31/05/2012

Dia Mundial da Criança


E porque amanhã celebramos o dia da criança com uma grande festa, com cerca de 500 crianças,  para os meninos do 1ª ciclo e do pré escolar do nosso agrupamento aqui fica um belo poema para todos os outros...e porque no fundo todos temos uma criança "dentro" de nós!
In "Livro dos Dias" de José Jorge Letria


29/05/2012

25/05/2012

Peddy Paper de Francês


«Parabéns à equipa vencedora do Peddy-Paper : "Ler para descobrir: Le Français, c'est génial!" : "Dupla Nacionalidade", com 80,8%!
Parabéns também a todas as equipas participantes, pelo empenho e postura revelados!
A entrega de prémios (1º, 2º e 3º lugares) e certificados para todos os participantes, decorreu na Biblioteca Tortosendo, pelos alunos e professoras responsáveis.

Para mais informações consultem o Blogue:www.galiamania.blogspot.com, onde poderão ver a grelha com os resultados de todas as equipas e de todas as estações, ou o "Muro das Letras", na escola. Publicamos as fotos do evento no facebook da Biblioteca do Tortosendo.
Parabéns ainda à excelente colaboração de todos os alunos de Francês responsáveis pela organização das várias estações do Peddy-Paper. Vocês estiveram ainda melhor que no ano anterior e o vosso empenho foi extraordinário, como o provam as avaliações no blogue Gáliamania! :)
Esperamos poder continuar a contar convosco no próximo ano!
Esperamos por vocês nas aulas de sétimo ano!
Au revoir et ...à bientôt!!»

As professoras (colaboradoras da biblioteca)
Rogélia Proença e Benilde Fidalgo




23/05/2012

Concurso " SIM, VAMOS CRIAR UMA ÁRVORE"




Ao receber informação do concurso divulguei no nosso painel do Eco-Escolas e falei com os professores de artes, se estariam interessados em participar com os seus alunos. Os professores de artes dialogaram com os alunos e decidiram empenhar-se neste projeto. Posteriormente e juntamente com toda a comunidade escolar começaram a separar as embalagens tetrapack, nomeadamente os alunos de Ciências Naturais, como de 8º ano, que estudam a Sustentabilidade na Terra. Relembrou-se que estas embalagens eram as que colocávamos no ecoponto amarelo, mas deveriam ainda ter o símbolo FSC - que denota por parte da empresa a preocupação da utilização de madeira com origem numa floresta responsável (do ponto de vista da sustentabilidade).
Os professores de artes, juntamente com os alunos definiram a estratégia para construir a árvore, decidiram unir as embalagens com cola a quente. Iniciaram a tarefa pelo corte das embalagens. O processo de construção foi sendo registado fotograficamente pelos alunos e professores.
Finalmente expôs-se a árvore, junto à entrada do Pavilhão principal.

Professoras de Artes: Cristina Paula Rato e Graça Morão

Coordenadora do Projeto Eco-Escolas – Cristina Alves Pereira

Trabalhos da Semana da Leitura

21/05/2012

Rolhas que dão folhas...quase a terminar o prazo!

Está a terminar o prazo para a entrega das rolhas de cortiça...só mais um esforço...! 
Termina no início da próxima semana!

Agradecemos desde já a colaboração de todos ... pode ser uma ajuda para a realização do tão ambicionado furo!

Não tenhas preguiça...traz rolhas de cortiça!
 
Marina Calheiros


18/05/2012

17 de Maio - Dia Mundial da Reciclagem - RECICLOMANIA

No Dia Mundial da Reciclagem, a equipa das Bibliotecas do nosso agrupamento, promoveu a "RECICLOMANIA"!
Quisemos desta forma, falar sobre a importância da reciclagem, recorrendo à magia das histórias criadas pelo fantástico escritor/ilustrador Pedro Seromenho e que é já um amigo do nosso Agrupamento. Pedro Seromenho, autor das quatro lindíssimas histórias da colecção Reciclomania, convidou desta vez três ilustradores para fazerem as ilustrações das histórias "Felismina Cartolina", Chico Fantástico" e "O Palhaço Avaria"...o autor ilustrou a história "Maria Botelha". 
Foi sem dúvida uma atividade maravilhosa! Pedro Seromenho conseguiu um ano mais, encantar todos os que assistiram às duas sessões realizadas, uma na EB 2/3 e outra no auditório do Águias do Dominguiso !
A equipa das BE agradece, uma vez mais, a todos os professores, alunos, funcionários,  encarregados de educação e à direção, que participaram e tornaram assim possível a concretização desta atividade! Queremos, também aqui, deixar um agradecimento especial, à Coordenadora interconcelhia das Bibliotecas Escolares, Isabel Marques, que  para além de assistir à atividade, no dia do seu aniversário, nos acabou por ajudar muito na logística.




O resultado das ilustrações feitas nas duas sessões!







Para verem mais fotos... consultem o Facebook da Biblioteca!!! 

16/05/2012

Hoje Caminhámos...para ajudar!!

A partida da EB 2/3 do Tortosendo...
Ao longo do percurso...iriam juntar-se mais escolas e....
Estas são apenas algumas das imensas fotos que vos disponibilizamos no Facebook da Biblioteca. No álbum "Marcha Solidária"...Visitem-nos (biblioteca.tortosendo) e tornem-se nossos amigos!!!

outros elementos da comunidade...
Juntámos perto de 1000 pessoas a caminhar por uma causa!!! 


14/05/2012

Atividade do ESES - Ação - Educação Postural


Inserido no Programa de Atividades do Mês do Coração, quarta feira (dia 16 de maio pelas 14.30), a equipa de Educação Sexual e Educação para a Saúde do Agrupamento de Escolas de Tortosendo promove uma Ação de (In)formação sobre Educação Postural. Participe inscrevendo-se através do sitegymnascola@gmail.com. O GYMNASCOLA apoia esta iniciativa.
 
Obrigado pela atenção,
 
Gymnascola

11/05/2012

Atividades do Gymnascola



O GYMNASCOLA está a crescer. Desde a sua abertura, dia 10 de Abril, este Programa já conta com 25 participantes. Relembramos que um estilo de vida saudável resulta de vários comportamentos, nomeadamente a prática regular de exercício físico. A sua permanente e rápida conquista contribui para a melhoria do estado de saúde dos indivíduos e potencia mecanismos de realização/sucesso pessoais, económicos, sociais e culturais. O GYMNASCOLA é parte dessa solução. Não desperdice esta oportunidade! Basta aparecer de segunda a sexta-feira (exceto feriados) pelas 17.15 horas na Escola EB2/3 de Tortosendo. O Programa tem a duração de 30 minutos, é gratuito, exclusivo a toda a comunidade escolar do Agrupamento de Escolas de Tortosendo (alunos, pais, auxiliares de educação e professores) e é devidamente orientado por um professor de Educação Física. Para mais informações consulte o site http://www.wix.com/lipesf/gymnascola ou contacte-nos através do email gymnascola@gmail.com.
O professor  Filipe  Ferreira

09/05/2012

Corrida (Marcha) Solidária - 16 de maio

CONVITE 

Na próxima quarta-feira, dia 16 de maio, pelas 10H30, vai realizar-se a III Corrida Solidária, pelas ruas da nossa Vila. Trata-se de uma marcha de solidariedade a favor dos MÉDICOS DO MUNDO e destina-se a angariar verbas para apoiar os jovens de S. Tomé e Príncipe e a população idosa de Portugal. Todos os alunos, professores e funcionários que integrarem a marcha doarão 1 Euro para esta causa. Assim, vimos CONVIDAR TODA A POPULAÇÃO a participar nesta Marcha, DOANDO 1 EURO (ou mais) para esta iniciativa. A saída é frente ao UNIDOS e irá ao Calvário, Avenida Viriato, Cabeço e regresso à Escola EB 2/3 de Tortosendo. 
O Diretor

Comentários às ilustrações...Semana da Leitura!

04/05/2012

Alterar provérbios...adaptar ao livro e à Leitura!


Trabalho proposto pela Biblioteca Escolar no âmbito da Semana da Leitura...da autoria da turma 8ºD!!!


- Livro não mata a fome mas dá prazer.
- As palavras voam a escrita fica.
- Quem vê capas não vê histórias.
Fonte da imagem
- Livro a livro, ficamos com mais saber.
- Filho de leitor será professor.
- Palavra a palavra de faz um livro.
- Livro de rico não quer poeira.
- Quem muitos livros ler, mais irá aprender.
- Quem lê livros, colhe conhecimentos.
- Cada um lê bem ou mal conforme os livros que tem.
- Quem tem livros e não os lê, mas burro é.
- As capas dos livros iludem.
- Quem anda de livro aberto, não é burro mas é esperto.
- As palavras são como as cerejas, vêm umas atrás das outras.
- Antes ler que “emburrecer”.
- Quem livros em casa tiver, pode contar histórias à mulher.
- Casa onde entram livros, há mais juízo.
- Cada livro no seu lugar.
- Mais vale um livro na mão do que dois arrumados.
- Todos os caminhos vão dar à leitura.
- Qualquer livro é bom conselheiro.
- Os bons livros fazem sonhar.
- A um bom amigo, recomendar um livro.

VENCEDORES DO BIBLIOPAPER


Atividades em destaque - maio




02/05/2012

Apenas um "cheirinho" da Semana da Leitura





Ainda nos foi impossível trabalhar todas as imagens da nossa Semana da Leitura...prometemos publicá-las assim que possível! Queríamos agradecer desde já a todos os que fizeram possível a celebração desta semana!!!