússolas digitais que nos permitem encontrar facilmente os livros, a " juntar e classificar notas e destaques dos livros que está a ler..."
Licença Creative Commons
O trabalho Blogue das Bibliotecas de Tortosendo foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Portugal.