10/06/2013

Texto de uma finalista de 9º ano...

De partida

    Como o tempo passa… Parece que ainda ontem estava a entrar para a primária e a pedir à minha mãe para voltar para o infantário e agora já estou a caminho do 10º ano.
     Vou para uma escola que não conheço, para a Covilhã, conhecer locais e pessoas novas. Parece que tudo é bom, e é … mas é que às vezes o tempo apanha-nos de surpresa e vemos que já temos 15 anos e que já não somos nenhumas crianças!
     Sempre pensei que quando esta altura chegasse estaria desejosa de largar esta escola e ir para outra. Mas não é bem assim! Só agora é que me apercebo dos bons momentos que cá passei, das pessoas e amigos fantásticos que conheci e tenho pena dos que vou deixar para trás. E os Professores que muitas vezes pensamos que são os maus da fita, quando nos “castigavam” e repreendiam, mas eles tinham essas atitudes para o nosso bem, para nos ensinar e para sermos mais corretos.
     Cinco anos que aqui passei e vejo o quanto nós amadurecemos!
     Apesar de estar desejosa de ir para outra escola e fazer novas amizades, vou ter muitas saudades de todos e vou ter sempre lembranças, para mais tarde recordar, do quão todos foram importantes e que todos contribuíram para a pessoa que sou hoje e serei no futuro.
     Também sei que, de certeza, nunca vou esquecer este último ano que foi um dos melhores pois, para além de criar uma banda, as T1M3, com as melhores amigas com as quais sei que posso sempre contar, tive a melhor turma de sempre, o 9ºB, onde todos os bons e maus momentos que passamos, nos ajudaram a crescer e a ficar mais unidos. É nesta turma que tenho uns amigos espetaculares e só quero que eles saibam que, a cima de tudo, os adoro a todos e que nunca os vou esquecer!

                                                           Mariana Baptista, 9ºB

Entrega de certificados e prémios - Peddy Paper de Francês

Visitem o Blogue da GALIAMANIA para verem as fotos da entrega de prémios e certificados do Peddy Paper de Françês!

04/06/2013

Sessão com escritor Bruno Gonçalves


Vão decorrer sessões, promovidas pelo projeto "Quero Saber+" do Coolabora, em parceria com as Bibliotecas do Agrupamento de Escolas do Tortosendo,  sobre a história do povo cigano com Bruno Gonçalves, a primeira será na quarta-feira, dia , às 21h horas no auditório da Junta de Freguesia.
Na manhã de 5ª feira serão feitas várias sessões na Escola do Largo da Feira e na EB 2/3 para as turmas do 5º ano.
A Junta de Freguesia comprou 30 livros para oferecer às crianças de etnia cigana que frequentam a escola.



Resumo Biográfico do Escritor:

Bruno Gonçalves, natural de Coimbra, de 37 anos faz parte de uma comunidade cigana   e  reside na Figueira da Foz.
É mediador sócio-cultural de formação há 14 anos, desde 2009 exerce funções no município de Coimbra.
De 2010 a 2012 foi Conselheiro da Comissão nacional para a Igualdade e Contra o Racismo.
É desde 2011 formador do Conselho da Europa na formação de Mediadores ciganos.
Autor do livro Infantil "A História do Ciganinho Chico".
Foi fundador e 1º Presidente da Direção da Associação Cigana de Coimbra e atualmente é Vice- presidente do Centro de Estudos Ciganos.
É desde 1998 membro da Direção do SOS Racismo. 

Concerto com a presença do nosso Clube da Voz


02/06/2013

Karaoke - Clube de Espanhol


Concurso de Espanhol



Intercâmbio



O Agrupamento de Escolas de Tortosendo participou no projeto transfronteiriço REALCE (Rede Educativa Alentejo-Centro-Extremadura), o projeto que se dirigiu aos alunos e professores de espanhol e português, ensino básico e secundário de Extremadura-Espanha e Centro e o Alentejo- Portugal, com o objetivo de promover a cultura e o ensino da língua portuguesa e espanhola. Permitiu fomentar o convívio de todos, professores e alunos através do intercâmbio entre as escolas participantes. A nossa escola participou com alguns alunos do 4º ano e do 8º ano. No dia 13 de março foi a vez dos alunos portugueses a deslocarem-se, a Navas del Madroño, à escola Nuestra Señora de O perto de Cáceres.
Participaram igualmente 15 alunos do 3º ciclo, do 8º ano, do Agrupamento de Escolas de Tortosendo, das turmas A, C e D (Inês Craveiro Gomes, Guilherme Duarte Pires, Maria Machado, Gonçalo Silva Rocha, Rita Vitória Abrantes, Maria Filomena Rodrigues, Márcia Eduarda Pontífice Reis, Rui Miguel Matos, Margarida Soares, Catarina Ruano, Joana Fernandes dos Santos, Ricardo Trindade, Leandro Gaudêncio, Guilherme Madeira, Pedro Bártolo).
Estes alunos receberam em suas casas alunos espanhóis da escola parceira IES Puerta de la Serena, de Villanueva, Badajoz, durante os dias 11, 12 e 13 de abril em regime de famílias de acolhimento. Durante a estadia, estes alunos e professores conheceram a nossa escola, participaram no peddy paper pela vila do Tortosendo e biblioteca da escola, visitaram o Museu dos Lanifícios da Covilhã e assistiram a um espectáculo com música, poesia e teatro da nossa cultura portuguesa. Agradeço a todas professoras e alunos que tornaram possível este evento, um bem-haja muito especial!
Nos dias 28, 29 e 30 os mesmos alunos foram a Villanueva de la Serena. Nestes dias, visitámos monumentos da região, museus e participámos em atividades desportivas e artísticas na escola.
O referido projeto encerrou no dia 24 de maio, em Castelo Branco, com a presença de todas as escolas envolvidas de ambos os países, com a apresentação e balanço dos trabalhos testemunharam todas as atividades realizadas.
Elogio todos os alunos que participaram no intercâmbio o bom comportamento, boa disposição, boa postura, boa educação, simpatia em todos os momentos, a cooperação e participação em todas as atividades. Agradeço, igualmente, à Ângela Amaral que sem a sua disponibilidade, vontade, empenho e ajuda não seria possível que este intercâmbio se realizasse com tanto sucesso e, ainda, aos nossos congéneres espanhóis que nos receberam muito bem dando-nos toda a atenção possível.
O intercâmbio permitiu uma vivência única tanto para os professores e alunos como para os pais de ambos os países. Os pais foram excecionais, que para além de ter acolhido de forma tão simpática todos os alunos, partilharam as suas casas e proporcionaram-lhes, bons momentos de convívio. Agradeço a todos os pais, a disponibilidade e atenção que sempre demonstraram. A experiência foi muito enriquecedora, os alunos, conviveram, praticaram ambos os idiomas, contactaram e provaram um pouco a cultura, a gastronomia e os costumes de Espanha. Foi pena que a estadia tivesse sido tão breve. Todos os alunos esperam que esta experiência se volte a repetir! Todas as oportunidades que possam surgir deste tipo serão certamente bem-vindas.
A Professora de espanhol e coordenadora do projeto REALCE,
Ana Gabriela Baptista



Visita de Estudo



No mês passado nos dias 4 e 5 os alunos do 9º A,B, C e D participaram na visita de estudo a Aveiro (Ílhavo), a Santiago de Compostela no Norte de Espanha e o Porto.
A visita foi bastante positiva pois atingiram-se todos os objetivos propostos. Os locais visitados foram a Fábrica de Porcelanas da Vista Alegre em Ílhavo, a Catedral de Santiago e o Museu de Comunicação e Transportes no Porto no âmbito das disciplinas de Espanhol, Geografia, Educação Visual, TIC, EMRC, Educação Tecnológica e História. Durante as houve a excelente ajuda dos simpáticos guias que explicaram tudo sobre os respetivos locais de forma clara e interessante. Ficámos hospedados no Hotel Monte de Gozo em Santiago de Compostela onde jantámos e pernoitámos. Elogio o comportamento e o sentido de responsabilidade de todos os alunos, principalmente nas respetivas visitas aos museus bem como a prestação dos mesmos nas atividades propostas. Para além da vertente educativa que a viagem proporcionou, realço, igualmente, o convívio saudável e a diversão que os alunos experimentaram, que jamais será esquecido.
Por fim, agradeço em especial, a inter-ajuda e companheirismo de todos os professores acompanhantes e as professoras estagiárias de espanhol.

                                                                           A professora de espanhol,
                                                                           Ana Gabriela Baptista


Arraial 2013...Contamos consigo!


Licença Creative Commons
O trabalho Blogue das Bibliotecas de Tortosendo foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Portugal.