30/05/2023

22 de maio - Dia Internacional da Diversidade Biológica

 

Dia Internacional da Diversidade Biológica

 

O Dia Internacional da Diversidade Biológica celebra-se anualmente a 22 de maio e baseia-se na Convenção sobre a Biodiversidade aprovada na Cimeira da Terra (Rio de Janeiro, 1992).

O objetivo é promover o desenvolvimento sustentável e a concretização dos princípios contidos no novo quadro global da biodiversidade, de modo a construir um futuro melhor em harmonia com a natureza e continuar os esforços para recuperar os ecossistemas naturais.

O Dia Internacional da Diversidade Biológica foi proclamado na Resolução 55/201 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas, a 20 de dezembro de 2000.


José Fernandes 7ºCT 


22 de maio - Dia do Autor Português

 

                 

               22 de maio — Dia do Autor Português


    O Dia do Autor Português é assinalado a 22 de maio desde 1982. Esta data foi instituída pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), numa iniciativa do maestro Nóbrega e Sousa. Este dia coincide com o aniversário da SPA, parceira corporativa da INCM, que tem por missão gerir os direitos de autor bem como representar todos os autores portugueses (também os seus sucessores e cessionários) das áreas literárias e artísticas que nela estejam inscritos.

Atualmente a SPA conta com cerca de 25 mil inscritos.


AUTORES PORTUGUESES FAMOSOS

  • Luís de Camões, Alice Vieira, Almeida Garrett
  • Fernando Pessoa, Gil Vicente, Rui Veloso, José Saramago
  • Sophia de Mello B. Andresen, Sérgio Godinho, Fernando Pessoa
  • Almeida Garrett, Eça de Queirós, Amadeo de Souza-Cardo

José Fernandes 7ºCT



21 de maio - Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento

 


Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento | 21 de maio


    A 21 maio 2022 comemora-se o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, uma iniciativa que celebra não só a riqueza das culturas mundiais, mas também o papel essencial do diálogo intercultural para alcançar a paz e o desenvolvimento sustentável.



José Fernandes 7ºCT


18 de maio -dia dos Museus

 


“O Dia Internacional dos Museus celebra-se no dia 18 maio 2023 e o International Council of Museums (ICOM) já divulgou o tema da próxima edição: "Museus, Sustentabilidade e Bem-estar".

Os museus têm o poder de transformar o mundo à nossa volta. Como lugares de descoberta, mostram-nos o passado e abrem as nossas mentes para novas ideias, dois passos essenciais para construir um futuro melhor. Os museus são fundamentais para o bem-estar e o desenvolvimento sustentável das nossas comunidades e existem muitas maneiras pelas quais podem contribuir para uma sociedade melhor e mais equilibrada: desde apoiar a ação climática e promover a inclusão, até combater o isolamento social e melhorar a saúde mental.

Os Museus são ativos importantes para o bem-estar e desenvolvimento sustentável, constituindo-se como parceiros estratégicos para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, através das suas múltiplas atividades.”

“OS 5 MELHORES MUSEUS EM PORTUGAL CONFIRA AGORA O NOSSO TOP 5 MELHORES MUSEUS SITUADOS EM PORTUGAL:

1 – MUSEU NACIONAL DOS COCHES

Um dos mais visitados museus do país está localizado em Lisboa, a capital portuguesa. Ele foi inaugurado em 1905 pela Rainha D. Maria Amélia de Orleães e Bragança. Esse museu tem a coleção de coches e carruagens reais do século 16 ao século 19 mais importante de todo o mundo.

2 – MUSEU DOS DESCOBRIMENTOS

Se você quer conhecer mais sobre a viagem da descoberta dos novos mundos dos navegadores portugueses, o seu lugar é no Museu dos Descobrimentos. Com um espaço bastante interativo, o ambiente retrata a história do período áureo português. Está situado em Belmonte, na principal rua da vila de Portugal – na Rua Pedro Álvares Cabral.

3 – MUSEU COLEÇÃO BERARDO

Com diversas coleções permanentes e temporárias, o museu foi inaugurado em 2007 e é o espaço ideal para quem quer desfrutar das artes moderna e contemporânea. Encontra-se na capital portuguesa, e as suas coleções de obras são de grande importância na arte contemporânea a nível mundial.

4 – MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA

Inaugurado em 18884, o Museu Nacional de Arte Antiga tem a maior coleção de arte pública de Portugal. Lá, você encontra diversas pinturas, esculturas e artes decorativas originárias de toda a Europa - além de obras do período da Idade Média até o século 19, e o maior número de obras nomeadas de tesouros nacionais.

5 – MUSEU NACIONAL MACHADO DE CASTRO

Localizado dentro de um antigo palácio episcopal – ou seja, pertencente ao bispo –, em Coimbra, é um dos museus mais importantes de Belas-Artes do país. Seu nome – Museu Nacional Machado de Castro – é em homenagem a um dos maiores representantes da escultura portuguesa, o Machado de Castro. Diversas peças de arqueologia, mobiliária, escultura, joalheria e pintura compõem a suas coleções.





Rede Portuguesa de Museus

A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus. “

A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 165 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.

Inquestionável símbolo de qualidade, de profissionalismo e de rigor na prática museológica, a Rede Portuguesa de Museus promove a valorização de cada museu que a integra e, simultaneamente, sustenta a sua força estratégica no conjunto dos museus que a constituem.

O reforço da RPM e a garantia da oferta de serviços qualificados que vão ao encontro da procura do público, concorrem para uma crescente importância dos museus enquanto agentes facilitadores da mudança social e catalisadores do desenvolvimento cultural, económico e social do país.

 

David Cunha Fernandes

7ºCT