21/11/2013

Igualdade de Género




As Bibliotecas Escolares do Tortosendo associam-se ao COOLABORA na chamada de atenção para um tema infelizmente ainda atual: " A Violência Contra as Mulheres"! 
Vamos, a partir do dia 25, "Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres", levar a cabo uma serie de iniciativas em parceria com o Coolabora, para debater esta problemática!
Uma das iniciativas é a abertura ao público, de 25 a 28 de novembro, da exposição " CARA METADE", que podem visitar AQUI virtualmente ou na sala de jogos da biblioteca da EB 2/3 do Tortosendo das 9h às 17H.
Uma outra iniciativa será a realização de sessões práticas, com 2 turmas da EB 2/3, dinamizadas pelos voluntários da UBICOOL, no dia 27 de novembro. Iremos também disponibilizar para os professores diversas histórias que permitem abordar a temática da igualdade de género!







14/11/2013

O resultado da atividade Logotipo Humano da Diabetes!

Atividade promovida pelo ESES, coordenado pelo professor Filipe Ferreira, possível com a colaboração de muitos alunos, professores e funcionários da EB 2/3 do Tortosendo!
Parabéns ao ESES!






As nossas sugestões de Leitura...requisitem-nas!

12/11/2013

Dia 14 de novembro...o ESES alerta para o Diabetes!

Dia 14 de novembro (quinta feira) a equipa do ESES vai comemorar o Dia Mundial da Diabetes e estão agendadas várias atividades, consulta o blogue para saberes mais...
Damos destaque à realização do logotipo humano da diabetes que acontecerá no intervalo das 10h10m... JUNTA-TE A NÓS!





07/11/2013

Parabéns Ondjaki!


"O escritor angolano Ondjaki, de 36 anos, com o romance "Os transparentes", é o vencedor do Prémio José Saramago 2013, no valor de 25.000 euros. A distinção foi anunciada hoje, no mesmo dia em que é publicado o seu novo livro, "Uma escuridão bonita", com ilustrações de António Jorge Gonçalves. É também o segundo galardão que o escritor recebe este ano, depois do Prémio Fundação Nacional do Livro Infantil"



Ler mais: Expresso

Vem à Biblioteca requisitar um destes livros do autor:



Sinopse:
Há espaços que são sempre nossos. E quem os habita, habita também em nós. Falamos da nossa rua, desse lugar que nos acompanha pela vida. A rua como espaço de descoberta, alegria, tristeza e amizade. 
Os da Minha Rua tem nas suas páginas tudo isso




Sinopse:

Ynari é uma menina com cinco tranças e muita vontade de conhecer outras aldeias.
Perto do rio, Ynari encontra um homem pequenino e descobre que a guerra também faz parte do mundo. Com a ajuda das suas cinco tranças, a menina vai mostrar que as crianças, com magia e ternura, podem mudar todas as aldeias e acabar com todas as guerras.
Numa viagem de sensibilidade e sabedoria, com estrelas e cores, é possível inventar ou destruir palavras. Brincando com os sentidos da vida e da paz, Ynari redescobre uma palavra antiga cheia de uma magia nova: «amizade»