19/04/2017

Começaram as Comemorações...Dia do Livro 2017

Hoje iniciámos as celebrações do Dia do Livro com uma atividade proposta, para os 6ºs anos,  e dinamizada pela professora de Espanhol Ana Gabriela...
A professora Ana Gabriela, com a colaboração da professora Bibliotecária, e das professoras presentes, fizeram uma apresentação onde se falou na ligação entre o dia do livro, Miguel de Cervantes e William Shakespeare… os alunos souberam que estes dois grandes escritores deram origem à celebração, partir de 1996, do dia internacional do livro.
Os alunos de 6º ano, que estiveram nesta quarta-feira, no auditório assistiram a um book trailer, desenhos animados sobre a “Aventura de los Molinos” de D. Quixote e ouviram falar sobre a origem do dia do livro na cultura espanhola e no mundo.
Ficaram também a saber sobre a tradição catalã da troca de uma rosa por um livro.
No final aos alunos de 6º ano foram motivados para participarem num concurso de marcadores alusivos ao dia do livro.

A exposição de imagens alusivas ao livro, a Cervantes (mais concretamente a D. Quixote) e a Shakespeare será montada na sexta dia 21 de abril e ficará exposta até ao final da semana que vem.

02/04/2017

Desafio Manequim





Divulgamos hoje, Dia Mundial da Consciencialização do Austismo, o nosso vídeo do Desafio Manequim, que realizámos na EB 2/3 do Tortosendo como forma de chgamar a atenção para este transtorno que também afeta algumas crianças do nosso agrupamento.

"A partir do último Manual de Saúde Mental – DSM-5, que é um guia de classificação diagnóstica, o Autismo e todos os distúrbios, incluindo o transtorno autista, transtorno desintegrativo da infância, transtorno generalizado do desenvolvimento não-especificado (PDD-NOS) e Síndrome de Asperger, fundiram-se em um único diagnóstico chamado Transtornos do Espectro Autista – TEA.

O TEA é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento. Esses distúrbios se caracterizam pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos. Embora todas as pessoas com TEA partilhem essas dificuldades, o seu estado irá afetá-las com intensidades diferentes. Assim, essas diferenças podem existir desde o nascimento e serem óbvias para todos; ou podem ser mais sutis e tornarem-se mais visíveis ao longo do desenvolvimento."

Fonte: http://autismoerealidade.org/informe-se/sobre-o-autismo/o-que-e-autismo/