23/05/2018

Enfantastique!


Workshop de Cinema



O workshop será realizado no dia 25 de maio, dividido em 2 partes. Da parte da manhã os formadores, que serão todos eles antigos alunos da UBI, vão falar um pouco sobre eles, sobre o seu cargo, sobre o que estão a fazer, antigos projetos, futuros projetos, ambições e falar também um pouco sobre o material que fazem e como o utilizam. Da parte da tarde será uma parte mais prática em que os alunos poderão mexer no material e eles mesmos preencherem os cargos de Diretor de Fotografia, Diretor de Som e Realizador, tendo a instrução dos formadores e terão a oportunidade de gravar um pequeno sketch ou uma cena (este processo possivelmente vai ser feito várias vezes de forma a que todos ocupem os cargos todos).

Dois dos formadores convidados são:
Rafael Almeida para a área da Realização, ele realizou a curta-metragem "O que é feito dos dias na Cave", uma curta-metragem que percorreu imensos festivais de cinema e ganhou vários prémios. O seu ultimo trabalho é a curta-metragem "Descobrindo a Variável Perfeita" que estreou à pouco na RTP2 e agora está em vários festivais. Criou uma produtora em Figueiró dos Vinhos, ArteiManha, onde realiza várias das curtas.

Vasco Silva para a área de Som, já conta com um longo histórico de projetos em que participou, fez o som da última curta-metragem do Rafael Almeida "Descobrindo a Variável Perfeita", trabalhou nas curtas-metragens "RenovarE" e "X", tendo sido estes os projetos do final da sua licenciatura, estando agora a tirar uma especialização de Som II na World Academy.

21/05/2018

Campeãs Nacionais em Basquetebol

A EB de Tortosendo, depois de vencer a fase distrital e a fase regional, do Basquetebol 3x3, ficou apurada para a fase final nacional que decorreu no passado dia 17 de Maio. Aí a equipa representada pelas alunas Diana Droguete, Helena Carvaho, Sofia Esteves e Sofia Jerónimo, soube ultrapassar todas as equipas com que se cruzou, consagrando-se campeã Nacional do Basquetebol 3x3 no escalão de Iniciados Femininos.











17/05/2018

Exposição sobre Biodiversidade na Serra da Estrela

VISITA A EXPOSIÇÃO NO PISO ZERO DO PAVILHÃO A

Dia Internacional da Luz

Mensagem da Diretora-Geral da UNESCO
por ocasião do
Dia Internacional da Luz
16 de maio de 2018
Neste primeiro Dia Internacional da Luz celebramos o papel que a luz desempenha na vida dos cidadãos do mundo. Tendo como base o sucesso do Ano Internacional da Luz (2015), esta iniciativa mundial será o mote para continuarmos a celebrar, todos os anos, a luz e o seu papel na ciência, na cultura e nas artes, na educação e no desenvolvimento sustentável. Dos raios gama às ondas de rádio, o espectro de luz é fonte de conhecimento, do infinitamente distante ao mais próximo, desde a origem do universo às tecnologias que moldaram a nossa sociedade, em áreas tão diversas como a medicina, a agricultura, a energia e a ótica para a proteção do património cultural. A luz tem tido um impacto bastante significativo nas artes visuais e performativas, na literatura e no pensamento. O estudo da relação entre a luz e a cultura fornece informações valiosas sobre as interações entre a ciência, a arte e a humanidade, assim como permite melhor compreender e apreciar a nossa herança cultural. O estudo da luz pode inspirar os jovens orientarem os seus estudos para áreas científicas e promover o espírito empreendedor. A luz também pode contribuir para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável. O acesso à luz e às infraestruturas do setor da energia pode melhorar a qualidade de vida no mundo em desenvolvimento, enquanto a fibra conecta os cidadãos de todo o mundo, através da Internet. Estas redes contribuem também para a responsabilização em matéria de paz, de justiça e de reforço das instituições judiciais.
A UNESCO orgulha-se de continuar a fortalecer a sua colaboração com a comunidade científica internacional através de um tema tão importante como a luz e a integração deste novo dia internacional no calendário das celebrações da UNESCO vai dar-nos a oportunidade para continuarmos a fazê-lo todos os anos. Juntos, iluminemos o mundo todos os anos a 16 de maio!
Audrey Azoulay

03/05/2018

Sessão - Apresentação do livro "Memórias de um Neto"

António Moncada S. Mendes é licenciado em Ciências Políticas e possui um mestrado em Estudos Russos (Teatro) obtido na Universidade de Montreal, Canadá. Com o seu primo Álvaro Alpoim de Sousa Mendes, dedicou-se à difusão da memória do seu avô no início dos anos 90 e em 2000 aceitou o convite deste primo para criarem a Fundação Aristides de Sousa Mendes.