26/03/2012

Atividades do PAA de abril...



Mais um Boletim do projeto "Quero Saber"



NO 3º PERÍODO...GYMNASCOLA!

QUEREMOS DIVULGAR  ESTE EXCELENTE PROJETO:
Caros membros da Comunidade Escolar do Agrupamento de Escolas de Tortosendo,
Atualmente está bem documentado que a prática regular e controlada de exercício físico representa um dos principais fatores de prevenção primária das doenças cardiovasculares e de muitos problemas de saúde que se podem manifestar futuramente. Efetivamente o exercício físico está fortemente aliado à saúde e acreditamos que a prevenção é o melhor remédio.
Neste contexto, ao longo do 3º Período a Escola EB2/3 de Tortosendo irá proporcionar a toda a comunidade escolar do Agrupamento (alunos, pais, professores e funcionários) um programa gratuito de exercício físico regular que tem como principal objetivo promover comportamentos saudáveis. Os exercícios serão monitorizados por um professor de Educação Física. É com grande satisfação que vos apresento o GYMNASCOLA (pff. ver cartaz em anexo).
Façam desta oportunidade o ponto de partida para mudar hábitos e comportamentos.
Venham experimentar !!!

Filipe Soares Ferreira
(Professor de Educação Física da Escola EB2/3 de Tortosendo)

22/03/2012

Atividade para Semana da Leitura..."Mil e uma razões para Ler..."

Salvador Dali
Propomos uma atividade comum a todos os ciclos do nosso agrupamento (alunos/professores/funcionários/encarregados de educação) denominada "Mil e uma razões para ler..." Os professores nas suas aulas da semana da leitura (de 23 a 27 de abril) fazem a recolha de frases curtas sobre este tema...
 Para ser mais fácil  fornecemos o início das frases "LER é..."/"Um Livro é..."(mas podem ser adaptadas)outra ideia que nos parece interessante é a de transformar ditados populares...(por exº " Não deixes para amanhã o livro que podes ler hoje").
Poderiam ser também feitas ilustrações (por isso nos inspiramos nestas maravilhosas de Dali) que tenham a ver com livros/leituras/Escritores célebres/ Bibliotecas... Essas frases/ilustrações seriam depois enviados para a biblioteca por mail até ao final de abril (as ilustrações podem ser fotografadas ou scaneadas ou entregues em formato papel) referindo os autores dos mesmos. 



Salvador Dali

CONTAMOS COM A VOSSA PARTICIPAÇÃO!

Dia da Informática


No dia 20 de março comemoramos o Dia da Informática com uma palestra, dinamizada pelos engenheiros Pedro Pereira e André Barbosa, subordinada ao tema “Apresentação sobre o processo de desenvolvimento de um jogo. Os vários papéis numa equipa de desenvolvimento. Demonstração de um Demo”. A atividade dirigiu-se essencialmente aos alunos dos 9º anos e 8ºD, assim como a todos os interessados. Os presentes tiveram um comportamento exemplar refletindo o seu entusiasmo sobre o tema apresentado. No final, os alunos tiveram a oportunidade de testar e detetar possíveis bugs no jogo apresentado.
Aqui fica o registo.

Concurso - Logotipo Clube de Ciências Naturais



Vídeos do Clube da VOZ - Dia da ÁGUA



Dia da Água!

In Livro dos Dias
Clube de Artes






















E numa altura em que ela é tão escassa...temos que a poupar!!!Aprende como...CLICA AQUI!

Na EB 2/3 a equipa do ESES (Educação para a Saúde, Educação Sexual) a Equipa das Bibliotecas, o Clube de Artes e o Clube da Voz uniram-se para chamar a atenção acerca da importância da água. Temos também a decorrer (até 6ª feira) uma exposição itinerante vinda do Instituto da Água...
































Começámos o dia com uma sessão para o 2º ciclo onde  demos a conhecer um magnifico projeto, cuja iniciativa, de dezembro de 2011, do SMAS  de Oeiras e Amadora, deu origem a um livro lindo com um CD maravilhoso que se intitula "Doce Gotinha, Uma Grande Viagem", texto de Inês Baptista, adaptado de uma história original de Isaque de Andrade com ilustrações de Nuno Beato. O CD  conta com a voz fantástica da cantora Maria João . Este livro chegou ao nosso conhecimento porque uma das músicas intervenientes na gravação do CD é filha de uma das professoras responsáveis pelo Clube da Voz.




Nesta sessão de sensibilização tivemos também a oportunidade de ouvir o Clube da Voz interpretar dois temas: o primeiro da autoria da Banda Zéthoven (do maestro Luís Cipriano) e o segundo com letra da autoria da turma 8ºD que respondeu ao desafio proposto pelo ESES de criar uma letra original sobre a água tendo por base uma música tradicional.


21/03/2012

Alargamento do prazo...


DIA 21 DE MARÇO...muitas comemorações!!!

TODOS SABEMOS QUE É UMA DATA MUITO ESPECIAL...NESTE DIA CELEBRAMOS, A FLORESTA E A ÁRVORE, A ENTRADA DA PRIMAVERA, A POESIA...

 MAS SABIA QUE, TAMBÉM SE CELEBRA O DIA INTERNACIONAL DA LUTA CONTRA O RACISMO? E O QUE É TAMBÉM O DIA INTERNACIONAL DO SÍNDROME DE DOWN?

    Pois é... "a cada dia 21 de Março, desde há 29 anos, é celebrado o Dia Internacional de Luta Contra o Racismo. Este dia Internacional foi criado 20 anos depois do massacre ocorrido em 1960, em Shaperville, quando 68 negros sul-africanos foram brutalmente assassinados, quando protestavam contra a chamada "Lei do Passe", que transformava os negros em estrangeiros dentro de seu próprio país: todo negro passaria a ser obrigado a mostrar um "passe" que, evidentemente, não seria obrigatório aos demais cidadãos sul-africanos."
inhttp://www.aceav.pt/blogs/ap9c/grupo1/racismo/Lists/Artigos/Post.aspx?ID=2




De acordo com a explicação encontrada na Wikipédia...
 
O Dia Internacional da Síndrome de Down foi proposto pela Down Syndrome International como o dia 21 de Março, porque esta data se escreve como 21/3 (ou 3-21), o que faz alusão à trissomia do 21 cromossoma.

Um" Viva" à Poesia e aos Poetas!!!

O Blogue do Clube de Leitores Vivos, da nossa biblioteca da escola sede,  está a celebrar o dia de hoje dando um relevo especial à Poesia ...aqui fica o link para o visitares mais rapidamente!
Acede aqui para saberes mais sobre as árvores na literatura...
As professoras de Francês vão dar a conhecer poemas e poetas franceses no 1º tempo da manhã de 6º feira. Está atento!

Árvore, cujo pomo, belo e brando,
natureza de leite e sangue pinta,
onde a pureza, de vergonha tinta,
está virgíneas faces imitando;

nunca da ira e do vento, que arrancando
os troncos vão, o teu injúria sinta;
nem por malícia de ar te seja extinta
a cor, que está teu fruito debuxando.

Que pois me emprestas doce e idóneo abrigo
a meu contentamento, e favoreces
com teu suave cheiro minha glória,

se não te celebrar como mereces,
cantando-te, sequer farei contigo
doce, nos casos tristes, a memória.

De Luís Vaz de Camões

Chegou a Primavera!!

In:" O Livro dos Dias"

Poema de José Jorge Letria

Poema de José Jorge Letria (clica nas imagens para leres melhor!!!)

14/03/2012

Página das Bibliotecas do jornal do Agrupamento


Lamentavelmente aconteceu um problema com a impressão da página do jornal dedicada às Bibliotecas...na versão impressa do jornal surgem só as imagens e desapareceu o texto/títulos da mesma.Para tentar colmatar este problema,aqui fica a imagem, com a versão original da mesma, que iremos desde já disponibilizar nos nossos blogues e no facebook .

Homenagem ao Mestre do Origami!

Hoje o Google presta homenagem, com mais um Doodle dedicado a Akira Yoshizawa (吉澤 章 Yoshizawa Akira - nascido a 14 de março de 1911 em Tochigi (栃木県), Japão.
Akira foi um grande mestre do origami!
Vê este vídeo e aprende a fazer um origami! 

06/03/2012

Celebrações da Semana da Leitura...a nível nacional!

Embora o nosso agrupamento tenha decidido, uma vez mais, comemorar esta semana durante o mês do livro...(vamos celebrar de 23 a 27 de abril) não podíamos deixar de lembrar que esta semana estão a celebrar a leitura centenas de escolas pelo nosso país fora! 
Que seja uma  semana muito feliz... recheada de maravilhosas leituras!!!

02/03/2012

Sugestão de Leitura - " O livro dos dias"

O livro dos Dias
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 40
Editor: Clube do Autor
ISBN: 9789898452979
Sinopse
Quase todos os dias há, no nosso calendário, datas para celebrar que têm significado nacional e internacional e que nos ajudam a ser melhores cidadãos. De forma poética, o autor escreve sobre o que representam esses dias e sobre o modo como eles nos podem tocar e mobilizar para causas e valores. Cada poema vale por si, mas o conjunto tem o valor de um olhar sobre as coisas que vale a pena lembrar, nas datas certas, e que podem tornar este mundo melhor.




Como este livro de poemas, do atual presidente da sociedade portuguesa de autores (SPA), José Jorge Letria, é dedicado a algumas efemérides ao longo do ano...vamos começar a publicar esses pequenos textos nesses dias especiais. O 1º será já dia 8 de Março!

Mais vale tarde que nunca...divulgação do Quadro de Mérito!

Pedimos desculpa mas só agora nos lembrámos que ainda não havíamos divulgado as alunas do quadro de mérito do 1º período. Parabéns!!!
Licença Creative Commons
O trabalho Blogue das Bibliotecas de Tortosendo foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Portugal.