28/01/2011

Comemorações em memória das vítimas do Holocausto


Aqui fica o registo fotográfico das actividades de articulação, que decorreram ontem na EB 2/3 , com os grupos de História, Biblioteca e com o apoio do Clube de Artes e do Conselho Directivo.

Obrigada a todos os que contribuíram de uma forma directa ou indirecta para o sucesso destas actividades!

26/01/2011

Actividade Comemorativa para lembrar as Vítimas do Holocausto - 27 de Janeiro

PROGRAMA

As Bibliotecas do agrupamento em articulação com, os grupos de História, HGP e o atelier de Artes, vão assinalar esta data com as seguintes actividades:

- Logo pela manhã será desenhada no chão da escola, no pátio exterior debaixo do telheiro, a estrela de David e a data de 27 de Janeiro de 2011). A estrela de David (chamada de Escudo de David), é um símbolo real, um selo de realeza representativo do reinado de David. Quando as nações pagãs iam à guerra, muitas vezes pintavam figuras para inspirar medo aos adversários nos escudos dos seus próprios soldados (tais como dragões, cobras, etc.) No entanto, em Israel, o símbolo é o escudo de David. Com o tempo, este símbolo tornou-se símbolo da nação de Israel e do povo judeu, estando presente na própria bandeira de Israel. A estrela de David passou a ser usada como símbolo do povo judeu, encontrando-se em antigas sinagogas e túmulos judaicos, e sendo até mesmo escolhido pelos nazis, para ser obrigatoriamente usado pelos judeus sobre seu braço.)

- Serão distribuídas braçadeiras negras (para quem quiser) com a cruz de David (como acto simbólico para relembrar os Judeus que foram massacrados nesta data (Sob o lema "Judeu por um Dia...Solidários para sempre!")

- Das 14.45 às 17.10 decorrerá uma actividade na sala de convívio dos alunos preferencialmente para os 9ºs anos (cujo programa aborda esta data) se os professores que leccionam nesse dia e a essas horas assim o entenderem (Professores: Pedro Chorão, Helena Lindeza e José Vaz) bem como para as turmas que estariam em aulas com o professor Nuno Santos: 7ºE e 7ºB (no 7ºE: Prof. Fátima Ribeiro - 14.45; o 7ºB: Prof. Manuela Lopes às 14.45 e a Prof. Rosário às 15.40) - que constará do seguinte:

Nos primeiros 45 minutos (das 14.45 às 15.30): Intervenção por parte do professor de História que focará os principais factos que marcaram esta data; e de seguida uma breve intervenção da Professora Bibliotecária que dará a conhecer alguma bibliografia sobre este período histórico na Literatura e no Cinema.

Das 15.40 às 17.10 - Visionamento do filme " O Rapaz do Pijama às Riscas" (91 m. de duração).

25/01/2011

PARLAMENTO DOS JOVENS 2011



Este ano a sessão escolar do Parlamento dos Jovens , realizou-se ontem pelas 15 h do e teve a presença do Deputado do Fundão Carlos São Martinho ao qual muito agradecemos a simpatia com que nos visitou!
Aqui ficam algumas das fotos da sessão...Parabéns à coordenadora do projecto e a todos os alunos eleitos.

24/01/2011

HOLOCAUSTO

Em articulação com o Departamento de Ciências Humanas, Sociais, a BE assinala este ano o Dia do Holocausto (27 de Janeiro).

Para o efeito, a BE reforçou o seu fundo documental com o livro “ A Mala de Hana: uma história Real” e com o Filme “ O Rapaz do Pijama às Riscas” (do qual temos também o livro já desde o ano passado). VER AQUI TRAILER E SINOPSE DO FILME


No livro emocionante, “ A Mala de Hana" , o escritor, Kevin Levine, vai fazendo um paralelo entre o passado - a história da menina Hana - e a história de Fumiko - que mora em Tóquio, e anos depois do holocausto resolve fazer uma pesquisa... da pesquisa nasce uma exposição, da exposição nasce um elo entre a menina Hana, e um grupo de crianças de Tóquio... uma história surpreendente!


Aproveitamos também para divulgar, desde já, o testemunho de Jana Gofrit, no livro, em formato digital, «Queria voar como uma borboleta».

Este Mês a personalidade do Mês em destaque é Oskar Schindler, nascido em Zwittau-Brinnlitz, 28 de Abril de 1908 — Hildesheim, e falecido a 9 de Outubro de 1974. Este senhor foi um empresário alemão que ficou célebre por ter salvo 1.200 trabalhadores judeus do Holocausto, durante a Segunda Guerra Mundial.

No dia 27 de Janeiro será projectado à hora de almoço, na Biblioteca, o filme "O Rapaz do Pijama às Riscas". O mesmo estará também disponível para ser requisitado para a sala de aula bem como os filmes “O Pianista” e “ A Lista de Schindler”.

DANDO CONTA DE UMA ACTIVIDADE...

"Epifania - relembrada aos adultos"

O CLUBE DOS LEITORES VIVOS, da Biblioteca, e a TURMA DO 6ºC...
Levaram a cabo uma actividade de solidariedade intergeracional com o Centro de Dia e Apoio à Terceira Idade do Tortosendo, dia 7 de Janeiro em que participaram 12 alunos e a docente responsável Rogélia Proença...
AQUI FICAM UMAS FOTOS PARA RELEMBRAR ESSE DIA E ALGUNS TESTEMUNHOS ESCRITOS DE ALGUNS DOS ALUNOS QUE NELA PARTICIPARAM!



“ Como todos sabem, ontem celebrou-se o Dia de Reis por isso, nós ( a turma do 6º C da Escola EB 2/3 do Tortosendo), viemos partilhar com a geração mais antiga da nossa zona, uma mímica acompanhada, por poesia, sobre o presépio”, -Foi assim que o teatro “ Natal Vivo contado aos adultos” começou, apresentado por mim”.

(Rita Abrantes 6ºC)

“ Eu senti-me orgulhosa por ter posto um sorriso na cara de cada um deles, pois eu adorei”.

Celina Cruz, 6ºC

“ Foi bom participar em algo que ajudou os velhinhos a ter um dia melhor. Espero que como eu, eles também tenham gostado muito”.

Inês Craveiro Gomes, 6ºC

“Gostei muito desta actividade, porque fez-nos aprender fora da sala de aula e fomos alegrar os idosos, levando-lhes um pouco do espírito desta quadra”.

Maria Filomena Rodrigues, 6ºC

(… correu tudo bem todos gostaram da peça e a nossa professora Rogélia também propôs aos idosos do lar de 3º idade para nos fazerem uma peça para a Páscoa.”

João Vaz 6ºC

14/01/2011

NOVO BLOGUE ADICIONADO AO NOSSO...


Olá a todos!

O Grupo de Educação Física informa que foi criado um blogue relacionado com a vertente desportiva. É o blogue das notícias desportivas de excelência... as do nosso mundo! Aqui poderão encontrar informações actualizadas das actividades realizadas no AE Tortosendo, notícias desportivas relevantes e inclusive conteúdos teóricos importantes para a aprendizagem dos alunos.

Não se esqueçam de consultar o endereço www.aetortosendoforma.blogspot.com ou, em alternativa, utilizar a hiperligação presente neste blogue.

Mantenham-se em forma e informados!

VENCEDORES - 1ª FASE CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

05/01/2011

Receita de Ano Novo

Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo
até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?)


Não precisa
fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumidas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.


Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.

Carlos Drummond de Andrade