02/04/2014

Dia Internacional do Livro Infantil



Esta data é celebrada por iniciativa do Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (IBBY), que em Portugal é representada pela Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil (APPLIJ).

O IBBY criou o Dia Internacional do Livro Infantil em 1967, para homenagear o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, (autor de algumas das histórias para crianças mais lidas em todo o mundo), cujo aniversário do nascimento é assinalado a 2 de abril.

Dia do Livro Infantil em Portugal

Todos os anos é divulgada pela IBBY uma mensagem de incentivo à leitura, da autoria de um escritor de nacionalidade diferente que é depois traduzida e divulgada nos países que integram o IBBY. O cartaz português é sempre da autoria do ilustrador vencedor do Prémio Nacional de Ilustração.





Assim este ano, a DGLAB convidou a ilustradora Ana Biscaia, vencedora do Prémio Nacional de Ilustração do ano passado, para ser a autora da imagem do cartaz. Tal como tem sido habitual, o cartaz impresso foi distribuído pelas Bibliotecas Municipais e por algumas livrarias de literatura infantil.
mensagem do IBBY internacional é este ano da responsabilidade da Irlanda. (possível tradução em português)




Atividades para o Dia do Livro Infantil
Existem inúmeros livros infantis de escritores nacionais e estrangeiros. Sophia de Mello Breyner Andresen, Hans Christian Andersen, Miguel Torga, José Saramago, Alice Vieira, Luis Sepúlveda, são alguns dos escritores de livros infantis.

Livros para o Dia Internacional do Livro Infantil


Para assinalar a data, deixamos aqui alguns ebooks infantis gratuitos:


O Soldadinho de Chumbo, de Hans Christian Andersen
Histórias e Contos Completos, de Hans Christian Andersen
Úrsula, a Maior, de Alice Vieira
Livro com cheiro a morango, de Alice Vieira
A Maior Flor do Mundo, de José Saramago
O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner Andresen
Bichos, de Miguel Torga

História de um gaivota e do gato que a ensinou a voar, de Luis Sepúlveda







Sem comentários:

Enviar um comentário